logosrn topo

Webmail Município de Sernancelhe

Pesquisa

ESCURQUELA INAUGUROU ROTUNDA DE SÃO DOMINGOS, REQUALIFICAÇÃO DA SEDE DA JUNTA E O CENTRO CULTURAL E RECREATIVO “OFICINA DA TERRA”

O dia 17 de setembro foi de festa na freguesia de Escurquela. Três obras de grande importância para aquela comunidade foram inauguradas e representam melhorias no urbanismo, no atendimento e acompanhamento dos escurquelenses e no reforço da atividade cultural e recreativa junto da população. João Gonçalves, Presidente do Município de Carrazeda de Ansiães, foi convidado para inaugurar as obras, cumprindo-se a máxima de Carlos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe e da CIMDOURO, de chamar para as inaugurações os autarcas da região que trabalham para o território.

Num dia marcado pela chuva, as inaugurações foram necessariamente céleres. Ao som da Banda Musical de Riodades, São João da Pesqueira, os convidados concentraram-se junto à Rotunda de São Domingos, onde a placa desta obra foi descerrada simbolicamente. É que a rotunda é a porta de entrada no Concelho de Sernancelhe para quem vem do Douro e, por isso, uma escultura alusiva à oliveira dá as boas vindas ao nosso Concelho e a Escurquela, também terra de azeite e onde o Vale do Távora revela-se como local fértil também para a vinha e maçã.

O momento seguinte decorreu na antiga escola primária da aldeia. Encerrada desde 2006, quando ficaram inativas as escolas do Concelho por força do Reordenamento da Rede Escolar, reabriu agora com a função de Oficina da Terra, um espaço de promoção cultural e recreativa de Escurquela que tem, entre outras missões, a recuperação da mercearia tradicional e o acolhimento às gentes da freguesia.

Benzida pelo padre Abel Pires, a Oficina da Terra encheu-se para ouvir José Manuel Oliveira, o representante de Escurquela, falar de um dia histórico e muito importante porque este espaço dará mais vida à aldeia, será um ponto de encontro de todos os habitantes e permitiu requalificar o património da antiga escola.

Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, elogiou Escurquela pela vontade em requalificar o imóvel e a Associação de Melhoramentos por assumir a gestão do mesmo e garantir que será um local de dinamismo e de valorização das gentes de Escurquela.

Agradeceu ainda ao colega João Gonçalves, Presidente do Município de Carrazeda de Ansiães, pela disponibilidade para se associar a este momento, e lembrou que a identidade dos territórios mantém-se com empenho de todos e com a aposta em obras que são úteis e de que todos podem usufruir.

Por seu turno, o Presidente do Município de Carrazeda de Ansiães mostrou-se honrado pelo convite e por associar o seu nome e o município que representa à Oficina da Terra de Escurquela. Fez votos de que seja um centro de promoção de Escurquela e do Concelho, um espaço de valorização dos produtos locais e um local onde as gentes se encontrem, confraternizem e se sintam felizes.

Por fim, e subindo a aldeia, foi descerrada a placa de inauguração da requalificação da sede da Junta de Freguesia. No interior são visíveis os melhoramentos ao nível da iluminação, revestimento, acústica e redefinição do espaço. A tarde terminou com um convívio popular.

Proteção Civil Sernancelhe

gtf