Sernancelhe e Jacou unidos há 15 anos

 

Pertencente à região de l’Hérault, Jacou é uma vila localizada no Sul de França. Fica perto de Montpellier e conta com aproximadamente 5 habitantes.

O processo de geminação que uniu Sernancelhe e Jacou surgiu na sequência do interesse demonstrado pelos dois municípios ao Conselho das Regiões Europeias e à Associação Nacional de Municípios Portugueses, em encontrar parceiros para trocar experiências capazes de acrescentar uma mais valia a cada um deles.

A ata evocativa da geminação entre Sernancelhe e Jacou foi assinada a 25 de Setembro de 1999 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Sernancelhe.

Desde 1999, ambas as comunidades têm estreitado laços e periodicamente trocam experiências e momentos culturais. Jacou é também uma região com muitos emigrantes, onde o apelo por Portugal se mantém forte. Daí que, pelo menos uma vez por ano, os dois Municípios se encontrem e cumpram o assumido com a Geminação.

 logosrn topo

 

jacou

 

A História de uma Geminação

No decurso do ano de 1997: Os Municípios de Jacou e Sernancelhe manifestaram junto do Conselho das Regiões Europeias e da Associação Nacional de Municípios Portugueses o interesse em encontrar parceiros para trocar experiências capazes de acrescentar uma mais-valia a cada um deles.

Agosto de 1998: Visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Jacou, Mr. Jean Marcel Castet e esposa ao concelho de Sernancelhe.jacou_2

 

Outubro / Novembro de 1998: Coube ao escultor, Xico Lucena, natural do concelho de Sernancelhe, realizar em Jacou e em Sernancelhe uma escultura que simbolizasse a união entre os dois Municípios.

De 13 a 16 de Maio de 1999: Pela primeira vez, uma comitiva representativa das forças vivas do concelho de Sernancelhe deslocou-se a Jacou no âmbito da geminação. O grupo constituído por elementos do Rancho Folclórico de Sernancelhe, equipa de andebol de Sernancelhe, Presidentes de Junta de Freguesia, Presidente da Câmara Municipal e Assembleia Municipal e alguns empresários do concelho descobriram Jacou, Montpellier e o litoral. A 16 de Maio foi inaugurada em Jacou a rotunda de Sernancelhe embelezada com a escultura do nosso conterrâneo Xico Lucena.

De 22 a 26 de Setembro de 1999: 51 Munícipes de Jacou foram recebidos em Sernancelhe. A 25 de Setembro, procedeu-se à inauguração da “Rua de Jacou”, igualmente embelezada com a escultura de Xico Lucena, e assinou-se a acta evocativa do processo de geminação, uma data que permanecerá na história dos dois concelhos envolvidos Sernancelhe / Jacou.

De 13 a 16 de Julho de 2000: Uma delegação de Sernancelhe participou nas comemorações do 14 de jacou_3Julho em Jacou.

De 13 a 17 de Setembro de 2000: Uma comitiva de Jacou, constituída pelos casais Maurice e Marie Moulin, Presidente do Comité de Geminação naquele período, e Antoinette e Jacques Arléry, Vice-Presidente do mesmo Comité, deslocou-se a Sernancelhe no âmbito do 2º Concurso Internacional de Guitarra Clássica.

De 31 de Março a 6 de Abril de 2001: Deslocou-se ao concelho de Sernancelhe o Coro de Jacou, um grupo de 64 pessoas que descobriu a região tomando contacto com o que Sernancelhe tem de mais valioso e característico. Durante a sua estadia, o Coro de jacou_4Jacou actuou no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e nos Centros Sociais de Lamosa e Ferreirim, e que reuniram residentes das freguesias do concelho, muitos deles utentes dos respectivos Centros Sociais.

De 12 a 16 de Abril de 2001: 12 jovens naturais do Concelho de Sernancelhe e com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos participaram no Encontro Internacional de Andebol realizado em Jacou.

Abril de 2002: A convite do Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, as delegações de Jacou e de Sernancelhe encontraram-se em Valence (França) no âmbito da sua 46ª Feira em que Portugal foi o país convidado de honra. Neste certame, mereceu um particular destaque a região do Vale do Douro.

De 7 a 9 de Julho de 2003: Foi no âmbito de uma viagem de estudo com destino a Jacou que um grupo de alunos dos 7º, 8º e 9º anos da Escola EB 2/3 Padre João Rodrigues, bem como estudantes da Escola Profissional de Sernancelhe participaram no primeiro encontro entre jovens de Sernancelhe e Jacou. Uma iniciativa que proporcionou aos 40 jovens naturais do nosso concelho a possibilidade de conhecerem melhor a nossa vila gémea, aprofundando os conhecimentos linguísticos e desenvolvendo o espírito de conhecimento mútuo.

1 e 2 de Julho de 2005: A descoberta de Portugal e das culturas lusófonas foi o tema do encontro promovido pela Câmara Municipal de Jacou para homenagear o nosso país e em particular o Concelho de Sernancelhe. Para o efeito, a Câmara Municipal de Jacou convidou o nosso concelho, representado pelo Rancho Folclórico de Sernancelhe, a tomar parte nesta iniciativa cujo principal objectivo consistiu em continuar a promover a troca de experiências culturais e reforçar laços de amizade.

 Janeiro de 2006: O Presidente do Comité de Geminação de Jacou, Mr. Maurice Moulin, apresentou à Câmara Municipal de Sernancelhe uma iniciativa que consistiu na realização de uma conferência dirigida às turmas de francês (todos os níveis) da Escola Profissional de Sernancelhe. Neste sentido, dois professores de nacionalidade francesa, reformados, agregados de francês/ latim/ grego apresentaram no Auditório Municipal de Sernancelhe a referida conferência em francês que teve como tema principal um dos aspectos mais característicos da região de l’Hérault, onde se insere Jacou, nomeadamente a “Camargue”.

A iniciativa permitiu à centena de estudantes de francês da Escola Profissional de Sernancelhe que tomou parte nesta iniciativa, aprofundar os conhecimentos relativos à aprendizagem da língua francesa, além de lhes ter dado a conhecer a região da “Camargue”.

De 17 a 26 de Julho de 2006: Quinze jovens da Vila de Jacou visitaram o Concelho de Sernancelhe no âmbito de um intercâmbio cultural desenvolvido com 11 alunos da Escola Profissional de Sernancelhe, estudantes de francês. O intercâmbio concretizou-se porque ambas as regiões têm-se empenhado em cimentar as trocas culturais entre Portugal e França tendo, ao longo dos anos, organizado vários encontros tanto em Jacou como em Sernancelhe.

A Câmara Municipal de Sernancelhe, em colaboração com a ESPROSER, preparou um programa para os jovens franceses, do qual se destacaram sessões de iniciação à língua portuguesa, visitas guiadas pelo concelho, sessões de cinema francês e português, entre outras actividades.

De 17 a 25 de Fevereiro de 2007: A fim de se dar continuidade ao intercâmbio cultural entre os jovens dos dois Municípios, foi a vez de Jacou receber os jovens da Escola Profissional de Sernancelhe. Com este encontro, pretendeu-se que os alunos da ESPROSER conhecessem IN LOCO o património natural e cultural da nossa vila gémea, favorecendo ainda a aprendizagem da língua francesa.

17 e 18 de Novembro de 2009: Uma comitiva do Município de Sernancelhe deslocou-se a Jacou, no âmbito dos 10 anos de geminação que Sernancelhe desenvolve com aquele Município francês. O ponto alto de tal deslocação residiu no encontro literário dedicado aos grandes nomes da literatura portuguesa com destaque para Aquilino Ribeiro, nascido no concelho de Sernancelhe. De referir que a organização desta iniciativa ficou a cargo da “Maison des Jeunes et de la Culture” (MJC), da Bilbioteca Municipal bem como do Comité de Geminação de Jacou.

De 22 a 24 de Maio de 2010: No âmbito dos 10 anos de geminação tripartida, Paúl (Ilha de Santo Antão - Cabo Verde) e Jacou deslocaram-se a Sernancelhe para assinalarem este momento especial. A Câmara Municipal de Sernancelhe, na qualidade de anfitriã, acolheu os companheiros de geminação de braços abertos. Preparou-lhes um programa completo, mostrou-lhes as paisagens, as infra-estruturas, os equipamentos, as inovações e o futuro que se planeia neste Município. 

De 9 a 14 de Julho de 2010: A Banda Musical 81 de Ferreirim brilhou em Jacou durante as comemorações dos 10 anos de geminação Sernancelhe-Jacou. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Jacou em colaboração com o Comité de Geminação, preparou um programa completo com destaque para a “Féria”, festa popular do touro e do cavalo, evento com grande tradição entre os habitantes de Jacou.

A amizade que agora completa uma década tem sido engrandecida com constantes intercâmbios culturais, desportivos e educativos, o que contribui para um relacionamento muito próximo e cordial entre Sernancelhe e Jacou e entre duas culturas que fazem das suas diferenças pontos de atractividade e semelhança. No âmbito das comemorações dos 10 anos de geminação a realizarem em Sernancelhe, uma delegação de Jacou, constituída por aproximadamente 40 pessoas, irá tomar parte na Festa da Castanha que terá lugar nos próximos dias 29, 30 e 31 de Outubro em Sernancelhe. 

Alargar horizontes é também outro dos objectivos desta geminação, o que fez com que a Câmara Municipal de Jacou fizesse questão de aderir a uma geminação tripartida com Sernancelhe e Paul, localidade que fica situada em Cabo Verde e com a qual o nosso Município se encontra igualmente geminado desde 1999.

Deste relacionamento resultou a criação em Jacou de uma Associação denominada “Associação Lénira Solidariedade França / Cabo Verde”. Os principais objectivos da referida associação de solidariedade para com o povo de Cabo Verde baseiam-se  na ajuda humanitária nos sectores da saúde, da educação e da cultura.

No que concerne ao sector da saúde, uma família residente em Jacou acolheu em 2002 um jovem Cabo-verdiano de 14 anos de idade, que apresentava graves problemas de audição provocados por otites agudas frequentes. Para evitar que o jovem ficasse definitivamente surdo, foi sujeito a uma operação cirúrgica, operação que decorreu no Hospital de Montpellier e que lhe permitiu ouvir de novo.

No âmbito da educação, os alunos da Escola E.B 2/3 de Jacou participaram numa expedição que teve como pano de fundo a descoberta das ilhas do Sal e de Santo Antão. Nesta iniciativa, participaram igualmente médicos, cirurgiões, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros, encarregados de educação e de direcção… Para além de ter dado assistência médica aos alunos, o corpo médico que também participou na viagem, tratou ainda dos habitantes das ilhas de Santo Antão e do Sal que necessitavam de cuidados de saúde.

Não há dúvida que estes 10 anos de geminação têm proporcionado diversas trocas culturais entre Sernancelhe e Jacou, permitindo reforçar os laços efectivos de cooperação e de amizade entre os dois municípios.

Pretende-se construir o futuro da geminação entre Sernancelhe e Jacou, proporcionando aos jovens de ambas as localidades a possibilidade de apoiar e acarinhar este pacto comum através da importância da convivência e da amizade como forma de estabelecer relações, mesmo as profissionais, cada vez mais fortes, hoje e no futuro.

De 29 de Outubro a 1 de Novembro de 2010: No ano em que se assinalou dez anos de uma profícua e muito interactiva geminação entre o concelho de Sernancelhe e o município de Jacou, uma numerosa comitiva de habitantes daquela localidade deslocou-se a Sernancelhe durante quatro dias para participar e celebrar a Festa da Castanha 2010. Para o Exposalão, onde decorreu este evento, trouxeram a arte francesa com vinte quadros pintados por autores de Jacou. As referidas obras de arte ficaram expostas durante a Festa da Castanha. Quatro dias para cumprir o extenso e repleto programa que o Município de Sernancelhe lhes preparou, tendo como ponto de ordem a comemoração, com a dignidade que a data merece, dos dez anos de união entre os dois povos.

15 de Maio de 2011: Uma delegação de Jacou, constituída por 47 Jacousenses pertencentes à associação espanhola "Sonrisas y Sol de España" cujo presidente, Denis Llorca, desempenha igualmente as funções de vice-presidente do Comité de Geminação de Jacou, deslocou-se a Sernancelhe no passado dia 15 de Maio com o intuito de reforçar as relações sociais, culturais e turísticas entre os dois municípios.

De 1 a 31 de Março 2012: No âmbito do processo de geminação entre Sernancelhe e Jacou, três alunos da Escola Profissional de Sernancelhe, nomeadamente Cristiano Santos, Danilo Sobral e Fernando Silva, matriculados no 12.º ano do Curso Técnico de Informática de Gestão, iniciaram no dia 1 de Março de 2012 o seu estágio curricular que se prolongou até ao dia 31 de Março. Realizaram o respectivo estágio em duas entidades sedeadas em Montpellier, nomeadamente no Hotel-de-Région, uma entidade ligada à administração da região Languedoc-Roussillon (à qual pertence o município de Jacou) e na Associação denominada ADAGES, uma organização ligada à acção social.

Esta componente de formação prática pretendeu proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências e aptidões específicas da área de formação que se encontram a frequentar, bem como aplicar em contexto de trabalho os conhecimentos técnicos previamente adquiridos. De referir que os três jovens ficaram hospedados em famílias de acolhimento residentes em Jacou, graças ao empenho, entendimento e colaboração do Município de Jacou e Comité de Geminação de Jacou.

Comemorações do 25 de Abril 2012: O Município de Sernancelhe assinalou a data histórica levando a efeito um vasto programa de comemorações com destaque para a atribuição da Medalha Municipal de Mérito a Jean-Marcel CASTET, antigo Presidente da Câmara Municipal de Jacou. O mesmo fez-se representar por Françoise Peril, Presidente do Comité de Geminação de Jacou e por Marie MOULIN, vice-presidente da Câmara Municipal de Jacou.

 

 

 

 

Imprimir

0
0
0
s2smodern