Sernancelhe, o concelho onde o desporto marca!

 

Disperso por mais de 220 quilómetros quadrados, o Concelho de Sernancelhe é um território marcado pela serra e pelo rio. Os montes da Lapa e da Zebreira desenham a paisagem, que se complementa de forma natural com a mansidão das águas do Rio Távora a correr para norte.

 

Com tamanha dispersão territorial, a que não é alheia a baixa densidade populacional, são 17 as freguesias do Concelho. Com realidades distintas e percursos identitários próprios, as comunidades partilham de enorme atitude cultural e recreativa, sendo várias e muito dinâmicas as associações do Concelho.

 

E se as associações ganharam, regra geral, uma vertente mais cultural e etnográfica, é um facto que há exemplos de associações cuja missão principal é o desporto, nomeadamente ao futebol, pesca, caça, ciclismo, entre outros. Os jogos tradicionais, por exemplo, tornaram-se específicos de algumas localidades, realizando-se ainda o jogo da malha, o pino e a caixola.

 

E se nas nossas aldeias já não se pratica com regularidade o futebol de 11, quase todas as freguesias e algumas localidades do Concelho de Sernancelhe dispõem de polidesportivos onde é possível jogar futebol, ténis e andebol. São espaços polivalentes, bem enquadrados no conjunto edificado das aldeias e que se tornaram locais de utilização corrente por parte da população.

 

O esforço municipal em apostar na prática desportiva é entendida como um investimento na saúde dos munícipes, no bem-estar e na qualidade de vida da população. Por isso, e enquanto os desportos náuticos não ganham a projecção que o Município pretende (o investimento já está a acontecer no Rio Távora), em Sernancelhe há uma aposta clara nos desportos de natureza (pedestrianismo, btt, etc), nas modalidades da Piscina Municipal, no futebol enquanto modalidade de equipa complementar à formação das crianças e jovens, nos torneios de futsal, nos torneios de ténis e nas mais diversas modalidades, tirando proveito dos excelentes equipamentos que o Município disponibiliza a todos os munícipes e a quem nos visita.

 


actividades_desportivas

 

 

Clique para ver mais

images/stories/desporto/actividades_desportivas

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca