Notícias 2016

Notícias 2016

Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva trouxeram a alma das “Terras do Demo” ao Mercado de Alvalade, em Lisboa

Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva trouxeram a alma das “Terras do Demo” ao Mercado de Alvalade, em Lisboa

No âmbito do centenário da obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva vieram à Capital, mais exatamente ao icónico Mercado de Alvalade, e mostraram os produtos que identificam região. Fumeiro, mel, queijo, castanha, maçã, espumantes, azeite, licores e uma variedade assinalável de produtos de grande qualidade foram expostos, degustados e muitos lisboetas quiseram levar para casa os sabores e os cheiros das terras de Aquilino Ribeiro.

Municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva mostram produtos das “Terras do Demo” em Lisboa

Municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva mostram produtos das “Terras do Demo” em Lisboa

Municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva mostram produtos das “Terras do Demo” em LisboaOs Municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, representantes das “Terras do Demo”, assim batizadas por Aquilino Ribeiro há 100 anos, vão protagonizar uma mostra conjunta de produtos destas terras no Mercado de Alvalade, em Lisboa, no próximo sábado, dia 18 de maio.

A iniciativa, integrada na programação Alvalade Capital da Leitura (programa detalhado em anexo), dinamizada pela Junta de Freguesia de Alvalade em parceria com várias instituições culturais da cidade de Lisboa, insere-se também nas comemorações nacionais do Centenário da edição da obra literária “Terras do Demo”, editada por Aquilino Ribeiro em 1919.

quarta-feira, 15 maio 2019 08:55

Marquês de Pombal nasceu em Sernancelhe

Marquês de Pombal nasceu em Sernancelhe

Marquês de Pombal nasceu em Sernancelhe. Concelho vai participar num dos maiores projetos de investigação histórica em Portugal

Uma equipa de investigadores garante que Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, nasceu em Sernancelhe em 13 de maio de 1669. A descoberta é uma das muitas confirmações que o projeto de investigação “Pombal Global” dará a conhecer ao País nos próximos cinco anos, e que foi apresentado oficialmente no dia 13 de maio de 2019, na Igreja da Memória, em Lisboa, onde foram assinados protocolos de financiamento para apoiar o projeto histórico científico de identificação, levantamento, transcrição, anotação e edição criticamente anotada de toda a obra escrita do Marquês de Pombal e redigida sob a sua orientação. Armando Mateus, Vereador da Cultura, representou o Município de Sernancelhe.

Casa de Aquilino Ribeiro, em Soutosa, encheu-se para o lançamento da reedição de "Terras do Demo”

Casa de Aquilino Ribeiro, em Soutosa, encheu-se para o lançamento da reedição de "Terras do Demo”

Cem anos depois da primeira edição do livro "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro, os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva juntaram-se, na Fundação, em Soutosa, no dia 11 de maio, para prestarem uma homenagem memorável ao escritor, à sua vida e obra. A propósito da reedição da obra "Terras do Demo", em parceria com a Bertrand Editora e a família do escritor, cerca de três centenas de pessoas assistiram a um momento de grande nível cultural, no qual participaram os autarcas de Vila Nova de Paiva, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Aquilino Machado, neto do escritor, Eduardo Boavida, diretor da Bertrand, Ana Isabel Queiroz, prefaciadora desta edição, e João Soares, antigo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e ex-ministro da Cultura.

 Expo Desporto e Saúde assume-se cada vez mais como um evento regional

Expo Desporto e Saúde assume-se cada vez mais como um evento regional

O Exposalão – Pavilhão Multiusos de Sernancelhe acolheu, de 10 a 12 de maio, a 4.ª edição da Expo Desporto de Saúde, cujo objetivo principal é incentivar as pessoas para a prática regular da atividade física, bem como sensibilizá-las para a importância que o exercício físico tem para a saúde.

Torneio de natação trouxe à piscina municipal de Sernancelhe cerca de 250 atletas de 17 escolas de Natação

Torneio de natação trouxe à piscina municipal de Sernancelhe cerca de 250 atletas de 17 escolas de Natação

A Piscina Municipal de Sernancelhe encheu este sábado, dia 11 de maio, para assistir ao 40.º Torneio de Natação Professor Afonso Saldanha, inserido na edição de 2019 da Expo Desporto e Saúde. Pais, familiares e amigos dos participantes das várias equipas fizeram questão de marcar presença e dar o seu apoio, facto este que evidencia que esta modalidade tem cada vez mais praticantes e apoiantes.

Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro, arrancam no próximo sábado, dia 11, na fundação, em Soutosa.

Iniciativas dedicadas a Aquilino Ribeiro prolongam-se até 14 de junho e envolvem os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, junta de freguesia de Alvalade, Câmara Municipal de Lisboa, Museu Bordalo Pinheiro, Biblioteca Nacional, Bertrand Editora, Centro de Estudos Geográficos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Direção-Geral do Livro, dos arquivos e das bibliotecas, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Revista Aquilino e Universidade de Aveiro.


Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro


Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro


Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro


 Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro

Expo Desporto e Saúde, um evento que faz bem ao corpo e à mente

O Município de Sernancelhe organiza, nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Expo Salão, o Expo Desporto e Saúde, evento que acontece no mês do coração e que pretende demonstrar que um Concelho do interior do País pode ser impulsionador da atividade física junto de toda a população, independentemente da idade dos participantes.

 

Expo Desporto e Saúde

As “Terras do Demo” nasceram há 100 anos

As “Terras do Demo” nasceram há 100 anos. Obra de Aquilino Ribeiro vai ser reeditada e o escritor homenageado pelo País

A obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, é uma referência da literatura portuguesa. No ano em que completa um século, os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, a Fundação Aquilino Ribeiro e a Bertrand Editora são protagonistas de comemorações inéditas, de âmbito nacional, que terão o seu arranque oficial no dia 11 de maio, em Soutosa, com a apresentação da reedição do livro, com capa igual à original e prefácio de Ana Isabel Queiróz. João Soares, ex-ministro da Cultura, fará a apresentação da obra. Até 14 de junho, mais de uma dezena de iniciativas evocativas da efeméride terão lugar, em vários pontos do País, envolvendo a família do escritor, as câmaras de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, a Biblioteca Nacional, o Museu Bordalo Pinheiro, a Junta de Freguesia e o Mercado de Alvalade, a Universidade de Aveiro, a Companhia de Teatro Filandorra e os CTT, que vão editar um postal Comemorativo dos 100 anos das “Terras do Demo”.

 SERNANCELHE RECEBEU VISITANTES DE JACOU COM CAMINHADA NO DOURO

SERNANCELHE RECEBEU VISITANTES DE JACOU COM CAMINHADA NO DOURO, VISITA À LAPA E AO CARREGAL. GEMINAÇÃO COMPLETA 20 ANOS EM SETEMBRO

Em 2019 completam-se 20 anos da geminação que aproximou os concelhos de Sernancelhe e de Jacou, no Sul de França. Nestas duas décadas foram muitas as iniciativas desenvolvidas em ambos os territórios, sempre com o objetivo de fortalecer o intercâmbio, estreitar laços, aproximar culturas e proporcionar momentos de cariz desportivo e educativo. O primeiro encontro deste ano aconteceu no dia 27 de abril, no Pinhão, onde foi organizada uma caminhada pelo Município de Alijó e pela aldeia de Casal de Loivos, com início no miradouro de Casal de Loivos e chegada ao Pinhão.

Biblioteca Abade Vasco Moreira

Biblioteca Abade Vasco Moreira trouxe o escritor Fernando Pereira a Sernancelhe no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira assinalou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de abril, com sessões literárias dinamizadas pelo escritor Fernando Pereira para as crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues.

 Comemorações do 25 de abril, em Sernancelhe, apelaram à regionalização como salvação do Interior

Comemorações do 25 de abril, em Sernancelhe, apelaram à regionalização como salvação do Interior

O Interior tem potencialidades que o País deve reconhecer e valorizar, o Poder Local tem de ser respeitado e o 25 de abril só se cumprirá verdadeiramente quando as distâncias entre litoral e interior forem esbatidas. Foi esta a ideia dominante das comemorações do 25 de abril em Sernancelhe, em que o Município agraciou com a Medalha de Honra o antigo Ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, a Associação de Caça e Pesca de Sernancelhe e a Cooperativa Agrícola do Távora. O programa evocativo dos 45 anos do dia da Liberdade ficou cumprido com o concerto, no Expo Salão, de Toy e os amigos Adelaide Ferreira, Dany Silva e Rui Pregal da Cunha.

 


VISEU NOW E PAULO NETO PERCORREM AS “TERRAS DO DEMO”, DE AQUILINO RIBEIRO, NO DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

Nascia há precisamente um século a designação “Terras do Demo”.

A autoria deste epíteto é de Aquilino Ribeiro e teve como destinatários os seus municípios de origem e vivência: Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

Durante mais de meio século de intensa produção literária, Aquilino dedicou a estas terras e a estas gentes centenas de páginas e deu a conhecer a identidade que define o território das serras da Lapa e Nave.

Legou-nos, através dos seus livros, um património que testemunha a vida real do escritor nos três concelhos, o lugar onde nasceu, onde viveu e onde pintou os mais belos episódios descritos nas suas obras.

Foi este o mote para que o Portal ViseuNow dedicasse a Aquilino Ribeiro um documentário de grande qualidade, apresentado precisamente no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O guia desta viagem extraordinária pelo Carregal, pela Tabosa, Lapa, por Soutosa e por Vila Nova de Paiva foi Paulo Neto, Diretor da Revista Literária “aquilino”, que contou a história dos lugares, leu excertos das obras de Aquilino, e demonstrou, de forma cativante, que os sinais de Aquilino Ribeiro estão bem vivos nos municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

Aqui fica o documentário que dá o mote para as comemorações nacionais dos 100 anos de Terras do Demo, cujo primeiro momento será já no dia 11 de maio, em Soutosa, com a apresentação de uma reedição da obra.

E o agradecimento à Viseu Now e a Paulo Neto.

“Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos

“Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos. Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Bertrand Editora juntam-se para reeditarem a obra

No ano em que a obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos, os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva juntam-se à Bertrand Editora e reeditam a obra, que recupera para a capa a pintura de Abel Manta. A apresentação, que decorrerá no dia 11 de maio, às 17h30, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, será o primeiro momento comemorativo do centenário do livro. Durante o mês de maio e junho vai ser cumprido um programa de iniciativas, que se inicia nas “Terras do Demo” e terá continuidade em Lisboa e Aveiro, e do qual se dará conhecimento em breve.

1º Trail e Caminhada deram colorido à freguesia de Escurquela

1º Trail e Caminhada deram colorido à freguesia de Escurquela

A Associação de Melhoramentos da Freguesia de Escurquela, com o apoio do Município de Sernancelhe, levou a efeito no domingo, dia 7 de abril, o 1º Trail e Caminhada denominado “Rota do Cabeço de São Tiago”, que foi um êxito, tendo inclusive superado as expectativas da organização.

segunda-feira, 08 abril 2019 13:42

"À mesa da amante fiel"

À mesa da amante fiel

“Manuel de Lima Bastos é uma figura icónica de Sernancelhe”

O antigo Ministro da Agricultura Arlindo Cunha, convidado para apresentar a obra “À mesa da amante fiel”, da autoria de Manuel de Lima Bastos, foi claro na sua apreciação: “Quando um dia se falar das pessoas que dedicaram o seu trabalho à promoção de Aquilino Ribeiro, Lima Bastos estará em lugar destacado”. Reconhecendo que o autor é “uma figura icónica de Sernancelhe”, elogiou o livro, a sua qualidade e felicitou o Município por persistir no apoio à literatura e à cultura. “À mesa da amante fiel” foi apresentado no Auditório Municipal ao final da tarde de 6 de abril.

À Mesa da Amante Fiel, de Manuel de Lima Bastos

Gastronomia, cozinha rural portuguesa e Aquilino Ribeiro na obra “À mesa da amante fiel”, de Manuel de Lima Bastos

O escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro é presença assídua na obra literária de Manuel de Lima Bastos, que lhe dedicou, desde 2009, quase uma dezena de trabalhos sobre os lugares, os roteiros, a caça, a pesca e o “mundo” das Terras do Demo. Desta feita, o livro “À mesa da amante fiel”, que será apresentado em Sernancelhe no dia 6 de abril, pelas 18:30 horas, no Auditório Municipal, continua no encalce de Aquilino, mas tem como móbil a culinária e os prazeres da mesa, relatando as experiências gastronómicas de Lima Bastos durante 70 anos.

EXPO JARDIM E ANIMAIS

EXPO JARDIM E ANIMAIS ENCANTOU AS CRIANÇAS DO CONCELHO

As crianças deliraram com a Expo Jardim e Animais. Naquela que foi a sexta edição deste evento de primavera, confirmou-se a vertente pedagógica, sentido educativo e a importância que tem para os mais novos perceberem a natureza, com os seus animais e plantas, cheiros e cores, com as culturas e, no fundo, conhecerem o meio que as rodeia. Foram essas sensações que a organização procurou transmitir durante a tarde de 29 de março às cerca de duas centenas de crianças do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Casa da Criança e Santa Casa da Misericórdia que passaram pelo Expo Salão. O evento prolongou-se pelo fim-de-semana, com a realização de workshops, demonstrações e muitos momentos de lazer.

Diretores de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda escolhem Sernancelhe para reunião de trabalho e visita turística

Diretores de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda escolhem Sernancelhe para reunião de trabalho e visita turística

O ano letivo em curso e as medidas a apresentar no conselho nacional de diretores de escola para o próximo ano letivo foram duas das temáticas abordadas pelos 23 responsáveis dos agrupamentos de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda, reunidos em Sernancelhe no dia 19 de março. Aquela que foi a primeira reunião dos diretores do QZP2 (Quadro de Zona Pedagógica) em Sernancelhe, foi também uma oportunidade para proporcionar aos responsáveis educativos uma visita pelo Concelho, com passagem obrigatória pelo Santuário da Lapa, Pátio de Aquilino Ribeiro, no Carregal, Convento de Nossa Senhora da Assunção, na Tabosa, e Hotel Rural Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho.

NATUREZA, LITERATURA E DESPORTO PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

NATUREZA, LITERATURA E DESPORTO PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

Sernancelhe preparou um programa de atividades para assinalar a chegada da primavera. Natureza, literatura e desporto são as temáticas em destaque, com a realização da VI Expo Jardim e Animais, a apresentação da obra literária “À mesa da amante fiel”, de Lima Bastos, e ainda a estreia da caminhada Rota Cabeço de Santiago. Entre 29 de março e 7 de abril, a Terra da Castanha vai aliar a jardinagem à bricolage e agricultura, as experiências ao ar livre com os livros ao redor de Aquilino Ribeiro e proporcionar momentos de convívio à descoberta da extraordinária paisagem do Vale do Távora.

 FESTAND_ANDEBOL4KIDS JUNTOU ALUNOS DO 1ºCEB DE SERNANCELHE

FESTAND_ANDEBOL4KIDS JUNTOU ALUNOS DO 1ºCEB DE SERNANCELHE​

O Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou no dia 15 de março, no pavilhão desportivo municipal, o primeiro Festand de Andebol do ano lectivo 2019/2020.

SERNANCELHE ESTEVE NA BTL A PROMOVER A CASTANHA, AQUILINO RIBEIRO E O SANTUÁRIO DA LAPA

SERNANCELHE ESTEVE NA BTL A PROMOVER A CASTANHA, AQUILINO RIBEIRO E O SANTUÁRIO DA LAPA

Sernancelhe esteve pelo segundo ano consecutivo na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, enquadrado no espaço de exposições da CIM DOURO, no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, para promover a Castanha, Aquilino Ribeiro e o Santuário da Lapa, as referências que o posicionam, cada vez mais, no País e no Mundo. O Cantor Paulo de Carvalho e o ex-futebolista Simão Sabrosa foram duas das muitas figuras nacionais que participaram, ao fim da tarde de 15 de março, no momento dedicado ao Concelho.

SERNANCELHE ESTÁ NA BTL, EM LISBOA, E AMANHÃ, 15 DE MARÇO, FARÁ UMA MOSTRA DOS SEUS PRODUTOS

SERNANCELHE ESTÁ NA BTL, EM LISBOA, E AMANHÃ, 15 DE MARÇO, FARÁ UMA MOSTRA DOS SEUS PRODUTOS

Castanha, Lapa e Aquilino Ribeiro. São estas as grandes referências de Sernancelhe, que estarão em evidência amanhã, 15 de março, entre as 16:00 horas e as 20:00 horas, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, naquela que é a maior feira do género em Portugal.

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos de Sernancelhe

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos de Sernancelhe e alunos da Universidade Sénior de Fornos de AlgoDres

No âmbito do Programa de Atividade Física Sénior “Mexa-se”, dinamizado pelo Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou-se no dia 8 de Março, nas instalações do Exposalão de Sernancelhe o baile Sénior direcionado para a faixa etária da terceira idade.

Maria João Lopo de Carvalho na semana da leitura em Sernancelhe

Escritora Maria João Lopo de Carvalho na semana da leitura em Sernancelhe

A escritora Maria João Lopo de Carvalho, uma das mais ativas e reconhecidas autoras portuguesas da atualidade, com mais de setenta títulos editados, entre romances, livros de crónicas e manuais escolares, esteve em Sernancelhe, na tarde de 7 de março, para celebrar com as crianças a Semana da Leitura.

Comitiva do Japão visita Sernancelhe para homenagear o Padre João Rodrigues

Comitiva do Japão visita Sernancelhe para homenagear o Padre João Rodrigues

No dia 4 de março, uma comitiva de japoneses visitou alguns locais do nosso concelho, nomeadamente aqueles que estão mais diretamente ligados ao Padre João Rodrigues, missionário jesuíta do século XVI natural de Sernancelhe, que aos 14 anos rumou ao Japão, e o seu conhecimento aprofundado da língua japonesa fez com que exercesse as funções de intérprete, comerciante, diplomata e político, tendo elaborado a primeira gramática de língua japonesa e o primeiro dicionário de Japonês/Português.

Singularidade e mestria do guitarrista Thomas Leeb cativaram o público sernancelhense

Singularidade e mestria do guitarrista Thomas Leeb cativaram o público sernancelhense

O Auditório Municipal de Sernancelhe acolheu, no dia 01 de março, um espetáculo que foi mais que um concerto de guitarra. O músico australiano Thomas Leeb, apesar de não falar português, interagiu, comunicou e encantou todo o público com a sua mestria no manuseamento da sua guitarra.

CORTEJO CARNAVALESCO JUNTOU ESCOLAS DO CONCELHO E CENTROS LÚDICOS

CORTEJO CARNAVALESCO JUNTOU ESCOLAS DO CONCELHO E CENTROS LÚDICOS

O Carnaval é daqueles festejos que nem com o passar dos séculos perdeu força. Ainda que servisse para o povo grego agradecer aos deuses pelas boas colheitas do ano, manteve-se como uma festa de fantasias e disfarces, de brincadeiras para graúdos, mas especialmente para os mais novos. Sernancelhe não escapa a esta vivência, e foram as crianças das escolas que se juntaram aos seniores dos centros lúdicos e desfilaram pela vila, ao som de música, danças e entrudos, tal e qual como manda o Carnaval.

CASTANHA

CONFRARIA EDITA COLEÇÃO DE CINCO LIVROS DEDICADOS À “CASTANHA, A CELEBRAÇÃO DA NATUREZA”

Dar a conhecer, através de pequenos livros, de fácil leitura e visualmente atrativos, a castanha e toda a cultura que lhe está associada, era um projeto há muito idealizado pela Confraria da Castanha dos Soutos da Lapa, com sede em Sernancelhe. Alberto Correia, Confrade-mor, confirma que, até final de março, deverão ser conhecidos os cinco livros essenciais à compreensão do “ritual” da Celebração da Castanha nestas terras: a Confraria, as queijadas, os ouriços de castanha, as Cavacas de Freixinho e os Fálgaros da Tabosa.

Sernancelhe celebrou os sabores da tradição com o Festival de Sopas

Sernancelhe celebrou os sabores da tradição com o Festival de Sopas

Uma terra com memória é uma terra que sabe celebrar a sua história. A frase, cujo sentido ninguém contesta, aplica-se por inteiro ao fim de semana de Festival de Sopas e Encontro de Ranchos que decorreu em Sernancelhe, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. É descrito como um evento que mergulha na autenticidade do seu povo, socorre-se dos conhecimentos das suas gentes e, com um toque de modernidade e as ótimas condições do Expo Salão, acolheu milhares de visitantes, de todo o País. O 6.º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos foi a celebração dos sabores da tradição concelhia, através de uma viagem pela história da gastronomia do povo beirão.

 VIII MONTARUA AO JAVALI EM ALDEIA DE SANTO ESTÊVÃO

VIII MONTARIA AO JAVALI EM ALDEIA DE SANTO ESTÊVÃO: SERNANCELHE NA ROTA DO TURIMO CINEGÉTICO

A paisagem de montanha é uma realidade incontornável do Concelho de Sernancelhe. A Serra da Lapa assume, neste quadro, um papel determinante pelo seu posicionamento a quase mil metros de altitude, revelando todo um potencial cinegético que atrai cada vez mais praticantes da caça, de todo o País. Carregal, terra de Aquilino Ribeiro, é uma das freguesias do sopé da Lapa que acolhe um evento que é já uma referência nesta matéria: a Montaria ao Javali, organizada pela Associação Madrugadas. No dia 16 de fevereiro foi a 8ª edição e mais de uma centena de caçadores participaram nesta iniciativa, que tem como epicentro a localidade de Aldeia de Santo Estêvão.

 “aquilino”, a Revista literária do Município de Sernancelhe, à venda nas livrarias Bertrand de Viseu, Porto e Lisboa

“aquilino”, a Revista literária do Município de Sernancelhe, à venda nas livrarias Bertrand de Viseu, Porto e Lisboa

O número 4 da Revista Literária “aquilino”, editada pelo Município de Sernancelhe em finais de 2018, acaba de chegar às livrarias de referência do grupo Bertrand do nosso País: Chiado, em Lisboa, Bom Sucesso, no Porto, e Palácio do Gelo, em Viseu. Dedicada aos prefácios de Aquilino Ribeiro em obras de outros escritores, reúne mais de 30 textos, boa parte deles praticamente desconhecidos, que evidenciam a importância do escritor sernancelhense no século XX português, o seu sentido solidário e humano, notório no contributo que dava a novos autores e a todos quantos pretendiam iniciar-se no mundo da escrita.

 Dar vida aos anos com o boccia

Município de SERNANCELHE promove desporto Sénior com a iniciativa "Dar vida aos anos com o boccia"

O Convívio de Boccia juntou, no dia 1 de fevereiro, cerca de 250 seniores dos centros lúdicos de Sernancelhe, Sarzeda, Seixo, Vila da Ponte, Macieira, Tabosa da Cunha, Granjal, Cunha, Penso, Chosendo, Centros Sociais e Paroquiais de Lamosa, Lar do Sagrado Coração de Maria, de Ferreirim e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe.

Pelo segundo ano consecutivo o convívio contou com a presença de Penedono e de Moimenta da Beira (CSP de Caria).
Esta iniciativa faz parte do plano anual de atividade do Programa de Atividade Física Sénior “MEXA-SE”, e é uma espécie de “campeonato” onde as equipas se defrontam por freguesias ou instituições, sempre num espírito de convívio e alegria.

Para além do Boccia, ao longo do ano, os utentes dos centros lúdicos têm oportunidade de desenvolver exercícios de ginástica de manutenção, jogos lúdicos, jogos tradicionais, bailes, caminhadas, exercícios de ginástica aquática na Piscina Municipal de Sernancelhe e participar em encontros desportivos.

A organização contou com a colaboração da Escola Profissional de Sernancelhe, cujos alunos dinamizaram o espaço saúde e de beleza, dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe e da Associação Mover Viseu.


FILANDORRA TROUXE “AUTO DA BARCA DO INFERNO” AOS ALUNOS DO 9º ANO DO AGRUPAMENTO E 10º ANO DA ESPROSER

FILANDORRA TROUXE “AUTO DA BARCA DO INFERNO” AOS ALUNOS DO 9º ANO DO AGRUPAMENTO E 10º ANO DA ESPROSER

Os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e os alunos do 10º ano da Escola Profissional de Sernancelhe assistiram, na manhã de 1 de fevereiro, no Auditório Municipal, à interpretação pela Filandorra – Teatro do Nordeste, da peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.
Levar Gil Vicente às escolas da região tem sido uma aposta da Filandorra, que ao longo dos anos tem vindo a teatralizar os textos vicentinos que integram os programas curriculares da disciplina de Português e mostrá-los ao público estudantil.

Festival de Sopas de Sernancelhe

17 Associações do Concelho preparadas para confecionar milhares de litros de sopa durante o 6º Festival de Sopas de Sernancelhe

A sopa, considerada o prato mais antigo do mundo, vai novamente ser rainha em Sernancelhe nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, durante o 6º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos. Para fazer jus à tradição e respeitar a herança gastronómica sernancelhense, 17 associações locais preparam-se para criar milhares litros de sopa, prometendo sabores distintos, ricos em produtos endógenos, condimentados com a etnografia dos 10 ranchos folclóricos do norte de Portugal que subirão ao palco do Expo Salão.

segunda-feira, 07 janeiro 2019 17:06

Sernancelhe sabe cantar as Janeiras!

 Sernancelhe sabe cantar as Janeiras!

Sernancelhe sabe cantar as Janeiras!

É cada vez mais uma evidência: a tradição cultiva-se, celebra-se e transmite-se. Os Cantares das Janeiras, que decorreram na tarde de 6 de janeiro, no Expo Salão, precisamente no Dia de Réis, foram demonstrativos de como é possível recriar os momentos simples e autênticos que definem a cultura das nossas aldeias e promover uma iniciativa de grande valor sociocultural para o Concelho e para a região. A qualidade dos grupos e a preocupação com a recuperação e adaptação de músicas ao contexto das Janeiras é salutar e denota trabalho e dedicação de todos os participantes.

MENSAGEM DE NATAL DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SERNANCELHE

Natal é tempo de paz e de reflexão.

É tempo da família, de redobrarmos apelos à solidariedade e de assumirmos, todos, a fraternidade como um dos valores supremos do ser humano. É por isso que o Natal é uma das mais belas datas do nosso calendário, pelo seu simbolismo e pela meditação que a todos desperta.

Nestes tempos de incerteza que vivemos, impõem-se que, especialmente nesta quadra festiva, avaliemos o trabalho desenvolvido ao longo do ano, analisemos o trajeto cumprido, as conquistas e os insucessos e desenhemos, com humildade e sentido de serviço público, as linhas do futuro.

Temos as pessoas como o mais importante da nossa ação: as crianças e jovens como indiscutíveis para garantirmos um território desenvolvido; os mais idosos como os grandes obreiros do nosso Concelho, que nos legam um passado pleno de sabedoria e autenticidade; a nossa população ativa como vital para a valorização dos produtos endógenos e a performance das empresas; os nossos empreendedores, elementos indispensáveis na estrutura socioeconómica de Sernancelhe, com quem mantemos uma ligação próxima para irmos em frente, com sucesso e com reflexo na qualidade de vida das nossas gentes.

Com determinação, com estratégia, com respeito pelo passado e vontade em definir um rumo para Sernancelhe, este Natal é para nós o corolário do trabalho desenvolvido.

É a confirmação de que a nossa Terra está alicerçada em valores sólidos, sabe honrar a sua identidade e hoje é conhecida e reconhecida pela sua marca mais importante: a Terra da Castanha. Tudo porque soubemos dar valor às coisas que realmente importam.

Por isso cumpre-me agradecer aos sernancelhenses, aos que aqui residem e a todos os nossos concidadãos emigrados, pelo tanto que têm feito pelo nosso Concelho.

Nesta quadra natalícia endereço a todos uma mensagem de esperança e de confiança, formulando os votos sinceros de um Santo e Feliz Natal e um próspero ano de 2019.

O Presidente da Câmara

Carlos Silva Santiago

NATAL ANTECIPADO COM UM MERCADO, UM CONCERTO E UM ESPETÁCULO DE DANÇA

NATAL ANTECIPADO COM UM MERCADO, UM CONCERTO E UM ESPETÁCULO DE DANÇA

O Expo Salão de Sernancelhe recebeu, na tarde de 16 de dezembro, um mercado de Natal antecipado, condimentado com um concerto memorável pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim e ainda o espetáculo de dança contemporânea “Nasceu Jesus”, pela escola Afriklave.

quarta-feira, 19 dezembro 2018 12:11

FESTA DE NATAL PARA TODAS AS CRIANÇAS DO CONCELHO

FESTA DE NATAL PARA TODAS AS CRIANÇAS DO CONCELHO

FESTA DE NATAL PARA TODAS AS CRIANÇAS DO CONCELHO

O Natal é uma quadra especial. São as crianças que mais o sentem e vivem, olhando para estes dias como algo mágico, também por causa das prendas que o Pai Natal há de trazer, mas é certo que o frio dos dias de inverno desaparece e a festa acontece por todo o lado. Foi essa a ideia da Câmara Municipal de Sernancelhe, em parceria com o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais, ao organizar, no dia 14 de dezembro, a já tradicional Festa de Natal no Expo Salão para os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Natal Sem Idade 2018

SERNANCELHE ORGANIZA CEIA DE NATAL ANTECIPADA PARA MIL SÉNIORES DO CONCELHO

Mais de um milhar de pessoas do Concelho de Sernancelhe celebraram antecipadamente o Natal com o encontro "Natal Sem Idade", organizado pelo Município de Sernancelhe, no dia 12 de dezembro, no Expo Salão. "Natal sem Idade" é o nome desta iniciativa que há 18 anos reúne no mesmo espaço as pessoas com 60 ou mais anos de idade e a todos oferece um dia diferente, de animação, de convívio e muita alegria, preservando sempre o sentido religioso representativo da quadra de Natal.

Chosendo celebra Santa Bárbara com uma festa comunitária

Chosendo celebra Santa Bárbara com uma festa comunitária

Há pelo menos quinze anos que Chosendo mantém viva a tradição de celebrar a Santa Bárbara. Fá-lo sempre em dezembro, no primeiro domingo do mês, e por norma é uma aventura subir a aldeia em procissão e aguentar a celebração no monte sobranceiro, tal é o frio e a chuva. Mas este ano foi o sol que marcou presença. Bonito, quente e convidativo a uma manhã de convívio, deu o mote para a festa que a freguesia cumpriu, com grande sentido religioso e muito envolvimento de toda a comunidade. Para além da missa e procissão, a Festa a Santa Bárbara é conhecida pelo almoço do povo para o povo, em que são as pessoas da aldeia que confecionam o repasto e criam todas as sobremesas que são servidas.

“LAMOSA, HISTÓRIA DE UMA ALDEIA SERRANA” É UMA MONOGRAFIA QUE ORGULHA O CONCELHO DE SERNANCELHE

“LAMOSA, HISTÓRIA DE UMA ALDEIA SERRANA” É UMA MONOGRAFIA QUE ORGULHA O CONCELHO DE SERNANCELHE

Sernancelhe é um concelho que tem entre as suas figuras mais ilustres o escritor Aquilino Ribeiro. Deste município é natural também o inigualável historiador Abade Vasco Moreira, que dá nome à Biblioteca Municipal. O elo que liga estas duas personalidades, para além do invulgar recorte literário, é a ligação à terra, a vontade em perpetuarem a identidade e as origens do povo. Porém, são ainda hoje, fonte de inspiração para outros autores, como sucede com João Carlos Pina da Costa e Carlos de Oliveira Silva, que apresentaram, na tarde de 8 de dezembro, na Casa da Compradeira, em Lamosa, o livro “Lamosa, História de uma Aldeia Serrana”.

Sernancelhe já elegeu os alunos que participarão na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 

Sernancelhe já elegeu os alunos que participarão na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Francisca Pais e Fabrício Justino, do 1º Ciclo, Madalena Santiago e João Vitorino, do 2º Ciclo, e Maria São José e José Pedro Almeida, do 3º Ciclo, vão representar o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e o Concelho de Sernancelhe na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, um projeto promovido pelo Plano Nacional de Leitura – Ler+, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com a Rede das Bibliotecas Escolares e RTP, que conta no nosso concelho com o apoio do Município de Sernancelhe, Biblioteca Abade Vasco Moreira e Agrupamento de Escolas.

ATAM - ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL REUNE EM SERNANCELHE

ATAM - ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL REUNE EM SERNANCELHE

Sernancelhe foi o concelho escolhido pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) para a realização da Reunião de Aperfeiçoamento Profissional (RAP) dirigida aos associados dos Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu. O Centro Municipal de Artes acolheu a iniciativa, no dia 30 de novembro, numa ação que contou com mais de 60 participantes para debateram 15 questões fundamentais para as autarquias, nomeadamente recursos humanos, eleitos locais, regime financeiros das autarquias, regime jurídico da urbanização e edificação e contratação pública.

 Revista Literária “aquilino” é uma homenagem ao Mestre das Terras do Demo

Revista Literária “aquilino” é uma homenagem ao Mestre das Terras do Demo

Nasceu há oito anos o projeto Revista Literária “aquilino”. Tendo como propósito homenagear o escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, promover a sua obra de mais de cinco décadas e cativar novos leitores, um novo número foi apresentado na tarde de 24 de novembro, na Sala Museu do Centro de Artes. O número 4 da Revista Literária “aquilino” é dedicado aos prefácios de Aquilino Ribeiro em obra alheia, reunindo mais de três dezenas de textos com assinatura do Mestre, confirmando a capacidade literária, a cultura e a dimensão nacional e internacional do escritor das Terras do Demo. A edição da “aquilino” é da responsabilidade do Município de Sernancelhe, tendo como Diretor Paulo Neto, e na cerimónia de apresentação estiveram Maria Eugénia Pereira, da Universidade de Aveiro, e os autarcas de Sernancelhe, Carlos Silva, de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e de Vila Nova de Paiva, José Morgado.

SERNANCELHE PAGA EM MÉDIA EM 4 DIAS, ESTÁ NO RANKING DOS 7 MELHORES DO DISTRITO E ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS DO PAÍS COM MELHOR EFICIÊNCIA FINANCEIRA

SERNANCELHE PAGA EM MÉDIA EM 4 DIAS, ESTÁ NO RANKING DOS 7 MELHORES DO DISTRITO E ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS DO PAÍS COM MELHOR EFICIÊNCIA FINANCEIRA

O Município de Sernancelhe paga em média aos seus fornecedores em quatro dias, está entre os sete melhores municípios do Distrito de Viseu e destaca-se nos 100 com melhor eficiência financeira em Portugal. Quem o diz é o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente ao ano de 2017, apresentado em outubro, um trabalho realizado por especialistas da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. O Anuário da Ordem dos Contabilistas Certificados foi elaborado em colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Universidade do Minho.

 Concelho de Sernancelhe no roteiro dos carros clássicos do distrito de Viseu

Concelho de Sernancelhe no roteiro dos carros clássicos do distrito de Viseu

Sernancelhe, Lapa, Tabosa do Carregal, Freixinho, Fonte Arcada e Ferreirim foram as localidades do Concelho que receberam, durante o dia 17 de novembro, a visita de 60 carros clássicos, numa iniciativa organizada pela casa do pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e Grupo Visiense dos amigos dos clássicos, com a colaboração do Município de Sernancelhe e juntas de freguesia.

quarta-feira, 31 outubro 2018 17:11

SERNANCELHE, TERRA DA CASTANHA

festa da castanha IMG 0570 31

SERNANCELHE, TERRA DA CASTANHA

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpriu este ano 26 edições. É o evento com maior longevidade do Concelho, uma festa da tradição e da identidade, um evento que alia a cultura à economia, o saber ancestral às novas dinâmicas do sector agrícola, promovendo o Concelho como um espaço de referência na produção de castanha da variedade Martinha no nosso País. A edição de 2018, que decorreu nos dias 26, 27 e 28 de outubro, voltou a afirmar Sernancelhe como a Terra da Castanha, e foram vários os momentos altos: apresentação do livro “Sernancelhe, o Castanheiro e a Castanha”, um projeto em parceria com a UTAD a abertura do evento pelo Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Norte, Freire de Sousa, os passeios BTT e Pedestre pela Rota da Castanha e do Castanheiro, e uma extraordinária cobertura pela Comunicação Social, onde não faltou a transmissão do programa “Aqui Portugal”, da RTP.

Município de Sernancelhe e UTAD criam Manual de boas práticas do Castanheiro e da Castanha

Município de Sernancelhe e UTAD criam Manual de boas práticas do Castanheiro e da Castanha

A edição deste ano da Festa da Castanha vai trazer um Manual de boas práticas do Castanheiro e da Castanha. O livro “Sernancelhe, o Castanheiro e a Castanha” foi criado pelo Município e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem por finalidade apoiar os produtores na cultura do castanheiro, desde a compra das árvores, à enxertia, controle de qualidade, combate de pragas, mostrando, em cada estação do ano e em cada mês, o que fazer no souto e quais as melhores técnicas a adotar. O Livro é o resultado de um Protocolo celebrado entre o Município e UTAD, que decorreu durante 36 meses, com 75 produtores de castanha de Sernancelhe, com campos de ensaio, dias abertos e muitas iniciativas pioneiras, procurando concretizar a ideia de trazer os conhecimentos científicos até aos agricultores.

 “A PRAÇA”, DA RTP, ESTEVE EM SERNANCELHE PARA MOSTAR O MELHOR DA TERRA DA CASTANHA

“A PRAÇA”, DA RTP, ESTEVE EM SERNANCELHE PARA MOSTAR O MELHOR DA TERRA DA CASTANHA

A repórter Rita Belinha esteve em Sernancelhe, na manhã de 22 de outubro, para registar o melhor da Terra da Castanha para o programa “A PRAÇA”, da RTP. Antecipando a Festa da Castanha, que decorrerá no próximo fim-de-semana, a televisão pública trouxe o seu programa das manhãs, apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, ao nosso Concelho e mostrou ao País e ao Mundo a dimensão cultural que o povo confere à castanha e a este fruto com que a natureza brinda as terras de mestre Aquilino Ribeiro.

Partilhar saberes  como forma de (inf)ormar  e educar…

Partilhar saberes como forma de (inf)ormar e educar…

O forno comunitário de Macieira transformou-se em centro de acolhimento da comunidade Pré-Escolar do concelho de Sernancelhe.

Uma experiência única que envolveu o CLDS, o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, a Escola Profissional de Sernancelhe, o Município de Sernancelhe, a União das Freguesias de Ferreirim e Macieira e as “Forneiras de Macieira”, para assinalar o dia da alimentação.

Centro Associativo de Tabosa da Cunha ao serviço da comunidade

Centro Associativo de Tabosa da Cunha ao serviço da comunidade

A Tabosa da Cunha tem a partir de ontem mais um espaço de convívio para toda a população. O antigo edifício da Escola Primária foi devidamente recuperado e transformado num centro associativo moderno e acolhedor que convida ao encontro e estimula o lazer em perfeito convívio. Neste espaço devidamente equipado, está instalada a exposição temática de artesanato do Senhor Lourival Lopes que em 2003 fez questão de a oferecer à Camara Municipal de Sernancelhe. Uma exposição que reúne mais de duzentas peças em madeira que representam várias atividades agrícolas e usos e tradições da Tabosa da Cunha.

Festa da Castanha nos dias 26, 27 e 28 de outubro. RTP já esteve em Sernancelhe a preparar o programa Aqui Portugal

Festa da Castanha nos dias 26, 27 e 28 de outubro. RTP já esteve em Sernancelhe a preparar o programa Aqui Portugal

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpre este ano 26 edições. É o evento com maior longevidade do Concelho, uma festa da tradição e da identidade, um evento que alia a cultura à economia, o saber ancestral às novas dinâmicas do sector agrícola, promovendo o Concelho como um espaço de referência na produção de castanha da variedade Martinha no nosso País. A edição de 2018 decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro, contando novamente com a parceria da RTP, através do programa "Aqui Portugal". A apresentadora Catarina Camacho esteve em Sernancelhe esta semana a preparar várias reportagens para exibir no dia 27.

Inatel trouxe “Sons de Filarmónicas” no Centro Histórico de Sernancelhe

INATEL TROUXE “SONS DE FILARMÓNICAS” AO CENTRO HISTÓRICO DE SERNANCELHE

A Fundação INATEL e o Município de Sernancelhe promovem, no dia 7 de outubro, no Centro Histórico, a iniciativa cultural “Sons de Filarmónicas”. Quatro concertos, muitos momentos musicais de grande qualidade, foi o que o público apreciou ao longo das duas horas de atuação da Filarmónica de Sernancelhe, da Banda Musical 81 de Ferreirim, da Sociedade Musical Vouzelense e da Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato. A manhã foi dedicada às orquestras juvenis e a tarde começou com o desfile desde a Câmara Municipal até ao Centro Histórico.

Momentos Doces com a Castanha de Sernancelhe

Associação Comercial e Industrial vai apresentar livro de receitas “Momentos Doces com a Castanha de Sernancelhe”

Em Sernancelhe a chegada do outono marca o início da contagem decrescente para mais uma época de castanha. Com a paisagem de castanheiros moldada com o verde dos ouriços, espera-se agora que abram e comece a cair o fruto que dá nome a este Concelho. A castanha martainha conheceu, nas últimas décadas, uma valorização extraordinária, confirmando-se como estratégica para a economia local e para as centenas de pessoas que hoje se dedicam à cultura do castanheiro. Vendida em fresco, em compotas, doces, ou adaptada à culinária, são múltiplas as utilizações possíveis com a castanha. Razão pela qual a Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe (ACIS) vai apresentar, no dia 28 de setembro, no Centro de Artes, o livro de receitas “Momentos Doces com a Castanha de Sernancelhe”, iniciativa incluída num Seminário que contempla ainda a apresentação do projeto “Castanha com Todos”, e o workshop “Cozinha criativa” e Sunset – Degustação de iguarias de castanha pela Escola Profissional de Sernancelhe.

 “Queremos uma Escola de qualidade, de referência e de excelência”

“Queremos uma Escola de qualidade, de referência e de excelência”

A receção aos professores no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na manhã de 12 de setembro, ficou marcada pela mensagem repetida por todos os intervenientes na sessão: Sernancelhe quer diferenciar-se por proporcionar ensino de qualidade às crianças e jovens, quer a escola focada nos alunos, maior envolvimento da comunidade, e trabalhar com responsabilidades partilhadas para ter uma escola de referência e de excelência.

Na memória de muitos sernancelhenses o Douro aponta para um tempo de vindimas, cestos de uvas, lagares. Era para lá que todos os anos partiam, em grande número, muitas vezes famílias completas, para um mês de trabalho, cortando e acarretando as uvas encosta acima que depois pisavam até de noite nas exigentes lagaradas. Era este processo que dava origem às pipas de vinho, transportadas depois até à margem do Rio, carregadas nos barcos rabelos e, percorrendo o Douro, chegavam a Gaia, onde o vinho envelhecia para depois partir para o Mundo. Foi essa memória que o Município e o CLDS-3G – Contrato Local de Desenvolvimento Social quiseram proporcionar aos sernancelhenses e, a propósito da Regata dos Barcos Rabelo no Douro, distinguiram cerca de 200 utentes dos Centros Lúdicos com um dia dedicado ao Douro e às suas riquezas.

UTENTES DOS CENTROS LÚDICOS FORAM AO DOURO VER A REGATA DOS BARCOS RABELO

Na memória de muitos sernancelhenses o Douro aponta para um tempo de vindimas, cestos de uvas, lagares. Era para lá que todos os anos partiam, em grande número, muitas vezes famílias completas, para um mês de trabalho, cortando e acarretando as uvas encosta acima que depois pisavam até de noite nas exigentes lagaradas. Era este processo que dava origem às pipas de vinho, transportadas depois até à margem do Rio, carregadas nos barcos rabelos e, percorrendo o Douro, chegavam a Gaia, onde o vinho envelhecia para depois partir para o Mundo. Foi essa memória que o Município e o CLDS-3G – Contrato Local de Desenvolvimento Social quiseram proporcionar aos sernancelhenses e, a propósito da Regata dos Barcos Rabelo no Douro, distinguiram cerca de 200 utentes dos Centros Lúdicos com um dia dedicado ao Douro e às suas riquezas.

 IGREJA ROMÂNICA E MUSEU PE. CÂNDIDO AZEVEDO REQUALIFICADOS

IGREJA ROMÂNICA E MUSEU PE. CÂNDIDO AZEVEDO REQUALIFICADOS

A Igreja Românica de Sernancelhe, construída em 1172, é um dos edifícios mais valiosos do Concelho. Pela sua antiguidade, pelo papel que desempenha na compreensão do românico em Portugal, pela singularidade do seu interior mas essencialmente pela harmoniosa proporcionalidade da fachada, do pórtico, com os trípticos escultóricos da fachada e a torre sineira. No sentido de garantir a preservação do imóvel, o Município e a Fábrica da Igreja de Sernancelhe coordenaram uma intervenção no valor de 288.367,35 Euros, comparticipados em 85% pela União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Norte2020 – Programa Operacional Regional Norte. O Museu Paroquial Padre Cândido foi também contemplado nesta operação, com todo o espaço interior reformulado, criação de informação turística e material promocional.

quinta-feira, 09 agosto 2018 08:26

SERNANCELHE NA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

SERNANCELHE NA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Sernancelhe foi uma das estreias da edição 80 da Volta a Portugal em Bicicleta. Ao acolher o arranque da 6ª etapa, com chegada em Boticas, a Terra da Castanha inscreveu o seu nome naquela que é a prova rainha do ciclismo português.

Com a Concentração junto ao Expo Salão e partida simbólica desse mesmo ponto, o pelotão da Volta a Portugal percorreu a Avenida das Tílias e seguiu em direção à Vila da Ponte, percorrendo a Estrada Nacional 226 até Lamego e daí até Boticas, em Trás-os-Montes.

segunda-feira, 06 agosto 2018 15:52

SER+CULTURA, CINCO DIAS DE FESTIVAL EM SERNANCELHE

SER+CULTURA

SER+CULTURA, CINCO DIAS DE FESTIVAL EM SERNANCELHE

Na Terra da Castanha o verão apresentou-se sob a forma de festival. Concertos, teatro, exposições, street art, literatura, multimédia e tasquinhas tomaram conta da Vila de Sernancelhe, este ano com a inovação de aproveitar o espaço do Expo Salão e o Centro Histórico. Mariza, no dia 1, e D.A.M.A, a 2, foram os cabeças de cartaz, concertos a que assistiram cerca de cinco mil pessoas. Nos dias 3, 4 e 5, o Ser+Cultura regressou às origens, ao Centro Histórico, e, tirando proveito de sete palcos, mais de três centenas de momentos culturais dominaram as noites quentes deste mês de agosto.

GRANDE ESPETÁCULO DOS D.A.M.A. NO SEGUNDO DIA DE SER+CULTURA, EM SERNANCELHE

GRANDE ESPETÁCULO DOS D.A.M.A. NO SEGUNDO DIA DE SER+CULTURA, EM SERNANCELHE

Aquela que é uma das bandas nacionais do momento prometia um espetáculo de grande qualidade em Sernancelhe, e cumpriu. Os D.A.M.A., criados em 2008, foram protagonistas de uma hora e meia de música, animação e uma empatia excecional com o público. Momentos vividos intensamente pela assistência, maioritariamente jovem, que marcou presença no Expo Salão. Antes dos D.A.M.A. decorreu o desfile de moda, que elegeu a Miss Távora 2018. O Ser+Cultura muda-se, ate domingo, dia 5, para o Centro Histórico de Sernancelhe, onde 7 palcos receberão dezenas de artistas de todo o País.

MARIZA ABRIU O SER+CULTURA FUSION 2018

MARIZA ABRIU O SER+CULTURA FUSION 2018

Três mil pessoas assistiram ao concerto de Mariza, no Expo Salão, naquele que foi o primeiro momento de abertura do evento Ser+Cultura Fusion, que decorre até 5 de agosto, em Sernancelhe. Mariza, uma das artistas mais aplaudidas do circuito mundial da World Music, proporcionou um espetáculo de quase duas horas, muito aplaudido pelo público. Segue-se, no dia 2, os DAMA, a banda do momento em Portugal.

6ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta arranca em Sernancelhe, no dia 8 de agosto

6ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta arranca em Sernancelhe, no dia 8 de agosto

Sernancelhe vai receber, pela primeira vez na sua história, o arranque de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. Serão 165,4 km que os ciclistas da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta terão pela frente quando partirem de Sernancelhe, no dia 8 de agosto, para chegarem a Boticas.

Recorde-se que no dia anterior, a 7 de agosto, é o dia de paragem da caravana, depois de terem chegado a Viseu no dia 6 de agosto à avenida Europa.

 Concluída a recuperação da igreja Românica de Sernancelhe                         

CONCLUIDA A RECUPERAÇÃO DA IGREJA ROMÂNICA DE SERNANCELHE

Está concluída a recuperação do interior da Igreja Românica de Sernancelhe. Por iniciativa do Município de Sernancelhe, o imóvel foi alvo de uma operação de conservação e restauro, no valor de 288.367,35 Euros, comparticipados em 85% pela União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Norte2020 – Programa Operacional Regional Norte, permitindo salvaguardar os elementos patrimoniais daquele templo, que contemplou ainda o Museu Paroquial Padre Cândido, a colocação de informação turística e a criação de material promocional.

Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira comemora 10 anos 

Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira comemora 10 anos

Foi precisamente em 26 de julho de 2008 que a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira abriu ao público. Aproveitando o edifício da antiga Escola Primária, o Município fez nascer naquele local um espaço de cultura e batizou-o com o nome de um dos mais destacados sernancelhenses, Abade Vasco Moreira, célebre pelos seus estudos arqueológicos, etnográficos e históricos em Sernancelhe e no Concelho de Tarouca, onde foi pároco em São João de Tarouca. Dez anos depois, a Biblioteca quis assinalar a data com várias atividades, que juntaram crianças e seniores do concelho para uma jornada de alegria e encontro de gerações.

Sernancelhe na rota do moto turismo nacional com a 6ª Concentração Motard Os Amigos Binantes

Sernancelhe na rota do moto turismo nacional com a 6ª Concentração Motard Os Amigos Binantes

Cerca de três centenas de motards de todo o País estiveram presentes na 6ª Concentração “Os Amigos Binantes”, que decorreu no fim-de-semana de 20 a 22 de julho, na margem direita do Rio Távora, na Vila da Ponte, Sernancelhe. Convívio, boa gastronomia e uma paisagem deslumbrante foram as recompensas que estes visitantes levaram no regresso. A iniciativa deste ano culminou com um passeio moto-turístico pelo Concelho, onde o Santuário da Lapa e a beleza da aldeia da Faia estiveram nos pontos obrigatórios de passagem e paragem.

Apresentado plano para combater alterações climáticas nos 19 concelhos da CIM Douro

Apresentado plano para combater alterações climáticas nos 19 concelhos da CIM Douro

O território da CIM Douro, de que Sernancelhe faz parte com mais 18 municípios, está preocupado com as alterações climáticas e os impactos que as mesmas poderão representar para o futuro da região. Por isso a CIM candidatou-se ao Plano de Ação Intermunicipal para as Alterações Climáticas do Douro e está a desenvolver uma estratégia com o objetivo de criar soluções para que permitam responder de forma sustentável a fenómenos como as profundas mudanças provocadas por secas extremas, falta de água, incêndios florestais e chuvas intensas. Este plano, que deverá ser adotado por todos os municípios da CIM, foi apresentado no dia 19 de julho, em Tabuaço, à margem de um Fórum que traz à região alguns dos maiores especialistas da matéria.

SERNANCELHE DISTINGUE CAVACO SILVA COM A MEDALHA DE HONRA DO CONCELHO

SERNANCELHE DISTINGUE CAVACO SILVA COM A MEDALHA DE HONRA DO CONCELHO

Oito anos depois da última visita a Sernancelhe, Cavaco Silva, antigo primeiro-ministro e antigo Presidente da República, regressou ao Concelho para ser distinguido com a Medalha de Honra. Numa cerimónia no Expo Salão, equipamento que inaugurou em 2010, o antigo Chefe de Estado lembrou a história que o liga a Sernancelhe, a relação que mantém com este território desde 1992, e elogiou o trabalho que tem sido realizado pelos executivos municipais para dotarem o Concelho de equipamentos e condições para melhorarem a qualidade de vida da população.

CENTROS LÚDICOS DO CONCELHO FESTEJAM O S. JOÃO NA FREGUESIA DA CUNHA

CENTROS LÚDICOS DO CONCELHO FESTEJAM O S. JOÃO NA FREGUESIA DA CUNHA

Os Centros Lúdicos do Concelho de Sernancelhe festejaram, na tarde de 24 de junho, o S. João na Freguesia da Cunha. Cerca de duas centenas de pessoas, em representação dos onze espaços recreativos e culturais a funcionar no Concelho, desfilaram no largo de festas, entoando as modas tradicionais daquela quadra festiva, e mostrando os seus coloridos trajes. As coreografias também estiveram em evidência, demonstrando muito trabalho de preparação por parte do Contrato Local de Desenvolvimento Social CLDS-3G, projeto que há vários anos gere e dinamiza os centros lúdicos nas diferentes comunidades do nosso Concelho.

 FERNANDO PAULO BAPTISTA APRESENTOU, EM SERNANCELHE, LIVRO DEDICADO AO PAPA FRANCISCO

FERNANDO PAULO BAPTISTA APRESENTOU, EM SERNANCELHE, LIVRO DEDICADO AO PAPA FRANCISCO

Fernando Paulo do Carmo Baptista apresentou, no dia 15 de junho, no Auditório Municipal de Sernancelhe, a obra “A Sinfonia Universal do Amor Fraterno no Trajecto Ascensional da Humanização do Mundo”, dedicada ao Papa Francisco. Aura Miguel, Jornalista da Rádio Renascença e vaticanista acreditada na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi a personalidade convidada para a cerimónia de lançamento do livro, que contou ainda com as intervenções do Oliveira Cruz, Presidente da Associação Piaget Internacional e das Edições Piaget, e Diamantino Duarte, Pároco de Moimenta da Beira, Doutorado em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

CAMINHADA NA ROTA DOS ENCANTOS DA SERRA DA ZEBREIRA: HÁ CINCO ANOS A DESCOBRIR A ALDEIA DE MACIEIRA

CAMINHADA NA ROTA DOS ENCANTOS DA SERRA DA ZEBREIRA: HÁ CINCO ANOS A DESCOBRIR A ALDEIA DE MACIEIRA

Cinco anos depois e cinco edições decorridas, a Caminhada que a aldeia de Macieira idealizou em 2014 continua a ser uma referência no concelho e na região. Este ano aconteceu a 10 de junho, no Dia de Portugal, e nem o mau tempo escondeu a beleza do planalto da Serra da Zebreira, a caminho dos mil metros de altitude. Com o verde a dominar a paisagem e os campos a transbordarem água, apenas o nevoeiro cerrado impediu que se divisasse na linha do horizonte a Serra da Estrela e o Marão, a Barragem do Vilar e o Castelo de Penedono.

 CLDS E GNR REALIZAM AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE TRATORES AGRÍCOLAS NA FREGUESIA DO CARREGAL

CLDS E GNR REALIZAM AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE TRATORES AGRÍCOLAS NA FREGUESIA DO CARREGAL

A agricultura é a base económica do Concelho de Sernancelhe. Em todas as freguesias são centenas de pequenos agricultores que desenvolvem as suas atividades com recurso a máquinas agrícolas, com particular destaque para os tratores. Porém, face ao número de acidentes registados no Distrito de Viseu, nos últimos anos, o CLDS - 3G – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Sernancelhe, no âmbito do Aproximar+, Eixo 3: Capacitação da Comunidade e das Instituições, promoveu na tarde de 7 de junho, na antiga Escola Primária do Carregal, uma sessão para a população local. A ação foi desenvolvida pelo Sargento-Chefe Jorge Leitão, do Destacamento da GNR de Moimenta da Beira.

Aquilino Ribeiro, o Carregal e a Lapa na rota do projeto “Somos Douro”

Aquilino Ribeiro, o Carregal e a Lapa na rota do projeto “Somos Douro”

Aquilino Ribeiro e as Terras do Demo ocuparam o cartaz da programação do projeto “Somos Douro”, de dia 6 de junho. Um roteiro pelo Carregal, Tabosa e Lapa, tendo como guia o historiador Alberto Correia e a companhia de Aquilino Machado, neto do escritor, e uma conversa com a professora Serafina Martins na Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, na Tabosa, foram os dois momentos selecionados para Sernancelhe. O coro alto do templo foi pequeno para as cerca de duas centenas de pessoas que assistiram à iniciativa dedicada a Aquilino Ribeiro e inserida no Festival que começou a 1 de junho e prolonga-se até dia 17, tendo a chancela da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

 Feira Aquiliniana, um evento que celebra duas marcas de Sernancelhe: Aquilino Ribeiro e o Santuário da Lapa

FEIRA AQUILINIANA, O EVENTO QUE PROMOVE A LAPA E AQUILINO RIBEIRO, DOIS SÍMBOLOS DE SERNANCELHE

A Lapa e Aquilino Ribeiro são duas marcas incontornáveis de Sernancelhe. Com mais de cinco séculos, a Lapa é reconhecido como um dos principais centros de romagem em Portugal, mantendo até hoje um sentido religioso notável; Aquilino é um dos mais reconhecidos escritores portugueses do século XX, que mereceu honras de Panteão Nacional, em 2007. Nos dias 17 e 18 de junho, na Lapa, o Município de Sernancelhe recriou, com rigor histórico e etnográfico, as romarias da Lapa do tempo de Aquilino Ribeiro, proporcionando aos milhares de visitantes um “regresso” ao passado, uma “viagem” pela identidade das nossas terras e das nossas gentes.

Sernancelhe cumpre a “viagem” histórica ao tempo de Aquilino Ribeiro com a Feira Aquiliniana

Sernancelhe cumpre a “viagem” histórica ao tempo de Aquilino Ribeiro com a Feira Aquiliniana

Em dez anos de realização, a Feira Aquiliniana tem sido decisiva para a divulgação do escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro e do território que marcou a sua vida e obra. A Lapa, centro de romagem de dimensão mundial, foi um dos lugares cimeiros na mundividência aquiliniana, referida pelo escritor em dezenas de obras, sendo aliás "protagonista" de vários dos seus livros. É por isso notável o trabalho do Município ao recriar, no evento Feira Aquiliniana, o homem e o meio, conferindo-lhe uma dimensão humanizada que muito contribui para a identidade do território e, em particular, para a legitimação da Lapa como notável terra de fé e de história. Hoje foi o primeiro dia do evento Feira Aquiliniana e amanha, domingo, cumpre-se a “viagem” histórica a este pedaço da nossa história e da nossa cultura. Vale a pena participar neste momento único, precisamente quando as Terras do Demo de Mestre Aquilino são recriados e revividas.

 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SERNANCELHE CELEBROU DIA DA CRIANÇA COM TODOS OS ALUNOS DO CONCELHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SERNANCELHE CELEBROU DIA DA CRIANÇA COM TODOS OS ALUNOS DO CONCELHO

Há datas do nosso calendário que, mais do que serem cumpridas, devem ser festejadas. O dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, é uma delas. E, por isso, o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues abriu as portas a todos os alunos do concelho e proporcionou-lhe um dia repleto de atividades desportivas, recreativas e culturais, uma jornada de festa para os alunos dos diferentes níveis escolares. O sucesso da iniciativa quantifica-se pelas gargalhadas e sorrisos dos mais novos e é resultado do trabalho do Agrupamento, da Escola Profissional de Sernancelhe, do Município, da Biblioteca Abade Vasco Moreira e da Associação de Pais, contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, Santa Casa da Misericórdia, Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde de Sernancelhe e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sernancelhe.

Concurso Nacional de Leitura

Sernancelhe organizou a fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Sernancelhe organizou, no dia 18 de maio, a fase intermunicipal da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A iniciativa, promovida pelo Plano Nacional de Leitura – Ler+, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, foi um extraordinário momento de promoção da leitura e da literatura, que reuniu cerca de meia centena de alunos dos diversos ciclos escolares dos concelhos da CIM-Douro. O Auditório Municipal recebeu a prova espetáculo, tendo decorrido durante a manhã as provas escritas no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe e uma visita guiada ao Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal. A RTP, parceira do evento, esteve em direto de Sernancelhe para o programa “Agora Nós”.

Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Secretário de Estado das Autarquias Locais assina contrato de financiamento para ampliação do Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Com apenas três anos de funcionamento o Conservatório Regional de Música de Ferreirim assume agora a necessidade de ampliar instalações para responder ao maior número de alunos que querem aprender música. Depois de no dia 22 de abril ter atuado na Casa da Música, no Porto, recebeu no dia 8 de maio o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, para a assinatura do contrato de financiamento da obra de reabilitação do anexo, ligação coberta entre os edifícios e adaptação geral para escola de Música. O custo total da obra é de 83.538,94 Euros, financiado em 35.700,25 Euros pela Direção Geral das Autarquias Locais e em 47.838,69 Euros pelo Município de Sernancelhe.

Sernancelhe distinguiu 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet constou do cartaz das comemorações

Sernancelhe distinguiu 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet constou do cartaz das comemorações

Quarenta e quatro anos depois do 25 de abril de 1974, o Município de Sernancelhe distinguiu, durante as comemorações daquela data, com a Medalha de Serviço Público, 18 obreiros do poder local concelhio: os presidentes de junta que estiveram ao serviço das freguesias do Concelho. Mantendo o figurino das comemorações anteriores, a cerimónia decorreu no espaço exterior dos Paços do Concelho e culminou com o concerto de André Sardet no Expo Salão.

 Casa da Música esgotou para assistir ao concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim

CASA DA MÚSICA ESGOTOU PARA ASSISTIR AO CONCERTO DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE FERREIRIM

Os mil lugares da Sala Suggia, da Casa da Música do Porto, foram totalmente preenchidos para o Concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, no dia 22 de abril de 2018. Depois de anunciada a atuação da Orquestra de Sopros e Percussão desta escola de música, e que contou também com alunos do polo de Penalva do Castelo, em pouco mais de uma semana os bilhetes foram todos reservados e o momento ficou registado como memorável para os jovens músicos e para o Concelho de Sernancelhe.

Sernancelhe distingue 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet no cartaz das comemorações

Sernancelhe distingue 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet no cartaz das comemorações

Sernancelhe distingue 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet no cartaz das comemorações

Quarenta e quatro anos depois do 25 de abril de 1974, o Município de Sernancelhe vai distinguir, durante as comemorações desta data, com a Medalha de Serviço Público, 18 obreiros do poder local concelhio: os presidentes de junta que estiveram ao serviço das freguesias pelo menos durante dois mandatos consecutivos. Mantendo o figurino das comemorações anteriores, a cerimónia decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho e culminará com o concerto de André Sardet no Expo Salão.

Casa da Música esgotada para o concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Casa da Música esgotada para o concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Os mil lugares da Sala Suggia, da Casa da Música do Porto, estão já esgotados para o Concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim no dia 22 de abril de 2018. Depois de anunciada a atuação da Orquestra de Sopros e Percussão desta escola de música, e que conta também com alunos do polo de Penalva do Castelo, em pouco mais de uma semana os bilhetes foram todos reservados e adivinha-se uma atuação memorável para os jovens músicos e para o Concelho de Sernancelhe.

Sons da primavera chegaram a Sernancelhe pela mestria do pianista André Cardoso

Sons da primavera chegaram a Sernancelhe pela mestria do pianista André Cardoso

André Cardoso é um pianista de classe mundial. O concerto “para uma destra mão esquerda”, que proporcionou a cerca de 200 pessoas no Auditório Municipal de Sernancelhe, na noite de 7 de abril, comprova a qualidade deste jovem músico do nosso concelho, licenciado pela Universidade de Aveiro e com passagem pela École Normale de Musique de Paris, França. Regressado ao nosso País, assinou o evento “Lições dos Jovens Mestres”, onde Sernancelhe foi epicentro de manifestações musicais de grande nível, e dedica-se agora à pedagogia, sendo docente de piano na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, Açores.

Sernancelhe comemora Dia Mundial da Atividade Física com uma Caminhada & Corrida

Sernancelhe comemora Dia Mundial da Atividade Física com uma Caminhada & Corrida

O Setor de Desporto do Município de Sernancelhe realizou, no dia 6 de Abril, uma caminhada e corrida guiada, com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade da prática regular de exercício físico e do combate ao sedentarismo.

Apesar das condições climatéricas adversas, os participantes marcaram presença e a correr ou a caminhar percorreram as ruas de Sernancelhe.

 “Tons de Primavera”, de 6 a 14 de abril, com desporto, música, teatro e literatura

“Tons de Primavera”, de 6 a 13 de abril, com desporto, música, teatro e literatura

O Município de Sernancelhe estreia, entre 6 e 13 de abril, o formato cultural “Tons de Primavera”. Desporto, música, teatro e literatura completam um cartaz que alia uma caminhada/corrida noturna a um recital de piano; uma peça de teatro a uma conversa literária e ainda com uma campanha solidária e favor dos direitos das crianças. São várias as opções culturais e recreativas, para todos os públicos, que acontecerão em Sernancelhe, tendo como “palcos” o Auditório Municipal e a Biblioteca Abade Vasco Moreira.

Tendo como propósito oferecer ao público, em especial às crianças e jovens, opções culturais diversas, enquadradas nos seus currículos, e assinalar efemérides importantes do nosso calendário, os “Tons de Primavera” contarão com seis eventos distintos, três diurnos e três noturnos.

No dia 6 de abril, pelas 19:30 horas, em frente à Câmara Municipal, terá lugar a corrida/caminhada enquadrada no Dia Mundial da Atividade Física. No dia 7, pelas 21:00 horas, no Auditório Municipal, o pianista sernancelhense André Cardoso, mentor de “As Lições dos Jovens Mestres”, protagonizará o recital de piano “Para uma destra Mão Esquerda. No dia 10 de abril, pelas 21:00 horas, o Grupo de Teatro Filandorra representará no palco do Auditório a peça “A Farsa de Inês Pereira”.

Ao início da tarde de 12 de abril o Auditório Municipal assistirá à conversa com o escritor Francisco Bolila a propósito do livro “Que exagero!”, “a história de um menino aventureiro e sonhador. Onde os adultos veem perigo, ele só vê diversão e alegria. É a imaginação que lhe permite voar e sonhar, mas sem exagero”, como se lê na sinopse do livro no portal da Leya.

A 13 de abril, na Biblioteca Abade Vasco Moreira, a partir das 10:00 horas, decorrerá a campanha “Laço Azul” – Prevenção dos Maus Tratos na Infância. No mesmo dia, e também para o público infanto-juvenil, o Auditório Municipal assiste à conversa com a escritora Teresa Barranha a propósito do livro “Regal, defesa da aldeia”.

“Tons de Primavera” é um evento organizado pelo Município de Sernancelhe, com os apoios da Biblioteca Abade Vasco Moreira, Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sernancelhe e Aproximar – CLDS-3G, de Sernancelhe.

A Beleza da Primavera na 5ª Expo Jardim e Animais, no Expo Salão de Sernancelhe

A BELEZA DA PRIMAVERA NA 5ª EXPO JARDIM E ANIMAIS, NO EXPO SALÃO DE SERNANCELHE

Ao fim de cinco edições, a Expo Jardim e Animais encontrou a sua verdadeira “vocação”: a pedagogia. Por outras palavras, esta iniciativa, que acontece na primavera, logo depois do Dia da Árvore, é claramente uma oportunidade para as crianças e os jovens das escolas virem ao Expo Salão conhecer a natureza, com as suas plantas e os animais, os sons, as cores, e toda a vida que só esta estação do ano traz. Foi precisamente o que aconteceu no dia 23 de março, durante a tarde, naquela que foi a abertura do evento. Mais de duas centenas de alunos das escolas do Concelho passaram pelo certame e foram brindados com um espaço primaveril e, sem dúvida especial, com demonstrações da arte da falcoaria, proporcionadas pela Vivarte. Momentos muito especiais, sem dúvida marcantes, que garantem à Expo Jardim e Animais o rótulo de evento pedagógico, onde se mostra a natureza e se confirma a importância de todos aprendermos a preservá-la.

Sernancelhe recebeu ação de esclarecimento sobre prevenção de acidentes com tratores e máquinas agrícolas

Sernancelhe recebeu ação de esclarecimento sobre prevenção de acidentes com tratores e máquinas agrícolas

Portugal é o terceiro país da União Europeia com mais acidentes com tratores. Segundo dados da GNR, citada pelo jornal “Voz do Campo”, em 2017 morreram 61 pessoas ao volante de tratores. E entre 2013 e 2017 morreram em Portugal 358 pessoas em acidentes com tratores. Esta realidade, confirmada pela Autoridade Para as Condições do Trabalho (ACT) durante a sessão de esclarecimento realizada no Auditório Municipal de Sernancelhe, na manhã de 15 de março, justifica a tomada de medidas e comprova que no nosso País os acidentes de trabalho estão a aumentar, o que exige mais informação, mais prevenção e mais fiscalização por parte das autoridades.

 Equipa de Sapadores Florestais de Sernancelhe está já a trabalhar na floresta para proteger o Concelho

Equipa de Sapadores Florestais de Sernancelhe está já a trabalhar na floresta para proteger o Concelho

O Concelho de Sernancelhe é um território de montanha, extenso nos seus mais de 220 quilómetros quadrados de área, metade dos quais dominados por floresta. Ainda que o pinheiro e o carvalho preencham esta paisagem verde, na última década Sernancelhe viu a área de castanheiro duplicar e nos mosaicos das encostas e do planalto convivem árvores diversas que obrigam a cuidados especiais, que passam pela limpeza dos acessos florestais estratégicos, junto aos pontos de água, e ainda pela proteção e vigilância florestal nos períodos mais sensíveis. Foi esta a justificação para a criação da equipa de sapadores florestais, com cinco elementos, que começou a trabalhar já no terreno no dia 12 de março.

Milhares de visitantes e mais de 4 mil litros de sopa confecionados marcaram o 5º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos de Sernancelhe 

Milhares de visitantes e mais de 4 mil litros de sopa confecionados marcaram o 5º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos de Sernancelhe

O 5º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos de Sernancelhe, que decorreu no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de fevereiro, ficou marcado pela afirmação como um evento gastronómico de referência no norte do País. Mais de quatro mil litros de sopa foram confecionados por 17 associações, cerca de dez mil visitantes passaram pelo certame e o Concelho demonstrou estar à altura de preservar tradições, impulsionar a economia local através da promoção dos produtos da terra e promover Sernancelhe como território de cultura.

Secretário de Estado das Autarquias Locais inaugurou Praça Aquilino Ribeiro, Espaço de Apoio ao Cidadão, Sede da Associação de Caça, e abriu o 5º Festival de Sopas

Secretário de Estado das Autarquias Locais inaugurou Praça Aquilino Ribeiro, Espaço de Apoio ao Cidadão, Sede da Associação de Caça, e abriu o 5º Festival de Sopas

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Soares Miguel inaugurou, no dia 16 de fevereiro, o Espaço de Apoio ao Cidadão, a Sede da Associação de Caça Madrugadas, em Aldeia de Santo Estêvão, a Praça Aquilino Ribeiro, no Carregal, e abriu oficialmente o 5.º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, no Expo Salão de Sernancelhe.

Companhia de Teatro Filandorra trouxe “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, a Sernancelhe

Companhia de Teatro Filandorra trouxe “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, a Sernancelhe

A Filandorra – Teatro do Nordeste está a levar Gil Vicente às escolas da região. A iniciativa pretende teatralizar os textos vicentinos que integram os programas curriculares da disciplina de Português e mostrá-los ao público estudantil. O “Auto da Barca do Inferno” foi a peça que a Filandorra trouxe ao Auditório Municipal de Sernancelhe, na tarde de 31 de janeiro, para cerca de duas centenas de alunos e docentes do Agrupamento de Escolas e da ESPROSER - Escola Profissional.

Município promove desporto na terceira idade com a iniciativa "Dar vida aos anos com o boccia"

Município promove desporto na terceira idade com a iniciativa "Dar vida aos anos com o boccia"

O Programa de Atividade Física Sénior "Mexa-se", dinamizado há quase uma década pelo setor de Desporto do Município de Sernancelhe, tem proporcionado à população mais idosa do Concelho qualidade de vida e saúde com o desporto e a ginástica que leva às freguesias, de forma calendarizada. O boccia é também o exemplo de modalidade que colhe grande aceitação pela população e por isso tem merecido a realização de uma espécie de “campeonato”. Foi precisamente esse campeonato que aconteceu na tarde de 26 de janeiro, no Expo Salão, onde mais de duzentas pessoas participaram na iniciativa “Dar vida aos anos com o Boccia”.

 Cantar as janeiras, uma tradição que Sernancelhe sabe manter

Cantar as janeiras, uma tradição que Sernancelhe sabe manter

Preservar as tradições é um exercício difícil. Respeitar a identidade de um povo, o rigor dos seus rituais e manifestações é possível se conseguirmos obedecer a duas premissas essenciais: recolher e inventariar quadras e cantorias; e apelar aos anciãos para subirem ao palco e interpretarem temas que guardam nas suas memórias de infância e dos tempos de cultura das suas terras. É esta a fórmula em que assenta o Encontro de Cantadores de Janeiras, iniciativa organizada pelo Município de Sernancelhe, na tarde de 7 de janeiro, no Expo Salão, marcada pela presença de centenas de pessoas do concelho e da região e por uma festa da tradição, um momento de garantia da preservação do legado cultural que define o Concelho.

Mensagem de Natal

Caros amigos,

O Natal é uma das mais belas datas do nosso calendário, tanto pelo seu simbolismo como pelo tempo de reflexão que a todos desperta.

Porque mais um ano está a chegar ao fim e mais um ciclo se fecha, é tempo de olharmos para trás e evidenciarmos o caminho percorrido, confirmarmos as metas e objetivos cumpridos e, com a chegada do novo ano, desenharmos as linhas que serão orientadoras do futuro do nosso Concelho.

Por isso, não quero deixar de, nesta quadra natalícia, e na qualidade de Presidente da Câmara, endereçar uma mensagem de paz, de amizade e estima a todos vós, munícipes de Sernancelhe.

Neste Natal redobra também a saudade. Principalmente de tantos concidadãos nossos que passam o Natal nos países onde estão emigrados.

Cumprimento igualmente todos os sernancelhenses emigrantes e os residentes em qualquer ponto do nosso País que têm oportunidade de nos visitar neste Natal, desejando boa viagem e ótima estada por Sernancelhe, junto das vossas famílias.

A todos envio um forte abraço, desejando que a saúde e as realizações pessoais estejam sempre presentes nas vossas vidas.

Votos de Santo e Feliz Natal e um Ano Novo pleno de saúde e sucesso.

O Presidente da Câmara

Carlos Silva Santiago

 

Concerto de Natal

Conservatório Regional de Música de Ferreirim realizou Concerto de Natal no Expo Salão

O Conservatório Regional de Música de Ferreirim protagonizou um Concerto de Natal no Expo Salão de Sernancelhe, na tarde de domingo, 17 de dezembro, assistido por mais de três centenas de pessoas. Depois de terem realizado, no dia anterior, uma iniciativa semelhante, mas de cariz solidário, no salão dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, as crianças e jovens que frequentam o Conservatório mostraram os ensinamentos adquiridos ao longo do ano e recolheram merecidos aplausos do público.

 Lima Bastos apresentou “No Adeus à Sombra de Mestre Aquilino” e “O Retrato de Aquilino II”

Lima Bastos apresentou “No Adeus à Sombra de Mestre Aquilino” e “O Retrato de Aquilino II”

Manuel de Lima Bastos apresentou, na tarde de 16 de dezembro, no Auditório Municipal de Sernancelhe, as obras “No Adeus à Sombra de Mestre Aquilino” e “O Retrato de Aquilino II”. Com sala cheia, o autor que tem dedicado a sua pesquisa e escrita ao escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, ouviu palavras elogiosas de todos os oradores, destacando-se as intervenções do médico Jaime Milheiro, do editor fonográfico Arnaldo Trindade, e do Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago.

Sernancelhe celebra o Natal com as crianças das escolas

Festa de Natal das crianças assinalada com filmes, teatro e música

A poucos dias do Natal, e já com o fim do primeiro período escolar a acabar, as crianças das escolas do Concelho rumaram ao Expo Salão, no dia 15 de dezembro, para participarem na Festa de Natal. Esperava-os o Pai Natal, um filme alusivo à quadra, um concerto pelos professores e alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular, uma peça de teatro pela Filandorra e, por fim, uma prendinha de Natal para todos.

 Sernancelhe rende homenagem aos seniores com o “Natal Sem Idade”

Sernancelhe rende homenagem aos seniores com o “Natal sem Idade”

O “Natal sem Idade” é uma iniciativa única na região e que, a cada ano, ganha redobrado simbolismo pois pretende homenagear os seniores, a geração de pessoas que foram os obreiros do Concelho. Este ano, mais exatamente no dia 14 de dezembro, cerca de 1200 pessoas, de todas as freguesias, encheram o Expo Salão e participaram numa jornada de grande alegria, com boa disposição, em que a missa foi o momento mais marcante e vivenciado, antecipando a quada natalícia.

CLDS 3G E Esproser preparam peça de teatro “Sonho de Uma Noite de Natal” para os utentes dos Centros Lúdicos e Projeto Integrar

CLDS 3G E Esproser preparam peça de teatro “Sonho de Uma Noite de Natal” para os utentes dos Centros Lúdicos e Projeto Integrar

O Natal chegou mais cedo para os utentes dos centros lúdicos e do projeto Integrar do Concelho de Sernancelhe. Por iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-3G), em colaboração com a Escola Profissional de Sernancelhe (ESPROSER), cerca de duas dezenas de alunos daquela instituição de ensino levaram à cena, no Auditório Municipal, na tarde de 12 de dezembro, a peça de teatro “Sonho de uma noite de Natal”.

 Chosendo inaugurou a requalificação da fonte do Adro e paragem de autocarro no dia de Santa Bárbara

Chosendo inaugurou a requalificação da fonte do Adro e paragem de autocarro no dia de Santa Bárbara

Há muito que a comunidade de Chosendo vem cumprindo a tradição de celebrar, nos primeiros dias de dezembro, a Santa Bárbara. Ao longo dos anos a festa tem-se mantido fiel ao ritual religioso de subir, em procissão, até ao monte onde está a Capela e aí celebrar a missa, mas este ano, mais exatamente, no dia 10, a Junta de Freguesia aproveitou o momento para inaugurar a requalificação da fonte e paragem de autocarro.

segunda-feira, 11 dezembro 2017 17:03

Centro de Artes acolheu o Mercado de Natal

 Centro de Artes acolheu o Mercado de Natal

CENTRO DE ARTES ACOLHEU O MERCADO DE NATAL

O Centro de Artes de Sernancelhe acolheu o Mercado de Natal, uma organização do Município, incluída nas várias propostas para esta quadra e que juntou dezenas de comerciantes, entre produtores e associações locais, numa mostra que permitiu aos visitantes adquirirem prendinhas, decorações de Natal, provar os doces natalícios e confraternizar. Durante os dias 9 e 10 de dezembro, o Centro de Artes, em tempos conhecido como a casa dos artistas, e hoje sede de várias associações culturais, educativas e empresariais, ganhou um colorido marcadamente natalício, com a Aldeia Natal, as casas temáticas para a crianças e a sempre aguardada presença do Pai Natal.

 GIP de Sernancelhe e CLDS 3G apresentaram programa de educação de adultos

GIP de Sernancelhe e CLDS 3G apresentaram programa de educação de adultos

Num tempo em que as mudanças na sociedade ocorrem a grande velocidade, a população ativa é chamada a melhorar constantemente os seus níveis de educação e formação, bem como reciclar conhecimentos e ganhar novas competências. Para aqueles que estando a trabalhar, ou quem está em situação de desemprego, e tendo deixado a escola ainda muito novos, o programa Qualifica promete melhorar os níveis de qualificação e abrir novas oportunidades de empregabilidade, propondo como opção a educação para adultos, ou seja, dar equivalências e permitir a conclusão do 6.º, o 9.º e 12º anos de escolaridade. O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), de Sernancelhe, e o CLDS-3G, promoveram uma sessão informativa sobre o programa Qualifica, no dia 20 de novembro, no Auditório Municipal, em parceria com o Centro Qualifica de Moimenta de Beira.

Carlos Silva, autarca de Sernancelhe, eleito presidente da CIM Douro

Carlos Silva, autarca de Sernancelhe, eleito presidente da CIM Douro

Carlos Silva Santiago, presidente da Câmara de Sernancelhe, é o novo Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro - CIM Douro. Eleito entre os 19 autarcas que constituem aquele organismo, Carlos Silva tem como vice-presidentes Nuno Gonçalves, presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, e Domingos Carvas, presidente da Câmara de Sabrosa. Este foi o terceiro ato eleitoral para os órgãos desta estrutura administrativa, criada no âmbito da Lei 45/2008, e regida atualmente pela Lei 75/2013 de 12 de setembro, que estabelece o novo estatuto das entidades intermunicipais.

Praça Aquilino Ribeiro, em Carregal, uma homenagem ao mais ilustre filho da terra

Praça Aquilino Ribeiro, em Carregal, uma homenagem ao mais ilustre filho da terra

Está para breve a conclusão da obra da Praça Aquilino Ribeiro, na principal entrada da aldeia de Carregal, terra onde o escritor nasceu em 13 de setembro de 1885. Com a colocação dos seis painéis inspirados no livro “Cinco Réis de Gente”, romance de 1948, a praça assume a função de espaço de contemplação da vida e obra de Aquilino e, ao mesmo tempo, simboliza a ligação umbilical da comunidade àquele vulto das letras portuguesas. A construção da Praça Aquilino Ribeiro, cujo custo é de 137.825 euros, é da responsabilidade do Município de Sernancelhe, em colaboração com a Junta de Freguesia de Carregal.

Freguesia de Quintela inaugura capela de S. João Batista

FREGUESIA DE QUINTELA INAUGURA CAPELA DE S. JOÃO BATISTA

Há muito que a freguesia de Quintela, que inclui na sua área geográfica a Lapa, Almarigo, Cando e Moinhos do Vouga, apontava como obra prioritária uma capela que pudesse servir o propósito de espaço mortuário, com dignidade e condições, e que fosse central aos quatro povoados. A opção recaiu por uma construção de raiz, possível graças à parceria entre a Junta de Freguesia de Quintela e o Município de Sernancelhe. A Capela de S. João Batista foi inaugurada na tarde de 12 de novembro.

Feira de São Martinho

Feira de São Martinho, uma tradição perpetuada pelas crianças do Concelho

A tradição de assinalar o São Martinho mantém-se viva com a iniciativa das crianças e jovens das escolas do Concelho. O Agrupamento Padre João Rodrigues e a Escola Profissional de Sernancelhe (ESPROSER) protagonizaram, a propósito desta efeméride, uma feira onde os produtos da terra, as receitas da doçaria, a arte e o engenho de miúdos e graúdos encheu dezenas de barraquinhas e, em menos de uma hora, tudo se vendeu. Este ano foi a 9 de novembro, num dia de muito sol, fazendo jus ao verão de S. Martinho, e coincidindo com a Feira Quinzenal. O Expo Salão acolheu a iniciativa, que juntou cerca de 30 instituições e associações e promoveu um intercâmbio salutar com a comunidade em geral.

FRUSANTOS e SANTINI lançam gelado de castanha “Saudade”

FRUSANTOS E SANTINI LANÇAM GELADO DE CASTANHA “SAUDADE”

A Frusantos S.A., empresa do Concelho de Sernancelhe, e a histórica marca de gelados Santini estabeleceram uma parceria para a criação do Gelado de Castanha Saudade. O novo sabor celebra o Dia de São Martinho e chega às lojas a 10 de novembro, estando disponível durante uma semana.

A Castanha Saudade tem a particularidade de ser da variedade martainha, uma castanha que se apresenta mais doce, brilhante e fácil de descascar. É produzida em Sernancelhe (distrito de Viseu e inserida na região dos Soutos da Lapa), e 90% da sua colheita é feita manualmente.

CLDS-3G, GIP e Instituto Português da Juventude apresentaram programa “Empreende Já” aos jovens de Sernancelhe

CLDS-3G, GIP e Instituto Português da Juventude apresentaram programa “Empreende Já” aos jovens de Sernancelhe

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-3G), o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentaram aos jovens do Concelho de Sernancelhe, na manhã de 7 de novembro, o programa “Empreende Já”, iniciativa que apoia a criação e desenvolvimento de empresas e a empregabilidade.

 falgaros

Os fálgaros da Tabosa do Carregal são uma iguaria que desperta crescente curiosidade em todo o país.

Sabe-se muito pouco da origem da palavra "fálgaro" mas a história e os anciãos daquela localidade confirmam que o bolo nasceu no interior do Convento de Nossa Senhora da Assunção, mosteiro que ficou conhecido pela ligação a Cister. Mas foi graças à sensibilidade do executivo do Carregal, presidido por Vítor Rebelo, que os fálgaros ganharam lugar no roteiro da doçaria nacional e, agora, também a Rua Direita, dirigida por Paulo Neto, veio ver como se faz e quem faz este bolo conventual.

Nesse mesmo dia 2 de novembro, os jornalistas da Fugas, revista do jornal Público, estavam também em Sernancelhe para conhecer os Fálgaros, as Cavacas de Freixinho e as Queijadas de Castanha.

Aqui fica a reportagem da Rua Direita, condimentada com uma entrevista ao presidente da junta de freguesia de Carregal Vitor Rebelo.

 

Link da reportagem da Rua Direita: http://www.ruadireita.pt/ultima-hora/autarcas-do-seculo-xxi-vitor-rebelo-e-a-junta-do-carregal-tabosa-e-aldeia-de-so-estevao-20479.html

Castanha de Sernancelhe na Revista do Expresso de 4 de novembro.

Castanha de Sernancelhe na Revista do Expresso de 4 de novembro.

Sernancelhe foi a Lisboa com as castanhas no dia 24 e o Expresso registou o momento. Mais: destaca nesta edição o fruto da Terra da Castanha como "O sabor da estaçao", num especial sobre castanhas que pode ler na Revista "E" que acompanha o Expresso.

terça-feira, 31 outubro 2017 14:22

Sernancelhe é a Terra da Castanha!

Sernancelhe é a Terra da Castanha!

Sernancelhe é a Terra da Castanha!

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpriu este ano 25 edições. É o evento com maior longevidade do Concelho e uma manifestação cultural autêntica que começou em 1992. De então para cá conheceu muitos espaços diferentes, cresceu, mas manteve sempre o objetivo inicial: ajudar a promover a castanha de Sernancelhe, ser uma montra para produtores e empresas, permitir a venda daquele fruto e de todos os produtos da terra, impulsionar o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe. Certo é que as bodas de prata chegaram com a confirmação de que a Festa da Castanha alcançou todos os objetivos definidos e ainda logrou muito mais: registou, no país, a marca Terra da Castanha como um símbolo de Sernancelhe, que nos identifica e explica. Pedro Passos Coelho foi a figura nacional que abriu oficialmente o evento.

10º PASSEIO BTT TERRA DA CASTANHA, UM EVENTO DE REFERÊNCIA NACIONAL

10º PASSEIO BTT TERRA DA CASTANHA, UM EVENTO DE REFERÊNCIA NACIONAL

Sernancelhe organizou, no dia 29 de outubro, o 10º Passeio BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro, iniciativa que percorreu uma das maiores manchas de soutos da castanha martainha do nosso País e proporcionou a todos os amantes da modalidade experiências inesquecíveis pela natureza, pelo património e pela cultura desta terra da castanha.

Passeio Pedestre pelos soutos, à descoberta de Sernancelhe

Perto de seis centenas de pessoas, de várias regiões do nosso País, inscreveram-se no Passeio Pedestre Rota da Castanha e do Castanheiro, organizado pela Associação Ambula IPSS e pela Câmara Municipal de Sernancelhe, com o apoio da Escola Profissional de Sernancelhe.

terça-feira, 31 outubro 2017 10:28

Festa da Castanha em direto na Praça da RTP.

Festa da Castanha em direto na Praça, da RTP

FESTA DA CASTANHA EM DIRETO NA PRAÇA DA RTP.

Sernancelhe recebeu na manhã de 24 de outubro a Praça da RTP. Para o país e para o Mundo, a Rádio Televisão Portuguesa mostrou a Terra da Castanha, com muita alegria e festa, dando destaque ao “magusto de valores” com seniores e crianças, que alia a Festa da Castanha ao dia mundial da terceira idade (dia 28, sábado). A Escola Profissional de Sernancelhe mostrou a doçaria de castanha, onde os alunos e formadores do curso de Cozinha e Pastelaria preparam um doce de castanha para o concurso de Bolos de Castanha da Festa da Castanha.

quarta-feira, 25 outubro 2017 15:09

Festa da Castanha foi até Lisboa

 Festa da Castanha foi até Lisboa

Festa da Castanha foi até Lisboa. Ação promocional de Sernancelhe foi um sucesso

A poucos dias da 25ª edição da Festa da Castanha, Sernancelhe foi a Lisboa mostrar a castanha e promover o evento que é uma referência nacional nesta região do interior de Portugal. Milhares de pessoas passaram pelo stand de Sernancelhe na Praça Luís de Camões, provaram as castanhas assadas, a jeropiga e assistiram a um desfile da cultura e da etnografia da Terra da Castanha.

RTP vai estar em direto da Festa da Castanha de Sernancelhe

RTP VAI ESTAR EM DIRETO DA FESTA DA CASTANHA DE SERNANCELHE

No ano em que comemora 25 anos, a Festa da Castanha de Sernancelhe vai estar novamente em grande destaque no País e no Mundo através da RTP, com o Aqui Portugal, no dia 28 de outubro. Das 14:00 às 20:00 horas, o Expo Salão será uma janela para o mundo, a partir de onde Catarina Camacho, Joana Teles e Hélder Reis darão a conhecer a castanha, o património, o artesanato, a história, a gastronomia, a cultura e o turismo que define o nosso Concelho. Catarina Camacho já esteve por cá em reportagem, tendo registado o melhor da nossa terra, que será mostrado pela RTP no dia 28.

ação promocional da castanha em Lisboa

Sernancelhe organiza ação promocional da castanha em Lisboa, no dia 24 de outubro

A Festa da Castanha de Sernancelhe chega a Lisboa no dia 24 de outubro e traz à capital os sabores típicos da região, onde a castanha é a rainha. A iniciativa é da Câmara Municipal de Sernancelhe e tem como objetivo promover a Festa da Castanha de Sernancelhe, marcada para os dias 27, 28 e 29 de outubro neste concelho do distrito de Viseu.

 Órgãos Autárquicos tomaram posse no dia 15 de outubro

ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS TOMARAM POSSE NO DIA 15 DE OUTUBRO. PRESIDENTE DA CÂMARA, CARLOS SILVA, GARANTIU MANDATO DE RIGOR, RESPONSABILIDADE E VERDADE

Os órgãos autárquicos do Concelho de Sernancelhe, eleitos no dia 1 de outubro, tomaram posse no dia 15 de outubro, em cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Carlos Silva Santiago (PSD) foi empossado na qualidade de Presidente da Câmara e José Agostinho Aguiar (PSD) Presidente da Assembleia Municipal. Num concelho onde a participação eleitoral foi de 72 por cento, o Presidente da Câmara elogiou o povo e prometeu trabalho, rigor, responsabilidade e verdade.

Órgãos autárquicos tomam posse no dia 15 de outubro

Órgãos autárquicos tomam posse no dia 15 de outubro

Os órgãos autárquicos do Concelho de Sernancelhe, eleitos no dia 1 de outubro, tomam posse no dia 15 de outubro, pelas 15:30 horas, em cerimónia que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Depois de verificada a conformidade dos resultados eleitorais pela Assembleia de Apuramento Geral, na referida cerimónia serão instalados os membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, que iniciam um mandato de quatro anos à frente dos destinos do Concelho. Carlos Silva Santiago (PSD) é o Presidente da Câmara e José Agostinho Aguiar (PSD) o Presidente da Assembleia Municipal.

 Exposição “Breve História do Parlamentarismo Português”

Exposição “Breve História do Parlamentarismo Português”

A Biblioteca Abade Vasco Moreira acolheu a exposição “Breve História do Parlamentarismo Português”, pertencente ao espólio da Assembleia da República.

A exposição vai estar aberta ao público até dia 30 de outubro, mediante o horário da Biblioteca.

Apresentação do livro “Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”

MAIS DE DUAS CENTENAS DE PESSOAS NA APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA

Mais de duas centenas de pessoas assistiram, ao fim da tarde de 8 de agosto, no Largo da Junta de Freguesia de Macieira, à apresentação do livro “Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”, obra da autoria de José Maria Caria. Considerado um trabalho de grande valia etnográfica, o livro retrata a pequena comunidade de Macieira, a aldeia conhecida como a “Pérola da Zebreira”, que exibe marcas diferenciadoras a altitude a mais de 900 metros, o granito amarelo, a paisagem de montanha, as gentes e uma cultura rural muito peculiar.

segunda-feira, 25 setembro 2017 18:08

Bispo D. Manuel da Silva Martins morreu este domingo

Bispo D. Manuel da Silva Martins morreu este domingo

Bispo D. Manuel da Silva Martins morreu este domingo, 24 de setembro. Concelho de Sernancelhe distinguiu-o em 2014 com a Medalha de Honra do Concelho


D. Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu este domingo, aos 90 anos. Conhecido pela sua ação de denúncia das situações de fome e de injustiça social, foi distinguido, em 2014, pelo Concelho de Sernancelhe, durante as comemorações do 25 de abril, com a Medalha de Honra, tendo mantido com Sernancelhe uma relação de grande proximidade e amizade materializada pelas inúmeras vezes que nos visitou e nas diversas manifestações culturais em que deu o seu extraordinário contributo. Ficou célebre para nós a sua frase: "Nunca vi o Dia da Liberdade celebrado com tanta fidalguia e verdade como em Sernancelhe".

13.º Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra

David Carreira trouxe milhares de pessoas ao 13.º Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra

O conhecido artista David Carreira fez convergir para Sernancelhe milhares de pessoas, protagonizando uma enchente nesta 13ª edição do Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra de Sernancelhe. O certame, que começou no dia 3 de agosto com as atuações de Augusto Canário, Adriana Lua, no dia 4, e Anjos, no dia 5, manteve a fórmula que o carateriza, associando o conceito de evento de verão à vertente comercial, com perto de uma centena de expositores, stands, tasquinhas, automóveis, artesanato e diversões.

LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA

LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA, VAI SER APRESENTADO NO DIA 8 DE AGOSTO

“Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”. É este o título do livro da autoria do macieirense José Maria Caria, que retrata a pequena comunidade de Macieira, a aldeia conhecida como a “Pérola da Zebreira”, que exibe como marcas a altitude a mais de 900 metros, o granito amarelo, a paisagem de montanha, as gentes, os ritos e rituais e uma cultura rural muito peculiar. O livro conta o prefácio do Dr. Juiz Rui Manuel Ataíde de Araújo e vai ser apresentado, no dia 8 de agosto, pelas 19 horas, no largo da Junta de Freguesia de Macieira.

Noite de folclore com a atuação do Rancho da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro

Noite de folclore com a atuação do Rancho da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro

O Rancho da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, Brasil, foi o convidado do honra do festival de folclore que o Município de Sernancelhe organizou, na noite de 25 de julho, e que contou também com as atuações do Rancho das Arnas e do Rancho de Sernancelhe.

A iniciativa, assistida por mais de duas centenas de pessoas, inseriu-se na visita que a Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, Brasil, está a efetuar pela Europa, procurando estreitar relações e trocar experiências culturais entre os dois povos.

Concentração “Os Amigos Binantes” trouxe centenas de motards a Sernancelhe

Rallye deu espetáculo pelas estradas de Sernancelhe

A parceria entre os municípios de Sernancelhe e Aguiar da Beira garantiu um fim-de-semana de espetáculo automóvel pelas estradas de ambos os concelhos. Nos dias 21 e 22 de julho, decorreu mais uma edição do Rallye Sernancelhe/Aguiar da Beira, uma prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, com o apoio da ARC Sport e chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

segunda-feira, 24 julho 2017 13:43

A 5ª Concentração Motard "Os Amigos Binantes"

A 5ª Concentração Motard "Os Amigos Binantes"

Concentração “Os Amigos Binantes” trouxe centenas de motards a Sernancelhe

O Grupo Motard “Os Amigos Binantes”, de Vila da Ponte, Concelho de Sernancelhe, organizou, de 21 a 23 de julho, a 5ª Concentração Motard, no parque de Festas da Vila da Ponte, na margem direita do Rio Távora, um espaço dominado por uma paisagem extraordinária, equipado com anfiteatro, parque de estacionamento, espaço de desportos e uma localização privilegiada (junto à Estrada Nacional 226), que muito agrada às centenas de moto turistas que todos os anos percorrem o País para estar presentes no encontro dos “Amigos Binantes”.

Feira Aquiliniana, o evento que promove a Lapa e Aquilino Ribeiro, dois símbolos de Sernancelhe

Feira Aquiliniana, o evento que promove a Lapa e Aquilino Ribeiro, dois símbolos de Sernancelhe

A Lapa e Aquilino Ribeiro são duas marcas incontornáveis de Sernancelhe. Com mais de cinco séculos, a Lapa é reconhecido como um dos principais centros de romagem em Portugal, mantendo até hoje um sentido religioso notável; Aquilino é um dos mais reconhecidos escritores portugueses do século XX, que mereceu honras de Panteão Nacional, em 2007. Nos dias 17 e 18 de junho, na Lapa, o Município de Sernancelhe recriou, com rigor histórico e etnográfico, as romarias da Lapa do tempo de Aquilino Ribeiro, proporcionando aos milhares de visitantes um “regresso” ao passado, uma “viagem” pela identidade das nossas terras e das nossas gentes.

sexta-feira, 07 julho 2017 14:34

Ser+Cultura em direto na Praça, da RTP

Ser+Cultura em direto na Praça, da RTP

No arranque da 4ª edição do Ser+Cultura, de Sernancelhe, a RTP esteve em direto e mostrou a essência de um evento que junta diversão, pedagogia e cultura ao património único do Centro Histórico da vila.

Rita Belinha, a repórter que esteve em Sernancelhe, levou à Praça momentos com os seniores em atividade física, a literatura e a leitura com a hora do conto e as artes plásticas, com os mais novos a executarem atividades tão belas quanto enriquecedoras.

Miguel Gameiro/Pólo Norte, Mara Pedro, Patrícia Teixeira e Nuno Norte na edição deste ano do SER+Cultura

Sernancelhe organizou, nos dias 7, 8 e 9 de julho, o festival de cultura SER+CULTURA, evento que aconteceu no Centro Histórico da Vila, e cujo cartaz apresentou, este ano, nomes de artistas nacionais como Miguel Gameiro e Pólo Norte, a fadista Mara Pedro, Patrícia Teixeira, finalista do The Voice Portugal, e ainda Nuno Norte, vencedor da 1ª edição do Ídolos. De resto, este festival de cultura manteve o alinhamento das anteriores edições, não faltando a componente desportiva e solidária com a caminhada e trail solidário pelo “castanheiro em flor”, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Novidade mesmo foi a presença da RTP, na manhã de 7 de julho, que transmitiu em direto para o programa  A Praça três reportagens sobre o evento, facto que muito concorreu para a promoção de Sernancelhe, em especial junto das comunidades emigrantes.

 Piscina de Sernancelhe completou 25 anos. Momento evocativo lembrou a ação pioneira do concelho em 1992

Piscina de Sernancelhe completou 25 anos. Momento evocativo lembrou a ação pioneira do concelho em 1992

O Boletim Informativo da Câmara Municipal de Sernancelhe, do primeiro trimestre de 1992, dava conta, pela primeira vez, de que a Piscina já funcionava, acolhendo crianças de 21 escolas, 40 professores e cerca de 466 alunos. As aulas de natação eram ministradas pela Direção Geral dos Desportos de Viseu e eram definidos os objetivos centrais para aquele equipamento, ao qual foi associada a máxima “vamos aprender a nadar”. Poucos meses depois, mais concretamente em 13 de junho desse mesmo ano 1992, a Piscina Municipal era inaugurada pelo Diretor Geral dos Desportos e pelo Governador Civil de Viseu, sendo Presidente da Câmara José Mário de Almeida Cardoso.

 Chosendo inaugura Capela de São Miguel, o padroeiro da freguesia

Chosendo inaugura Capela de São Miguel, o padroeiro da freguesia

A freguesia de Chosendo inaugurou, na tarde de 11 de junho, na antiga Escola Primária, a Capela dedicada a São Miguel, o padroeiro da Freguesia. Ainda que a Igreja Paroquial, do século XVIII, lhe seja dedicada, e até o pequeno curso de água que atravessa a aldeia seja conhecido como Ribeiro de S. Miguel, Chosendo evidencia-se pela festa em Honra de Santa Bárbara, no inverno, e Sra. do Calvário, no terceiro domingo de agosto. Agora, e depois da requalificação do antigo espaço escolar, a aldeia vai passar a assinalar o S. Miguel na nova Capela, uma obra realizada através da parceria entre a Câmara e a Junta de Freguesia, que teve um custo de aproximadamente 60 mil euros.

 Município oferece ambulância no dia em que a Corporação homenageia Bombeiros

Município oferece ambulância no dia em que a Corporação homenageia Bombeiros

A Corporação de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, a menos de um ano de completar 60 anos de existência, homenageou, no dia 10 de junho, os Bombeiros Alberto Loureiro e José Araújo, que passam para Quadro de Honra, depois de 49 anos de voluntariado e dedicação ao concelho. O Município de Sernancelhe acedeu a que o momento acontecesse no Salão Nobre dos Paços do Concelho e procedeu à entrega da nova ambulância de transporte de doentes, a oitava viatura que oferece aos bombeiros nos últimos 17 anos.

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança: Bombeiros realizam simulacro no Agrupamento de Escolas. GNR e crianças desenvolvem ação de sensibilização dos condutores

O Dia Mundial da Criança está a ser assinalado em Sernancelhe, no Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, com várias atividades recreativas e culturais que ocupam todo o dia 1 de junho e que envolvem o Município de Sernancelhe, a Escola Profissional, a Biblioteca Abade Vasco Moreira, contando ainda com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários, GNR Escola Segura e Associação de Pais.

Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assinalou Dia Mundial da Criança

Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assinalou Dia Mundial da Criança

O Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assinalou, com um dia repleto de atividades, o Dia Mundial da Criança. No dia 1 de junho, data que o calendário reserva para os mais novos, a escola sede, em colaboração com o Município, a Escola Profissional e a Biblioteca Abade Vasco Moreira, e o apoio da Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários, GNR e Associação de Pais organizaram uma jornada memorável para as crianças, em que, na maior parte das atividades, as crianças foram verdadeiramente as grandes promotoras.

 Praça Aquilino Ribeiro está a ser construída na principal entrada da freguesia de Carregal

Praça Aquilino Ribeiro está a ser construída na principal entrada da freguesia de Carregal

Em maio, mais exatamente no dia 27, assinala-se a morte do escritor Aquilino Ribeiro. Este ano, nas Terras do Demo, a principal homenagem foi a reedição de mais uma das obras, no caso “O Homem da Nave”, mas a sua terra natal, o Carregal, iniciou, na principal entrada da aldeia, a construção de uma praça dedicada ao Mestre Aquilino Ribeiro, que deverá estar concluída dentro de dois meses e terá um custo de 137.825 euros. A obra é promovida pelo Município de Sernancelhe e Freguesia de Carregal.

Municípios apostados na reedição das obras de Aquilino Ribeiro. Depois de “Cinco Réis de Gente”, foi agora a vez de “O Homem da Nave”

Municípios apostados na reedição das obras de Aquilino Ribeiro. Depois de “Cinco Réis de Gente”, foi agora a vez de “O Homem da Nave”

As autarquias das Terras do Demo, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, no âmbito das parcerias estabelecidas com a Bertrand Editora e com a família do escritor sernancelhense, continuam a promover a reedição de obras emblemáticas do escritor Aquilino Ribeiro. Depois do lançamento da reedição de “Cinco de Gente”, no Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal, no dia 17 de setembro de 2016, com o patrocínio do Município de Sernancelhe, desta vez coube à autarquia de Moimenta da Beira a responsabilidade da reedição de “O Homem da Nave”, livro apresentado publicamente na tarde de 27 de maio, no Senhor da Aflição, em Soutosa, precisamente no dia em que se assinalavam 54 anos da morte do escritor. Estiveram presentes o neto do escritor, Aquilino Machado, o diretor da Bertrand Editora, Eduardo Boavida, Álvaro Domingues, que prefaciou a obra, e Henrique Monteiro, jornalista do Expresso.

TVI 24: Sernancelhe, a Castanha e Aquilino na EDP Running Wonders

A propósito da corrida mais bela do mundo, a meia maratona do “Douro Vinhateiro”, que acontecerá já no próximo dia 28 de maio, Sernancelhe, a Terra da Castanha e de Aquilino Ribeiro, foi tema de reportagem da TVI 24. Paulo Neto, da Direção da Confraria da Castanha Soutos da Lapa e Diretor da Revista Literária Aquilino, falou do Concelho de Sernancelhe, do fruto castanha e da sua importância económica no contexto do Douro Sul, e explicou a relação do Mestre Aquilino Ribeiro com a fauna e a flora deste território Património da Humanidade. Em direto na TVI24, e no curto tempo da entrevista, Sernancelhe mostrou as suas marcas, a sua identidade, exemplificando que é na diversidade do Douro Sul, na riqueza dos seus produtos endógenos e do imaterial que reside a potencialidade deste território e se abre o caminho para o futuro.

Expo Desporto e Saúde, o exemplo de um Concelho que promove a atividade física para toda a população

Expo Desporto e Saúde, o exemplo de um Concelho que promove a atividade física para toda a população

O Município de Sernancelhe organizou, nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Expo Salão, o Expo Desporto e Saúde, evento que acontece no mês do coração e que pretende demonstrar que um Concelho do interior do País pode ser impulsionador da atividade física junto de toda a população, independentemente da idade dos participantes.

 Aldeia de Macieira, a terra do granito, organiza a maior caminhada da região

Aldeia de Macieira, a terra do granito, organiza a maior caminhada da região

A aldeia de Macieira, Concelho de Sernancelhe, organiza já a maior caminhada de toda a região. Em apenas quatro edições, aquela comunidade, conhecida como a Pérola da Zebreira e a terra do granito, juntou, no dia 21 de maio, mais de quatro centenas de participantes para uma caminhada de 8,5 quilómetros, numa iniciativa que acontece graças ao envolvimento de toda a comunidade, a colaboração do Município de Sernancelhe e da União de Freguesias de Ferreirim e Macieira e de várias empresas da região.

Sernancelhe e Penedono juntos com o projeto “Aldeias Humanitar”

Sernancelhe e Penedono juntos com o projeto “Aldeias Humanitar”

O projeto “Aldeias Humanitar”, que visa a prestação de cuidados de saúde nos domicílios das pessoas que requerem cuidados continuados ou paliativos, ideia considerada pioneira em Portugal, foi apresentado no Expo Salão de Sernancelhe, no dia 19 de maio. Tendo como concelhos piloto Sernancelhe e Penedono, no âmbito da Rede Social de Saúde, este projeto tem como instituição âncora a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e o alto patrocínio da Presidência da República e da Fundação EDP.

quinta-feira, 25 maio 2017 16:14

Aldeias Humanitar

 humanitar

“Aldeias Humanitar” em destaque no País Positivo, suplemento do Jornal de Notícias e Diário de Notícias, edição de hoje, 25 de maio

O projeto “Aldeias Humanitar”, considerado pioneiro ao disponibilizar cuidados de saúde de proximidade às populações dos concelhos de Sernancelhe e Penedono, foi apresentado oficialmente em Sernancelhe no dia 19 de maio. Desenvolvido pela Rede Social e de Saúde, e tendo como instituição âncora a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e o alto patrocínio da Presidência da República, o projeto “Aldeias Humanitar” merece destaque no suplemento País Positivo, edição de hoje, 25 de maio, distribuído com o Jornal de Notícias e Diário de Notícias em todo o País.

 Crianças do Concelho de Sernancelhe decoraram Laço azul para assinalar o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Crianças do Concelho de Sernancelhe decoraram Laço azul para assinalar o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-3G), em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), e com a colaboração da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, Câmara Municipal de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas, Santa Casa da Misericórdia e Escola Profissional de Sernancelhe, assinalaram o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que se comemora em abril, com a decoração de um “Laço Azul” em frente ao edifício da Câmara Municipal. Cerca de duas centenas de crianças das escolas do Concelho participaram na comemoração.

 

Sernancelhe distinguiu mulheres autarcas no 25 de abril. Comemorações incluíram concerto de Marco Paulo

Sernancelhe distinguiu mulheres autarcas no 25 de abril. Comemorações incluíram concerto de Marco Paulo

No dia em que se assinalaram quarenta e três anos depois do 25 de abril de 1974, Sernancelhe homenageou as mulheres autarcas do concelho. Adélia Sobral, antiga Presidente da Assembleia Municipal, Luísa Monteiro, antiga Presidente da Junta de Freguesia de Vila da Ponte, e Fátima Salgado, ex-autarca da Sarzeda, foram distinguidas com a medalha de serviço público durante a sessão evocativa do Dia da Liberdade, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho na manhã de 25 de abril. As comemorações encerraram no Expo Salão com o concerto de Marco Paulo, inserido na “Tour 50 Anos” que o cantor realiza pelo País.
Durante as comemorações do 25 de abril Sernancelhe rendeu homenagem a três personalidades marcantes no percurso político do Concelho, reconhecidas como autarcas que desempenharam junto da população a sua missão de serviço público de forma elevada, o que lhes valeu a eleição por diversos mandatos, estando associadas a fases de grandes mudanças, a que responderam com liderança e ações pró-ativas em favor das pessoas.

terça-feira, 04 abril 2017 16:10

Sernancelhe organizou IV Expo Jardim e Animais

 Sernancelhe organizou  IV Expo Jardim e Animais

SERNANCELHE ORGANIZOU A IV EXPO JARDIM E ANIMAIS

Pelo quarto ano consecutivo Sernancelhe assinalou a chegada da primavera com o evento Expo Jardim e Animais, no Expo Salão. Entre 31 de março e 2 de abril, esteve patente ao público mais de duas dezenas de expositores locais e regionais que comercializaram produtos ligados à jardinagem, agricultura, animais, utensílios e maquinaria, tecnologia agrícola e muitas opções para quem pretende criar um jardim ou fazer as primeiras sementeiras do ano. A IV edição foi uma organização do Município, com os apoios de Aquisern, Expo Salão, Escola Profissional de Sernancelhe e Associação Ponto Solidário.

 ACERT trouxe a peça de teatro “O Conto da Ilha Desconhecida” ao auditório de Sernancelhe

ACERT TROUXE A PEÇA DE TEATRO “O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA” AO AUDITÓRIO DE SERNANCELHE

No âmbito da Semana da Leitura, promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues em colaboração com a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, o Auditório Municipal recebeu na tarde de 31 de março a peça de teatro “O Conto da Ilha Desconhecida”, obra de José Saramago. Resultado de uma coprodução da Fundação Saramago e ACERT, a peça tem como público alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe e da ESPROSER - Escola Profissional.

Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, a festa da cultura e da tradição, em Sernancelhe

O Festival de Sopas de Sernancelhe ganhou lugar no calendário nacional de eventos. Aliando a vertente gastronómica à etnografia, a tradição da sopa ao espetáculo dos ranchos folclóricos de todo o País, o evento foi visitado por milhares de pessoas e mereceu rasgados elogios pela forma autêntica como valorizou as gentes e a cultura de Sernancelhe.

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos, Lares e IPSS do Concelho de Sernancelhe

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos, Lares e IPSS do Concelho de Sernancelhe

No âmbito do Programa de Atividade Física Sénior “Mexa-se”, dinamizado pelo Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou-se no dia 9 de Março, nas instalações do museu do Centro Municipal de Artes de Sernancelhe o baile Sénior direcionado para a faixa etária da terceira idade do Concelho.
Esta iniciativa que contou com cerca de 200 utentes dos centros lúdicos, Lares e IPSS, permitiu potenciar a manutenção das capacidades, habilidades e destreza da população sénior, motivando-a para uma vida ativa, participativa e útil ao seu meio social.

Lapa, a aldeia Santuário com mais de cinco séculos, é candidata a Maravilha de Portugal 

Lapa, a aldeia Santuário com mais de cinco séculos, é candidata a Maravilha de Portugal

Começa hoje a escolha dos candidatos que serão pré-finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Sernancelhe concorre com a Lapa, a aldeia Santuário com mais de cinco séculos, símbolo de fervoroso culto religioso no nosso País, exemplo de riqueza patrimonial, história e tradição, reconhecida como Aldeia de Portugal pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA).

A Lapa, que durante mais de 500 anos, soube preservar vivos os valores, a simplicidade e a autenticidade que lhe moldaram a identidade, é uma terra modelo pela sobriedade como alia religião, tradição, eventos, gastronomia e turismo.

A Lapa, candidata a Maravilha de Portugal, em reportagem do Porto Canal

A Lapa, as lendas, o santuário, e a fé merecem destaque na reportagem do Porto Canal, exibida hoje, 22 de março, e que mostra uma localidade de grande importância cultural e patrimonial, um centro religioso de referência no nosso País. A Lapa é igualmente testemunho da presença dos Jesuítas, centro de irradiação da fé pelo Mundo e foi neste planalto que o escritor Aquilino Ribeiro aprendeu as primeiras letras.

Sernancelhe e Ponta Delgada, Açores, unidos pelas “Lições dos Jovens Mestres”

Sernancelhe e Ponta Delgada, Açores, unidos pelas “Lições dos Jovens Mestres”

Na quarta edição, “As Lições dos Jovens Mestres” confirmam-se como um evento que promove a partilha de experiências musicais entre regiões e que é capaz de encher salas de espetáculo. O Auditório Municipal de Sernancelhe comprovou isso mesmo com o concerto na noite de 24 de março, em que jovens músicos oriundos do mundo do Jazz, da Música Antiga e da Música Erudita-Moderna encontram-se no palco para uma hora e meia de música e interação com o público, que no final elegeu a peça que mais gostou.

A Lapa no "Olha a SIC", em 2014. Recordamos esse momento, agora que a Lapa é candidata a Maravilha de Portugal.

Em 31 de julho de 2014 a Lapa era mostrada em toda a sua grandiosidade no Primeiro Jornal e no Jornal da Noite, da SIC, no Programa "Olha a SIC", famosa pela carrinha decorada a rigor, que percorria o país à descoberta dos locais mais valiosos.

“Aqui Portugal”, da RTP, na Lapa da fé e do património

Durante a Festa da Castanha, edição de 2016, o Município de Sernancelhe incluiu a Lapa no Roteiro do “Aqui Portugal”, da RTP. Numa reportagem de Catarina Camacho, o Santuário da Lapa foi mostrado, durante a tarde de 29 de outubro, a milhões de pessoas, no país e no Mundo, como uma referência do Concelho de Sernancelhe, um lugar de visita obrigatória.

Comandante Operacional Nacional visitou Bombeiros de Sernancelhe

Comandante Operacional Nacional visitou Bombeiros de Sernancelhe

A Corporação dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe recebeu, durante a manhã de 23 de setembro, a visita do Comandante Operacional Nacional de Bombeiros, José Manuel Moura, do Comandante Operacional de Agrupamento Centro Norte, António Ribeiro, e do Comandante Operacional Distrital de Viseu, Tenente Coronel Lúcio Campos. A visita aconteceu no final da fase charlie (onde o risco de incêndios florestais é mais elevado), pretendo aqueles responsáveis pelos bombeiros reconhecer o bom trabalho executado pela corporação de Sernancelhe, não só no respetivo território como também no apoio a outras corporações de bombeiros de todo o País.

“Aqui Portugal”: RTP em direto da Festa da Castanha de Sernancelhe

 “Aqui Portugal”: RTP em direto da Festa da Castanha de Sernancelhe no dia 29 de outubro

A propósito da 24ª edição da Festa da Castanha, a RTP vai estar em direto de Sernancelhe, no dia 29 de outubro. Das 14:00 às 20:00 horas, o Expo Salão será uma janela para o mundo, a partir de onde Catarina Camacho, Joana Teles e Hélder Reis darão a conhecer a castanha, o património, o artesanato, a história, a gastronomia, a cultura e o turismo. Catarina Camacho já esteve por cá em reportagem, tendo registado o melhor da nossa terra, que será mostrado pela RTP no dia 29.

 SIC em reportagem em Sernancelhe, a propósito da castanha martaínha

SIC em reportagem em Sernancelhe, a propósito da castanha martaínha

A SIC visitou hoje, 27 de outubro, a Quinta da Seara, em Sernancelhe, a propósito da castanha martaínha, falou com os produtores Daniel Azevedo e Manuel António Gomes, com quem apanha este fruto e com a responsável do Gabinete Técnico Florestal do Município de Sernancelhe, Sónia Matos, e vai dar a conhecer, no Primeiro Jornal de sábado, dia 29, a castanha que é uma referência nacional. Num ano em que a produção é menor mas a qualidade supera as expetativas dos produtores, a castanha reafirma o seu papel de dinamizador económico do Concelho, motivo de manifestação cultural e reafirmação de um território que conta com mais de 500 explorações, cerca de mil hectares de castanheiros e uma produção anual média de mil toneladas.

A pé pelos Soutos de Sernancelhe, uma viagem ao coração da Castanha Martainha

A PÉ PELOS SOUTOS DE SERNANCELHE, UMA VIAGEM AO CORAÇÃO DA CASTANHA MARTAINHA

Perto de três centenas de pessoas, de várias regiões do nosso País, inscreveram-se no Passeio Pedestre Rota da Castanha e do Castanheiro, organizado pela Associação Ambula IPSS e pela Câmara Municipal de Sernancelhe, com o apoio da Escola Profissional de Sernancelhe.

 

9º PASSEIO BTT TERRA DA CASTANHA, UM EVENTO INESQUECÍVEL PARA MAIS DE MIL PESSOAS

Sernancelhe organizou, no dia 30 de outubro, o 9º Passeio BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro, iniciativa que percorreu uma das maiores manchas de soutos da castanha martainha do nosso País e proporcionou a todos os amantes da modalidade experiências inesquecíveis pela natureza, pelo património e pela cultura desta terra da castanha e de Aquilino Ribeiro.

 Sernancelhe: 24 anos a afirmar um concelho que é “Terra da castanha”

Sernancelhe: 24 anos a afirmar um concelho que é “Terra da castanha”

Sernancelhe celebrou, pela 24ª edição consecutiva, a castanha. Num evento que reuniu, no Expo Salão, 69 expositores, entre empresas do setor, artesanato, gastronomia, restauração, animação, passeios pedestres e BTT pelos soutos da Martaínha e pela Rota da Castanha e do Castanheiro, Sernancelhe foi líder de audiências na RTP com o programa "Aqui Portugal", numa tarde memorável para este território que associa, de forma ímpar, a atividade económica em torno da castanha à vertente cultural que é a génese do povo.

 Município de Sernancelhe assina protocolo para a recuperação do interior da Capela de Santo Estêvão, na Freguesia de Carregal

Município de Sernancelhe assina protocolo para a recuperação do interior da Capela de Santo Estêvão, na Freguesia de Carregal

A preservação do património religioso do Concelho de Sernancelhe tem encontrado no Município um aliado fundamental. Sempre disponível para colaborar com as freguesias e comissões fabriqueiras, assinou, no dia 7 de novembro, na Capela de Santo Estêvão, na Freguesia de Carregal, um protocolo no valor de 37 mil euros, montante que permitirá recuperar aquele templo e assegurar melhores condições aos habitantes locais para a prática religiosa.

Feira de São Martinho, no Expo Salão, um “Encontro de gerações”

Feira de São Martinho, no Expo Salão, um “Encontro de gerações” promovido pelo Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues

A Feira de São Martinho, organizada pelo Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, de Sernancelhe, no dia 10 de novembro, cotou-se novamente como um “encontro de gerações” e uma união entre as instituições. Alunos e professores, numa relação próxima com os pais, promoveram uma feira de produto da terra que mereceu a visita de centena de pessoas, num exemplo de como é possível trazer a escola à comunidade e promover a interação com as aldeias, com as instituições sociais, com as forças de segurança e, no fundo, com os sernancelhenses.

IMG 0431

Povo de Chosendo unido na veneração a Santa Bárbara

Há ações que, com o passar dos anos, vão ganhando uma aceitação tão grande das comunidades que atingem o patamar de tradições. Chosendo, uma freguesia do Concelho de Sernancelhe, é disso bom exemplo com a revitalização da festa religiosa a Santa Bárbara no primeiro domingo de dezembro. Há quase uma década em que o povo sobe ao monte, levando em ombros a Santa, realiza uma celebração simples, emotiva, envolvente e apaixonante para as gentes de Chosendo. Este ano, a festa foi no domingo, 4 de dezembro.

Queijadas de Castanha de Sernancelhe em destaque no programa “A Tarde é Sua”, da TVI

A gastrónoma Cristina Castro, responsável pelo Projeto “No Ponto”, foi a convidada de Fátima Lopes, apresentadora do Programa “A Tarde é Sua”, da TVI, edição de 7 de dezembro, onde mostrou as Queijadas de Castanha de Sernancelhe, confecionadas pelo Restaurante Flora, em Sernancelhe, um dos doces que constam do seu livro “A Doçaria Portuguesa”, recentemente editado.

“Natal Sem Idade”, uma homenagem a uma geração de obreiros da nossa terra

“Natal Sem Idade”, uma homenagem a uma geração de obreiros da nossa terra

Não foi, com certeza, o bacalhau, as batatas cozidas e as couves o único argumento que encaminhou para o Expo Salão de Sernancelhe, no dia 15 de dezembro, mais de mil seniores de todo o Concelho para a festa “Natal sem Idade”. Também não foi a prenda que, no final da festa, o Município de Sernancelhe ofereceu simbolicamente a todos os participantes. Então, porque vêm tantas pessoas à festa “Natal Sem Idade”, com tanta alegria, entusiasmo e sentido religioso?

Sernancelhe celebra o Natal com as crianças das escolas

Sernancelhe celebra o Natal com as crianças das escolas

Com o fim de ano a adivinhar-se, o Natal a poucos dias de acontecer, e uma sensação de férias que invade as mentes ativas das crianças, que melhor condimento para tudo isto do que o Natal e, como não podia deixar de ser, a vinda do Pai Natal, em grande estilo, ao Expo Salão de Sernancelhe? Foi neste contexto, e também porque é já uma tradição, que o Município de Sernancelhe, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais e a Academia de Música de Sernancelhe, preparou, no dia 16 de dezembro, uma grande festa de Natal para as crianças do 1º Ciclo e do Pré-escolar.

 Concerto de Natal pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Concerto de Natal pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim

O Conservatório Regional de Música de Ferreirim protagonizou, na tarde de 17 de dezembro, no Auditório Municipal de Sernancelhe, um concerto de Natal, juntando no mesmo palco alunos da orquestra e do coro, naquele que foi um dos eventos públicos mais significativos desde a criação do Conservatório, em 2014.

terça-feira, 20 dezembro 2016 10:05

Mercado em tons de Natal no Centro de Artes

Mercado em tons de Natal no Centro de Artes 

Mercado em tons de Natal no Centro de Artes

O Centro de Artes de Sernancelhe, na rua que estabelece a ligação ao Centro Histórico, foi o local que este ano acolheu o Mercado de Natal, iniciativa que transitou do Expo Salão para um espaço mais informal, ao ar livre, servido por um conjunto de equipamentos polivalentes e pondo em destaque alguns dos elementos patrimoniais mais significativos do Concelho. Durante dos dias 17 e 18 de dezembro, o Centro de Artes, em tempos conhecido como a casa dos artistas, e hoje sede de várias associações culturais, educativas e empresariais, ganhou um colorido diferente, sem dúvida mais natalício, como que antecipando o misticismo da quadra que vivemos.

 Crianças deliram com o Natal da Biblioteca Abade Vasco Moreira

Crianças deliram com o Natal da Biblioteca Abade Vasco Moreira

A quadra natalícia é um tempo especial, de emoção, sentido familiar, partilha e de diversão. As crianças são quem mais vibra com esta altura do ano, motivadas em boa parte pelas prendas do Pai Natal e pela concretização de um pedido que todos fazem, por carta, ao “senhor das barbas brancas que chega da Lapónia”. O Natal é por isso um tempo mágico, em que também as instituições culturais como a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira dedicam iniciativas aos mais novos e ao Natal, tendo este ano preparado duas semanas com várias ações para meninos de todas as idades, que os fizeram delirar e que certamente os marcou.

segunda-feira, 02 janeiro 2017 11:03

Requalificação da Capela de Santo Estêvão

Município e Fábrica da Igreja do Carregal unem-se na requalificação da Capela de Santo Estêvão. Benção do novo templo aconteceu no dia de São Silvestre

 

Município e Fábrica da Igreja do Carregal unem-se na requalificação da Capela de Santo Estêvão. Benção do novo templo aconteceu no dia de São Silvestre

 

O culto religioso é uma marca distintiva de cada uma das comunidades sernancelhenses. Nas igrejas ou capelas, todos os dias do ano, mas principalmente aos domingos, a rotina cumpre-se, essencialmente, com as missas dominicais. Em todas as freguesias os atos religiosos realizam-se em igrejas, templos seculares, alguns considerados monumentos de referência. Noutros casos, como sucede em Aldeia de Santo Estevão, freguesia de Carregal, é uma capela construída na década de 80 do século XX, pelo povo, que acolhe as celebrações religiosas da aldeia. Com quase 40 anos, a capela foi agora requalificada no seu interior, graças a um protocolo celebrado entre o Município de Sernancelhe e a Fábrica da Igreja que rondou os quarenta mil euros.

 Martin Scorsese, "Silêncio"

Foto (http://visao.sapo.pt/actualidade/cultura/2017-01-04-O-Rodrigues-que-inspirou-Scorsese)

O Padre Rodrigues que inspirou Scorsese no filme “Silêncio” é de Sernancelhe

"Silêncio", o novo filme de Martin Scorsese, que estreia em Portugal este mês de janeiro, “pode ser inspirado num Rodrigues verdadeiro, este João de nome próprio, natural de Sernancelhe, missionário jesuíta no Japão do xogunato e daí expulso em 1610, vindo a morrer em Macau rodeado de papelada, estudando as origens das comunidades cristãs do Extremo Oriente”, refere a Revista Visão, na edição de dia 5, na reportagem “O sabre a sotaina”, de Luís Almeida Martins.

 

Cantares dos Reis pelas gentes do Carregal é tradição em Sernancelhe

Cantares dos Reis pelas gentes do Carregal é tradição em Sernancelhe

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, marca o momento em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebe a visita de "alguns magos do oriente". Este ano a data comemora-se a 6 de janeiro e, em terras de Sernancelhe, a tradição cumpre-se com as gentes do Carregal a visitarem os Paços do Concelho e entoarem cânticos de Reis, sempre originais, alegres e com mensagens de esperança no ano novo. É assim há mais de uma década, com fervor redobrado a cada ano, num ato genuíno mas de grande simbolismo.

 Sernancelhe organizou Encontro de Cantadores de Janeiras no Expo Salão

Sernancelhe organizou Encontro de Cantadores de Janeiras no Expo Salão

O Município de Sernancelhe promoveu, no dia 8 de janeiro, no Expo Salão, o Encontro de Cantadores de Janeiras, iniciativa que contou com a participação de dezanove grupos do Concelho, representativos de várias comunidades, e que assim deram as boas vindas ao novo ano com muita música, preservando ao mesmo tempo a tradição popular de “cantar as janeiras”, no âmbito das comemorações do Dia de Reis.

 Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra de Sernancelhe

FESTIVAL DA AMIZADE E FEIRA SEMENTES DA TERRA: 12 ANOS DE SUCESSO

A 12ª edição do Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra de Sernancelhe encerrou a 7 de agosto com milhares de pessoas presentes no espetáculo de Ana Malhoa. Foi assim durante os quatro dias de certame, que começou no dia 4 de agosto com o espetáculo do grupo “Sons do Minho”, uma iniciativa da responsabilidade da Casa do Benfica de Sernancelhe, com Mickael Carreira, que protagonizou outra enchente, e com o artista Luís Filipe Reis, inserido no Dia dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe.

Professores das escolas do Concelho de Sernancelhe recebidos no Salão Nobre no arranque do ano letivo

Professores das escolas do Concelho recebidos no Salão Nobre no arranque do ano letivo

O Município de Sernancelhe cumpriu o ritual de receber, no Salão Nobre, os professores das escolas do Concelho no início do ano letivo. A manhã de 14 de setembro foi de boas-vindas e de mensagens de esperança no trabalho dos docentes e funcionários para que as instituições de ensino de Sernancelhe obtenham distinção pela qualidade e pelo relacionamento de proximidade com alunos e pais.

Ana Chaves, Diretora da Escola Profissional, responsável por uma instituição frequentada por 200 alunos de vários concelhos, falou da necessidade de as escolas terem de se “adaptar às realidades demográficas”, apontando como solução a aposta em formar “profissionais de qualidade, cidadãos exemplares”, para que no futuro esse reconhecimento seja a imagem de marca das escolas.

Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal, repleto para conhecer a nova edição de "Cinco Réis de Gente" 

Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal, repleto para conhecer a nova edição de "Cinco Réis de Gente"

Em 1948, quando Aquilino Ribeiro tinha já mais de 60 anos de idade e uma carreira literária firmada, escrevia a obra "Cinco Réis de Gente", um guia primoroso da sua infância no Carregal, no Pátio e na casa onde nasceu, rodeada pelos ciprestes, pela Igreja do Espírito Santo e pelo sino Barradas. Considerada por Óscar Lopes como a melhor obra literária tendo como protagonista uma criança, o Município de Sernancelhe, numa parceria inédita com a Bertrand Editora, reeditaram "Cinco Réis de Gente" e apresentaram-na publicamente no exato local onde o escritor nasceu, no Pátio do Carregal, na tarde de 17 de setembro de 2016.

 “Que Sigla a Minha!”, livro do Carregalense José Portinha, apresentado em Sintra

“QUE SIGLA A MINHA!”, LIVRO DO CARREGALENSE JOSÉ PORTINHA, APRESENTADO EM SINTRA

Depois de ter apresentado, no fim de julho, no Pátio Aquilino Ribeiro, na freguesia de Carregal, a obra “Que Sigla a Minha!”, José Campos Portinha mostrou, na tarde de 9 de outubro, a sua poesia popular em Sintra, a sua terra de acolhimento, num evento apadrinhado pelo Município local, que contou com a presença do Vice-Presidente da autarquia de Sintra, José da Costa Pereira, do Presidente da União de Freguesias de Sintra, Eduardo Duarte Casinhas, do Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, do Vereador do Pelouro da Cultura, Armando Mateus, e do Presidente da Junta de Freguesia de Carregal, Vitor Rebelo, numa sessão moderada por João Ródil.

que_sigla_a_minha

José Portinha apresentou livro de poesia no Pátio de Aquilino Ribeiro, no Carregal

José Portinha, o poeta popular natural de Aldeia de Santo Estêvão, Freguesia de Carregal, apresentou, ao fim da tarde de 31 de julho, o seu livro de poesia “Que Sigla a minha!” no Pátio de Aquilino Ribeiro. Numa cerimónia carregada de emoção, centenas de pessoas passaram o Pórtico dos Sanhudos para ouvir palavras de enaltecimento pela obra, assistir à interpretação musical do filho do autor, Rúben Portinha, e à etnografia do Rancho Folclórico de Sernancelhe.

Revista “aquilino” em destaque na Bertrand do Chiado. Publicação foi a mais vendida da semana

Revista “aquilino” em destaque na Bertrand do Chiado. Publicação foi a mais vendida da semana

A Revista literária “aquilino”, editada pelo Município de Sernancelhe, foi apresentada, no dia 15 de julho, na Bertrand do Chiado, em Lisboa, momento que contou com a presença do neto do escritor. Na semana seguinte, a publicação dedicada a Aquilino Ribeiro seria mesmo a mais vendida, atingindo o top de vendas naquela livraria lisboeta.


Espetáculo do Rali voltou às estradas de Sernancelhe

Numa iniciativa dos municípios de Sernancelhe e Aguiar da Beira, foi para a estrada, nos dias 22 e 23 de julho, mais uma edição do Rali Aguiar da Beira/Sernancelhe, prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande. Depois de no ano passado a prova ter tido como sede o concelho de Sernancelhe, este ano a estrutura organizativa passou para Aguiar da Beira, numa iniciativa desportiva que revela a boa colaboração entre os dois municípios na promoção do rali nesta região.

quinta-feira, 14 julho 2016 17:00

A ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe

Escola Profissional de Sernancelhe, a formar jovens há 23 anos

A ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe completa, no dia 29 de julho, vinte e três anos de existência. A Escola desempenha um papel educativo notável no Concelho e na região, formando centenas de jovens, dando-lhes uma especialização e uma profissão, preparando-os para o mercado de trabalho e contribuindo decisivamente para o seu futuro.

Paralelamente, a ESPROSER ganhou notoriedade ao conseguir bons índices de empregabilidade dos seus alunos, mantendo protocolos com mais de uma centena de empresas de todo o País.

Ser+Cultura, o Festival da Cultura no Centro Histórico de Sernancelhe

Ser+Cultura, o Festival da Cultura no Centro Histórico de Sernancelhe

Sernancelhe organizou, entre 8 e 10 de julho, a terceira edição do festival de cultura SER+CULTURA, evento que aconteceu no Centro Histórico da Vila, e cujo cartaz primou pela oferta diversificada de momentos, com espetáculos de música, teatro, exposições, desporto, literatura, multimédia e tasquinhas. Uma caminhada e trail solidário, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a prova de canoagem integrada no Campeonato Nacional de Esperanças no Açude do Távora, na Vila da Ponte, e o Encontro de Bandas da Rota de Cister, a propósito do XXXV Aniversário da Banda Musical 81 de Ferreirim, foram outros momentos que enriqueceram o cartaz desta edição 2016 do SER+Cultura.

 Banda Musical 81 de Ferreirim assinalou 35 anos com encontro de bandas no recinto de Nossa Senhora da Consolação

Banda Musical 81 de Ferreirim assinalou 35 anos com encontro de bandas no recinto de Nossa Senhora da Consolação

A Banda Musical 81 de Ferreirim assinalou, no dia 10 de julho, o 35º aniversário com um encontro de bandas filarmónicas no Recinto de Nossa Senhora da Consolação, em Ferreirim.

Vila da Ponte - Campeonato Nacional de Esperanças III

CENTENAS DE ATLETAS DE TODO O PAÍS PARTICIPAM NO CAMPEONATO NACIONAL DE ESPERANÇAS EM CANOAGEM, NA VILA DA PONTE

Centenas de praticantes da canoagem de todo o país participaram na prova do Campeonato Nacional de Esperanças III, que decorreu no dia no dia 10 de julho, no Açude do Távora, na Vila da Ponte, Sernancelhe.

A prova, inserida no Campeonato Nacional da modalidade, é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Canoagem, do Comité Olímpico de Portugal, Instituto Português do Desporto e da Juventude e Jogos Santa Casa.

Chefe do Estado-Maior-General da Forças Armadas inaugurou Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Sernancelhe

Chefe do Estado-Maior-General da Forças Armadas inaugurou Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Sernancelhe

O Chefe do Estado-Maior-General da Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro, inaugurou, no dia 26 de junho, o Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Sernancelhe. A cerimónia, organizada pelo Município, em colaboração com a Liga de Combatentes – Núcleo de Viseu, contou com a presença de uma força militar do Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego e com a bênção do memorial aos dezassete militares do concelho falecidos na Guerra Colonial pelo sernancelhense Major Capelão Luís Seixeira, da Escola das Armas de Mafra.

Utentes dos Centros Lúdicos e crianças do ATL realizaram percurso pedestre pelos trilhos do Távora

Utentes dos Centros Lúdicos e crianças do ATL realizaram percurso pedestre pelos trilhos do Távora

No âmbito do Programa "Mexa-se", dinamizado pelo sector de Desporto da Câmara Municipal de Sernancelhe, realizou-se hoje, 22 de junho, a caminhada pelos trilhos do Távora, com partida da Zona de Lazer de Freixinho e chegada ao Largo de Festas de Vila da Ponte, iniciativa que contou com apoio da Escola Profissional e dos Bombeiros Voluntários, em que participaram os utentes dos centros lúdicos, lares e as crianças que frequentam o ATL de verão, programas coordenados pelo CLDS-3G.

Festa na piscina municipal marcou o encerramento das atividades da escola de natação

FESTA NA PISCINA MUNICIPAL MARCOU O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA ESCOLA DE NATAÇÃO

A Escola de Natação organizou, no dia 16 de junho, no Complexo Desportivo Municipal, a tradicional festa de encerramento das atividades, dedicando o dia à demonstração dos ensinamentos que são proporcionados aos jovens que participam no Torneio de Escolas de Natação.

Originalidade dos Fálgaros da Tabosa registada em vídeo

Originalidade dos Fálgaros da Tabosa registada em vídeo pelo projeto “No Ponto”, de Cristina Castro

Os Fálgaros da Tabosa são o primeiro doce conventual do Concelho de Sernancelhe a constar do projeto “NO PONTO”, da autoria da gastrónoma Cristina Castro. Depois de ter estado em Sernancelhe no dia 12 de abril a registar, em vídeo e através de entrevistas, a excecionalidade da doçaria do nosso Concelho, ficou agora disponível o primeiro vídeo, precisamente sobre os Fálgaros da Tabosa do Carregal, nascidos no Convento de Nossa da Assunção. Vale a pena conhecer este doce, confecionado no forno daquela comunidade pelas mãos sábias da D. Olívia, Lúcia e Angelina, as guardiãs de um segredo delicioso com séculos.

 Macieira organizou a 3ª caminhada pelos encantos da Zebreira

Macieira organizou a 3ª caminhada pelos encantos da Zebreira

A quase mil metros de altitude, no planalto da serra da Zebreira, na aldeia de Macieira, decorreu no dia 12 de junho a terceira caminhada, uma iniciativa que proporciona uma jornada de contacto com a natureza e de viagem pela cultura e na tradição de um povo conhecido como a “Pérola da Zebreira”.

Casa da Criança organiza festa de fim de ano letivo no Auditório Municipal

Casa da Criança organiza festa de fim de ano letivo no Auditório Municipal

Dezanove crianças despediram-se dos colegas da Casa da Criança, de Sernancelhe, na cerimónia de fim de ano letivo, realizada no dia 9 de junho no Auditório Municipal. No arranque do próximo ano escolar vão para a escola do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, onde iniciarão um percurso que os levará até ao 9º ano. A Festa de despedida teve o seu momento alto com a bênção das pastas, a demonstração dos ensinamentos recebidos ao longo do ano e o aplauso efusivo dos pais.

segunda-feira, 06 junho 2016 10:57

VIII Feira Aquiliniana

 VIII Feira Aquiliniana

Feira Aquiliniana: a Lapa e Aquilino numa viagem única pela história e cultura no nosso povo

A Lapa, terra erguida pela arte e engenho dos jesuítas no século XV, foi palco de um fim-de-semana de Feira Aquiliniana, um evento que promoveu o reencontro com os tempos antigos, onde a romaria de fé combinou harmoniosamente com a festa, a animação, o comércio e a feira tradicional, plena de artes e ofícios, sonorizada pelos ranchos folclóricos e pelas concertinas. A vertente cénica foi protagonizada, de forma irrepreensível pela Escola Profissional de Sernancelhe, com os trajes fiéis ao século XIX e XX, os ofícios recriados, os pregões anunciados, no recorte gastronómico apresentado e na alegria natural que souberam emprestar à Feira Aquiliniana, levando os visitantes a participarem nos diversos momentos proporcionados.

Lapa – 500 Anos de História

Lapa – 500 Anos de História

Honrar e Respeitar um Património

Texto: Paulo Neto - www.ruadireita.pt

… Este foi o lema, a acção e o objectivo da autarquia de Sernancelhe, em conjunto com a Junta de Freguesia da Lapa e com o IGESPAR/DGP, para as obras levadas a cabo no terreiro do Santuário-Colégio da Lapa, o espaço que este fim de semana, 3 4 e 5 de junho, acolhe o lançamento da Revista Literária "aquilino", enquadrada na VIII Feira Aquiliniana.

 

Rúben Portinha, FILHO DE SERNANCELHENSE, vence Prémio de Jornalismo Radiofónico RUC/Antena1/Antena 3

Rúben Portinha, 29 anos, licenciado em Ciências da Comunicação, conquistou o galardão destinado a assinalar os 30 anos da RUC - Rádio Universidade de Coimbra. Filho do carregalense José Portinha, um homem da poesia popular, Rúben convenceu o júri com o trabalho "A Nossa Arte".

Iniciativa “12 horas a nadar” na Piscina Municipal de Sernancelhe foi um sucesso

Iniciativa “12 horas a nadar” na Piscina Municipal de Sernancelhe foi um sucesso

A Piscina Municipal de Sernancelhe organizou, no dia 25 de maio, a iniciativa “12 horas a nadar”. O objetivo do evento foi nadar ininterruptamente, durante 12 horas, numa pista destinada para o efeito, tendo como destinatários os clubes/escolas de natação, associações, escolas e respetiva comunidade educativa e população em geral, cotando-se como uma ação que promova a atividade desportiva, em particular a natação. Participaram na iniciativa 250 pessoas, entre crianças dos diferentes níveis escolares, idosos dos centros lúdicos do Concelho, Escola Profissional de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, os frequentadores da atividades de enriquecimento curricular, as crianças com necessidades educativas especiais, os grupos da hidroginástica, da atividade aquática infantil e do circuito das escolas de natação. Registar ainda a participação de dezenas de pessoas que quiseram associar-se ao evento, aproveitando a oportunidade para desfrutarem da Piscina, durante 12 horas, e das condições que aquele espaço desportivo oferece. O evento contou ainda com a colaboração ativa dos Bombeiros Voluntários Sernancelhe, GNR  - Posto de Sernancelhe e Casa do Benfica de Sernancelhe.

terça-feira, 17 maio 2016 16:01

VIII Feira Aquiliniana

VIII Feira Aquiliniana: a Lapa e Aquilino Ribeiro numa viagem pela história e tradição de Sernancelhe

VIII Feira Aquiliniana: a Lapa e Aquilino Ribeiro numa viagem pela história e tradição de Sernancelhe

A Lapa e Aquilino Ribeiro são duas marcas de Sernancelhe, que assumem uma dimensão nacional. Com mais de cinco séculos, a Lapa é um dos principais centros de romagem em Portugal e Aquilino é um dos mais reconhecidos escritores portugueses do século XX, que mereceu honras de Panteão Nacional em 2007. Ora, o Município de Sernancelhe, retomando um evento de grande sucesso, vai juntar estas duas referências históricas do Concelho na VIII Feira Aquiliniana, nos dias 3, 4 e 5 de junho, prometendo uma “viagem” pela autenticidade que define esta terra e estas gentes. O certame abrirá com a apresentação pública do n.º 3 da “aquilino”, Revista Literária do Município de Sernancelhe, ao início da noite de 3 de junho, nos claustros do Colégio da Lapa.

A Feira Aquiliniana, que pretende ser um tributo a Mestre Aquilino e à Lapa, decorrerá no terreiro do Santuário, envolta pelo conjunto patrimonial constituído pela Igreja, Colégio, Pelourinho, Casa da Câmara e o casario tradicional daquela pequena comunidade pertencente à Freguesia de Quintela, Sernancelhe.

Por entre o cheiro do pão alvo da Lapa e do famoso queijo espalmado, de pequenas dimensões, o movimento sempre constante de peregrinos, a Feira mergulha na literatura de Aquilino, nas descrições das suas obras, referindo trajes, rituais, atividades e personagens, e procura o equilíbrio entre o sentido religioso e a questão profana do comércio, das tascas, dos comes e bebes.

A Feira, que no fundo pretende ser uma recriação histórica, contará com representações cénicas dos hábitos e costumes tradicionais por grupos etnográficos e de teatro, animação de rua e dramatização de excertos das obras de Aquilino Ribeiro pelos alunos das escolas do Concelho, atuações de ranchos folclóricos e grupos de concertinas e fado à desgarrada e uma mostra permanente de artesanato e de produtos regionais, sempre enquadrados no ambiente que recria a Lapa de finais do século XIX, início do século XX.

O evento terá como momento de abertura o lançamento da “aquilino”, revista literária do Município de Sernancelhe, que assume a homenagem a Aquilino Ribeiro através de uma fotobiografia pela sua vida e obra, com a particularidade de surgir mais de meio século depois da primeira, realizada por Fernando Namora. A publicação vai ser apresentada no dia 3 de junho, precisamente no Colégio da Lapa, onde Aquilino estudou e que marcou muitas das suas obras.

Sernancelhe comemorou o 25 de abril com medalhas de Mérito

Sernancelhe comemorou o 25 de abril com medalhas de Mérito para a Escola Profissional, Santa Casa da Misericórdia, Rancho Folclórico e concerto de Paulo de Carvalho

Paulo de Carvalho, uma referência de Abril, protagonizou, no Expo Salão, um concerto de mais de uma hora, inserido no programa evocativo do 25 de Abril, em Sernancelhe, em que foram distinguidas pelo seu mérito as instituições Escola Profissional de Sernancelhe, Santa Casa da Misericórdia e Rancho Folclórico de Sernancelhe.

Dia Mundial do Livro assinalado na Biblioteca Municipal com as histórias contadas Elsa Serra

Dia Mundial do Livro assinalado na Biblioteca Municipal com as histórias contadas Elsa Serra

A Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira assinalou, no dia 19 de abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com o convite à escritora e contadora de histórias Elsa Serra, que proporcionou momentos diferentes e muito divertidos a todas as crianças e jovens das escolas do Concelho e ainda aos séniores dos Centros Lúdicos e instituições Sociais.

 

Fálgaros da Tabosa, Cavacas de Freixinho, e Queijadas de Castanha no roteiro da doçaria portuguesa

Fálgaros da Tabosa, Cavacas de Freixinho, e Queijadas de Castanha no roteiro da doçaria portuguesa elaborado pelo projeto “No Ponto”

A gastrónoma Cristina Castro, responsável pelo Projeto “No Ponto”, esteve em Sernancelhe, no dia 12 de abril, para colher imagens vídeo e entrevistas dos criadores dos doces concelhios de referência para incluir num roteiro nacional que dará origem a um livro sobre o tema. Os vídeos e as imagens serão disponibilizados no sítio da “No Ponto” (http://www.noponto.pt/), onde brevemente poderão ser apreciados os métodos de confeção dos Fálgaros da Tabosa do Carregal, as Cavacas de Freixinho e as Queijadas de Castanha, do Restaurante Flora, apadrinhadas pela Confraria da Castanha.

Violinista de Sernancelhe Ana Margarida Santos premiada

Violinista de Sernancelhe Ana Margarida Santos premiada no 9º Concurso de Instrumentistas do Conservatório Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu

Ana Margarida Santos foi uma das distinguidas na categoria Violino no 9º Concurso de Instrumentistas do Conservatório Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu, que decorreu no dia 10 de abril, no Museu Nacional Grão Vasco.

A iniciativa do Conservatório, inserida no Festival da Primavera de Viseu, pretendeu distinguir os instrumentistas, que são também alunos, pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano e pela capacidade de interpretação musical. Com um júri constituído por professores do Conservatório, o concurso foi dividido por seis categorias, de acordo com as idades e com os instrumentos, tendo atuado cerca de seis dezenas de instrumentistas.

Manuel de Lima Bastos apresentou o livro “Mestre Aquilino, Caçador e a Gaitinha do Capador”

Manuel de Lima Bastos apresentou o livro “Mestre Aquilino, Caçador e a Gaitinha do Capador”

Manuel de Lima Bastos apresentou, no dia 9 de abril, no Auditório Municipal de Sernancelhe, o livro “Mestre Aquilino, Caçador e a Gaitinha do Capador”, uma edição Sopa das Letras, com o apoio do Município de Sernancelhe. Estiveram na sessão de apresentação Arlindo Cunha, antigo Ministro da Agricultura, e D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal.

Casa do Benfica de Sernancelhe em grande na Taça Nacional Juvenis Futsal

Casa do Benfica de Sernancelhe em grande na Taça Nacional Juvenis Futsal

A Casa do Benfica de Sernancelhe é líder da Taça Nacional Juvenis Futsal, Zona Norte – Série B, tendo vencido, no Pavilhão Desportivo Padre João Rodrigues a Sanjoanense, de São João da Madeira, por 12-2, num jogo de grande espetáculo e que contou com muita assistência na bancada.

Neste momento, e com a primeira volta da Taça a um jogo do fim, a equipa da Casa do Benfica de Sernancelhe lidera o grupo, com seis pontos, faltando-lhe defrontar, no dia 2 de abril, em casa, o Santo Tirso Futsal. Caso a vitória se confirme, a equipa termina a primeira volta na frente da prova e bem lançada para a segunda ronda, saltando diretamente para o apuramento que define os possíveis vencedores do campeonato nacional.

Biblioteca Abade Vasco Moreira celebrou a Páscoa com o Atelier da Imaginação

Biblioteca Abade Vasco Moreira celebrou a Páscoa com o Atelier da Imaginação

A Biblioteca Abade Vasco Moreira assinalou a quadra da Páscoa de forma original. Com o Atelier da Imaginação, entre 22 e 24 de março, constituído por cinco atividades distintas e interativas, mais de 60 crianças e jovens do Concelho desfrutaram de momentos bem divertidos e pedagógicos.

Hora do Conto, com a história “Um presente de Páscoa” de Coby Hol, pinturas faciais, elaboração de arranjos florais da Páscoa, pintura de ovos e a caça ao ovo foram as iniciativas propostas e experimentadas pelos mais novos. A caça ao ovo levou os participantes por uma “viagem” pela Vila de Sernancelhe, reunindo pistas que permitissem descobrir onde parava o ovo da Páscoa.

Sernancelhe celebrou a chegada da primavera com a Expo Jardim e Animais

Sernancelhe celebrou a chegada da primavera com a Expo Jardim e Animais

O Município de Sernancelhe organizou, entre 18 e 20 de março, no Expo Salão, a terceira edição da Expo Jardim e Animais, iniciativa que reuniu mais de duas dezenas de expositores locais e regionais, apresentou uma variedade de produtos ligados à jardinagem, agricultura, animais, utensílios e maquinaria, tecnologia agrícola e muitas opções para quem pretende criar um jardim ou fazer as primeiras sementeiras do ano.

O evento abriu com iniciativas dirigidas às crianças do concelho, de todos os níveis escolares, que assistiram a uma demonstração de habilidades dos cães da Guarda Nacional Republicana, comemoraram antecipadamente o dia da árvore, e foram brindados com um pinheiro para plantarem e, até ao fim do evento, receberam ainda um peixe.

Ainda no dia 18, pelas 18:00 horas, aconteceu a abertura oficial do certame, com o Presidente do Município de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, a felicitar todos os expositores, a organização do evento, perspetivando desde logo que o mesmo seria um sucesso pois a coincidência com o início da primavera é um estímulo à renovação dos jardins e à plantação das pequenas hortas em redor das habitações.

Durante três dias, o Expo Salão abriu as portas para uma feira de plantas, flores, mobiliário urbano e de jardim, piscinas e acessórios, equipamentos e acessórios para jardinagem, onde estiveram à venda flores, sementes, fertilizantes, vasos, embalagens e outros artigos para floristas; mobiliário urbano e de jardim, iluminação exterior; máquinas agrícolas e de jardinagem, sistemas de rega, ferramentas e acessórios, bem como muita informação e conselhos técnicos para quem quer conhecer novos métodos de manutenção de jardins.

Em simultâneo, a Expo Jardim e Animais ofereceu um espaço dedicado a animais exóticos e de companhia, onde puderam ser apreciadas diversas espécies e as suas caraterísticas singulares.

Do programa constaram ainda diversos momentos de cariz social como o workshop sobre empreendedorismo “Semear uma ideia, cultivar um sonho”, dinamizado pelo CLDS 3G e GIP, com o apoio da ACIS e Escola Profissional de Sernancelhe.

No dia 19, destaque para vários workshops, promovidos pela Associação Ponto Solidário, dirigidos às muitas crianças que visitaram o certame. No dia 20 decorreu ainda um desfile canino, organizado pela Clínica Veterinária do Távora e às 16:00 horas uma largada de pombos promovida pela Associação Columbófila de Sernancelhe.


Sernancelhe celebrou a chegada da primavera com a Expo Jardim e Animais

Sernancelhe celebrou a chegada da primavera com a Expo Jardim e Animais

O Município de Sernancelhe organizou, entre 18 e 20 de março, no Expo Salão, a terceira edição da Expo Jardim e Animais, iniciativa que reuniu mais de duas dezenas de expositores locais e regionais, apresentou uma variedade de produtos ligados à jardinagem, agricultura, animais, utensílios e maquinaria, tecnologia agrícola e muitas opções para quem pretende criar um jardim ou fazer as primeiras sementeiras do ano.

 Expo Jardim e Animais, um evento que dá as boas-vindas à primavera

Expo Jardim e Animais, um evento que dá as boas-vindas à primavera

Começou hoje, dia 18 de março, e prolonga-se até domingo a terceira edição da Expo Jardim e Animais, no Expo Salão de Sernancelhe. O evento, que reúne mais de duas dezenas de expositores locais e regionais, apresenta uma variedade de produtos ligados à jardinagem, agricultura, animais, utensílios e maquinaria, tecnologia agrícola e muitas opções para quem quer criar um jardim ou fazer as primeiras sementeiras do ano.

 Expo Jardim e Animais, um evento que dá as boas-vindas à primavera

Expo Jardim e Animais, um evento que dá as boas-vindas à primavera

Começou hoje, dia 18 de março, e prolonga-se até domingo a terceira edição da Expo Jardim e Animais, no Expo Salão de Sernancelhe. O evento, que reúne mais de duas dezenas de expositores locais e regionais, apresenta uma variedade de produtos ligados à jardinagem, agricultura, animais, utensílios e maquinaria, tecnologia agrícola e muitas opções para quem quer criar um jardim ou fazer as primeiras sementeiras do ano.

CLDS 3G e Gabinete Florestal percorrem o Concelho em colaboração com as Juntas de Freguesia para informar sobre cuidados com a floresta

CLDS 3G e Gabinete Florestal percorrem o Concelho em colaboração com as Juntas de Freguesia para informar sobre cuidados com a floresta

Os técnicos do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G) e do Gabinete Técnico Florestal do Município de Sernancelhe estão a desenvolver, pelas freguesias e comunidades do Concelho, ações de informação sobre cuidados florestais, assumindo como objetivo principal sensibilizar as pessoas para a realização de queimas e queimadas, limpezas em redor das habitações, períodos adequados à limpeza de faixas de gestão de combustível e regras sobre corte de resinosas.

CLDS 3G e Gabinete Florestal percorrem o Concelho em colaboração com as Juntas de Freguesia para informar sobre cuidados com a floresta

CLDS 3G e Gabinete Florestal percorrem o Concelho em colaboração com as Juntas de Freguesia para informar sobre cuidados com a floresta

Os técnicos do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G) e do Gabinete Técnico Florestal do Município de Sernancelhe estão a desenvolver, pelas freguesias e comunidades do Concelho, ações de informação sobre cuidados florestais, assumindo como objetivo principal sensibilizar as pessoas para a realização de queimas e queimadas, limpezas em redor das habitações, períodos adequados à limpeza de faixas de gestão de combustível e regras sobre corte de resinosas.

Baile Sénior juntou mais de 200 utentes dos Centros Lúdicos no Expo Salão

BAILE SÉNIOR JUNTOU MAIS DE 200 UTENTES DOS CENTROS LÚDICOS NO EXPO SALÃO

O Município de Sernancelhe organizou, no dia 9 de março, no Expo Salão, o já tradicional baile sénior destinado a todos os utentes dos centros lúdicos do Concelho, lares e centros sociais, e aberto à população em geral, reunindo naquele espaço mais de duas centenas de pessoas que participaram num convívio diferente, abrilhantado por um grupo musical de Macieira, Concelho de Sernancelhe. A iniciativa, dinamizada pelos técnicos do serviço de desporto do Município, CLDS-3G e GIP, contou ainda com a colaboração dos alunos do Curso de Saúde da ESPROSER - Escola Profissional de Sernancelhe e dos alunos do Agrupamento de Escolas, que protagonizaram uma demonstração de ginástica.

Baile Sénior juntou mais de 200 utentes dos Centros Lúdicos no Expo Salão

BAILE SÉNIOR JUNTOU MAIS DE 200 UTENTES DOS CENTROS LÚDICOS NO EXPO SALÃO

O Município de Sernancelhe organizou, no dia 9 de março, no Expo Salão, o já tradicional baile sénior destinado a todos os utentes dos centros lúdicos do Concelho, lares e centros sociais, e aberto à população em geral, reunindo naquele espaço mais de duas centenas de pessoas que participaram num convívio diferente, abrilhantado por um grupo musical de Macieira, Concelho de Sernancelhe. A iniciativa, dinamizada pelos técnicos do serviço de desporto do Município, CLDS-3G e GIP, contou ainda com a colaboração dos alunos do Curso de Saúde da ESPROSER - Escola Profissional de Sernancelhe e dos alunos do Agrupamento de Escolas, que protagonizaram uma demonstração de ginástica.

quarta-feira, 09 março 2016 17:18

Mais de 230 mil euros em eficiência energética

Mais de 230 mil euros em eficiência energética

Mais de 230 mil euros em eficiência energética

Na sequência da aprovação em fevereiro de 2015 de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), ao Eixo Prioritário II do Programa Operacional Temático Valorização do Território, relativa à Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública no Douro, por forma a reduzir os consumos energéticos neste sector e consequentemente os custos de exploração envolvidos a cargo das autarquias, os Municípios integrantes têm vindo a executar as intervenções previstas que, na sua globalidade e de acordo com a referida candidatura, abrangem a instalação de 77 armários

quarta-feira, 09 março 2016 17:18

Mais de 230 mil euros em eficiência energética

Mais de 230 mil euros em eficiência energética

Mais de 230 mil euros em eficiência energética

Na sequência da aprovação em fevereiro de 2015 de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), ao Eixo Prioritário II do Programa Operacional Temático Valorização do Território, relativa à Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública no Douro, por forma a reduzir os consumos energéticos neste sector e consequentemente os custos de exploração envolvidos a cargo das autarquias, os Municípios integrantes têm vindo a executar as intervenções previstas que, na sua globalidade e de acordo com a referida candidatura, abrangem a instalação de 77 armários

Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública no Douro

ILUPUBDouro

Na sequência da aprovação em fevereiro de 2015 de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), ao Eixo Prioritário II do Programa Operacional Temático Valorização do Território, relativa à Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública no Douro, por forma a reduzir os consumos energéticos neste sector e consequentemente os custos de exploração envolvidos a cargo das autarquias, os Municípios integrantes têm vindo a executar as intervenções previstas que, na sua globalidade e de acordo com a referida candidatura, abrangiam a instalação de 77 armários Reguladores de Fluxo Luminoso (RFL), 5 770 luminárias eficientes com tecnologia LED ou lâmpadas de Vapor de Sódio de Alta Pressão (VSAP), 6 078 Balastros Eletrónicos (BE) multinível, 101 óticas LED

Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública no Douro

ILUPUBDouro

Na sequência da aprovação em fevereiro de 2015 de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), ao Eixo Prioritário II do Programa Operacional Temático Valorização do Território, relativa à Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública no Douro, por forma a reduzir os consumos energéticos neste sector e consequentemente os custos de exploração envolvidos a cargo das autarquias, os Municípios integrantes têm vindo a executar as intervenções previstas que, na sua globalidade e de acordo com a referida candidatura, abrangiam a instalação de 77 armários Reguladores de Fluxo Luminoso (RFL), 5 770 luminárias eficientes com tecnologia LED ou lâmpadas de Vapor de Sódio de Alta Pressão (VSAP), 6 078 Balastros Eletrónicos (BE) multinível, 101 óticas LED

BTT Sernancelhe Terra da Castanha esteve presente no III Passeio BTT Rota Vinho do Porto em São João da Pesqueira

BTT Sernancelhe Terra da Castanha esteve presente no III Passeio BTT Rota Vinho do Porto em São João da Pesqueira

A equipa do BTT Sernancelhe Terra da Castanha participou com 23 BTTistas no dia 06 de Março no III Passeio BTT Rota Vinho do Porto em São João da Pesqueira. Organizado pela Associação Aorta, de Nagoselo do Douro, com a colaboração do Município de São João da Pesqueira, o percurso permitiu, para além da prática salutar do desporto, contemplar também a natureza e as belas paisagens do Douro.

BTT Sernancelhe Terra da Castanha esteve presente no III Passeio BTT Rota Vinho do Porto em São João da Pesqueira

BTT Sernancelhe Terra da Castanha esteve presente no III Passeio BTT Rota Vinho do Porto em São João da Pesqueira

A equipa do BTT Sernancelhe Terra da Castanha participou com 23 BTTistas no dia 06 de Março no III Passeio BTT Rota Vinho do Porto em São João da Pesqueira. Organizado pela Associação Aorta, de Nagoselo do Douro, com a colaboração do Município de São João da Pesqueira, o percurso permitiu, para além da prática salutar do desporto, contemplar também a natureza e as belas paisagens do Douro.

 Escola de Natação em grande nas provas de Arganil e São Pedro do Sul

ESCOLA DE NATAÇÃO EM GRANDE NAS PROVAS DE ARGANIL E SÃO PEDRO DO SUL

Fevereiro foi um mês muito competitivo para os atletas da Escola de Natação de Sernancelhe, com participações assinaláveis nas provas de Arganil e São Pedro do Sul. No encontro em Arganil, no dia 20 de fevereiro, nas piscinas municipais, a equipa principal da escola de natação de Sernancelhe, obteve um primeiro lugar e sete segundos lugares, classificando-se em quinto lugar na estafeta de Estilos. Obteve 42 pontos, o que nos permitiu manter um honroso e dignificante 10º lugar.

 Escola de Natação em grande nas provas de Arganil e São Pedro do Sul

ESCOLA DE NATAÇÃO EM GRANDE NAS PROVAS DE ARGANIL E SÃO PEDRO DO SUL

Fevereiro foi um mês muito competitivo para os atletas da Escola de Natação de Sernancelhe, com participações assinaláveis nas provas de Arganil e São Pedro do Sul. No encontro em Arganil, no dia 20 de fevereiro, nas piscinas municipais, a equipa principal da escola de natação de Sernancelhe, obteve um primeiro lugar e sete segundos lugares, classificando-se em quinto lugar na estafeta de Estilos. Obteve 42 pontos, o que nos permitiu manter um honroso e dignificante 10º lugar.

3º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, mais um êxito

3º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, mais um êxito

O Município de Sernancelhe organizou, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no Expo Salão, a terceira edição do Festival das Sopas e Encontro de Ranchos. Aliando a vertente gastronómica à etnografia, a autarquia deu assim continuidade a um evento que tem ganho projeção regional, tendo mobilizado dezenas de associações e instituições concelhias e recebido a visita de milhares de pessoas.

3º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, mais um êxito

3º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, mais um êxito

O Município de Sernancelhe organizou, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no Expo Salão, a terceira edição do Festival das Sopas e Encontro de Ranchos. Aliando a vertente gastronómica à etnografia, a autarquia deu assim continuidade a um evento que tem ganho projeção regional, tendo mobilizado dezenas de associações e instituições concelhias e recebido a visita de milhares de pessoas.

Funcionários da Piscina Municipal de Sernancelhe recebem formação

Funcionários da Piscina Municipal de Sernancelhe recebem formação sobre “Tratamento e manutenção da água da piscina e condições higiénico-sanitárias”

A atividade de uma piscina pública depende de todos os professores, funcionários administrativos, técnicos de manutenção e outros. De todos depende igualmente o bem-estar e a satisfação dos utilizadores e sobretudo um elemento fundamental, o que também é muito importante: a CAPTACÃO e a FIDELIZAÇÃO de um número cada vez maior de praticantes, qualquer que seja o nível de prática encarado.

Funcionários da Piscina Municipal de Sernancelhe recebem formação

Funcionários da Piscina Municipal de Sernancelhe recebem formação sobre “Tratamento e manutenção da água da piscina e condições higiénico-sanitárias”

A atividade de uma piscina pública depende de todos os professores, funcionários administrativos, técnicos de manutenção e outros. De todos depende igualmente o bem-estar e a satisfação dos utilizadores e sobretudo um elemento fundamental, o que também é muito importante: a CAPTACÃO e a FIDELIZAÇÃO de um número cada vez maior de praticantes, qualquer que seja o nível de prática encarado.

Ponto de situação sobre a colocação de médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe

DEPUTADOS pEDRO aLVES E lIMA coSTA, Município de Sernancelhe e Diretor do ACES Douro Sul fazem ponto de situação sobre a colocação de médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe

Os Deputados do PSD, Pedro Alves e Lima Costa, eleitos pelo círculo de Viseu, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, e os vereadores Carlos Santos e Armando Mateus, reuniram hoje, 15 de fevereiro, com o Diretor do ACES Douro Sul, Rui Dionísio, para fazerem um ponto de situação sobre a colocação de médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe, depois de ter sido lançado um concurso para nove vagas no ACES Douro Sul, em outubro de 2015, pelo anterior Governo.

Ora, a colocação de dois médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe resolveria a situação da falta de Médicos de Saúde Geral e Familiar do Concelho, uma vez que, atendendo ao número de utentes inscritos, estes dois novos médicos garantirão que todos os utentes passarão a ser servidos por médico de família.

Contudo, os Deputados manifestaram ao Presidente da Câmara e ao Diretor do ACES a sua preocupação pelo facto de, aquando da realização dos concursos para a colocação de médicos no ACES e no Centro de Saúde de Sernancelhe, não estar garantida a sua fixação.

Os Deputados defendem que o Interior do País não pode servir só de plataforma para o acesso à carreira de médicos, que, depois de aqui colocados em concursos públicos, abandonam os centros de saúde para abraçarem carreiras noutros pontos do País, deixando as populações numa situação aflitiva. Entendem ainda que o Governo deve acautelar que só será permitida a mobilidade de um médico colocado no Interior quando estiver garantida a sua substituição por outro, de forma estável.

Nesse sentido, a reunião em Sernancelhe permitiu perceber qual o ponto de situação atual quanto ao número de médicos no Centro de Saúde, sendo que, dos três médicos necessários, um médico faz parte dos quadros da unidade, aguardando-se a colocação de mais dois médicos.

Ponto de situação sobre a colocação de médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe

DEPUTADOS pEDRO aLVES E lIMA coSTA, Município de Sernancelhe e Diretor do ACES Douro Sul fazem ponto de situação sobre a colocação de médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe

Os Deputados do PSD, Pedro Alves e Lima Costa, eleitos pelo círculo de Viseu, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, e os vereadores Carlos Santos e Armando Mateus, reuniram hoje, 15 de fevereiro, com o Diretor do ACES Douro Sul, Rui Dionísio, para fazerem um ponto de situação sobre a colocação de médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe, depois de ter sido lançado um concurso para nove vagas no ACES Douro Sul, em outubro de 2015, pelo anterior Governo.

Ora, a colocação de dois médicos no Centro de Saúde de Sernancelhe resolveria a situação da falta de Médicos de Saúde Geral e Familiar do Concelho, uma vez que, atendendo ao número de utentes inscritos, estes dois novos médicos garantirão que todos os utentes passarão a ser servidos por médico de família.

Contudo, os Deputados manifestaram ao Presidente da Câmara e ao Diretor do ACES a sua preocupação pelo facto de, aquando da realização dos concursos para a colocação de médicos no ACES e no Centro de Saúde de Sernancelhe, não estar garantida a sua fixação.

Os Deputados defendem que o Interior do País não pode servir só de plataforma para o acesso à carreira de médicos, que, depois de aqui colocados em concursos públicos, abandonam os centros de saúde para abraçarem carreiras noutros pontos do País, deixando as populações numa situação aflitiva. Entendem ainda que o Governo deve acautelar que só será permitida a mobilidade de um médico colocado no Interior quando estiver garantida a sua substituição por outro, de forma estável.

Nesse sentido, a reunião em Sernancelhe permitiu perceber qual o ponto de situação atual quanto ao número de médicos no Centro de Saúde, sendo que, dos três médicos necessários, um médico faz parte dos quadros da unidade, aguardando-se a colocação de mais dois médicos.

quinta-feira, 11 fevereiro 2016 10:22

Zona Empresarial de Sernancelhe — Fase 1

informacao logo

 

Discussão Pública da Operação de Loteamento “Zona Empresarial de Sernancelhe — Fase 1”

 Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 5 do artigo 7.º do Decreto -Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, na sua redação atual, e no artigo 89.º do Decreto -Lei n.º 0/2015, de 14 de maio, e em cumprimento da deliberação do executivo municipal em reunião de Câmara Municipal realizada em 22 de janeiro de 2016, que a partir de 8.º dia útil a seguir à publicação do presente aviso no Diário da República, e durante 15 dias úteis, se encontra aberto o período de discussão pública da proposta da Opera-ção de Loteamento com Obras de Urbanização da “Zona Empresarial de Sernancelhe — Fase 1”.

Para o efeito, a proposta da Operação de Loteamento de iniciativa Municipal poderá ser consultada na Divisão Técnica de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal, sita na Rua Dr. Oliveira Serrão, nos dias úteis e durante o horário de expediente (9:00 — 12:30 horas, 14:00 — 17:00 horas), bem como no portal da internet em www.cm -sernancelhe.pt.

As reclamações, observações, sugestões e pedidos de esclarecimento deverão ser apresentados por escrito e dirigidos ao Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe entregues diretamente nos serviços municipais, remetidos por correio ou através do correio eletrónico: dtou@cm -sernancelhe.pt.

Para conhecimento geral se mandou publicitar este aviso no Diário da República, 2.ª série, na página da internet da câmara municipal, bem como nos locais de estilo.

 DOCUMENTOS ASSOCIADOS

folder  Zona Empresarial de Sernancelhe

quinta-feira, 11 fevereiro 2016 10:22

Zona Empresarial de Sernancelhe — Fase 1

informacao logo

 

Discussão Pública da Operação de Loteamento “Zona Empresarial de Sernancelhe — Fase 1”

 Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 5 do artigo 7.º do Decreto -Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, na sua redação atual, e no artigo 89.º do Decreto -Lei n.º 0/2015, de 14 de maio, e em cumprimento da deliberação do executivo municipal em reunião de Câmara Municipal realizada em 22 de janeiro de 2016, que a partir de 8.º dia útil a seguir à publicação do presente aviso no Diário da República, e durante 15 dias úteis, se encontra aberto o período de discussão pública da proposta da Opera-ção de Loteamento com Obras de Urbanização da “Zona Empresarial de Sernancelhe — Fase 1”.

Para o efeito, a proposta da Operação de Loteamento de iniciativa Municipal poderá ser consultada na Divisão Técnica de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal, sita na Rua Dr. Oliveira Serrão, nos dias úteis e durante o horário de expediente (9:00 — 12:30 horas, 14:00 — 17:00 horas), bem como no portal da internet em www.cm -sernancelhe.pt.

As reclamações, observações, sugestões e pedidos de esclarecimento deverão ser apresentados por escrito e dirigidos ao Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe entregues diretamente nos serviços municipais, remetidos por correio ou através do correio eletrónico: dtou@cm -sernancelhe.pt.

Para conhecimento geral se mandou publicitar este aviso no Diário da República, 2.ª série, na página da internet da câmara municipal, bem como nos locais de estilo.

 DOCUMENTOS ASSOCIADOS

folder  Zona Empresarial de Sernancelhe

 

ALEGRIA DO CARNAVAL DESFILOU PELAS RUAS DA VILA DE SERNANCELHE

Cerca de 800 pessoas, de todas as idades, participaram no desfile de Carnaval, no dia 5 de fevereiro, organizado pelo Município de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, CLDS-3G e com o apoio da Academia de Música de Sernancelhe e Santa Casa da Misericórdia.

 

ALEGRIA DO CARNAVAL DESFILOU PELAS RUAS DA VILA DE SERNANCELHE

Cerca de 800 pessoas, de todas as idades, participaram no desfile de Carnaval, no dia 5 de fevereiro, organizado pelo Município de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, CLDS-3G e com o apoio da Academia de Música de Sernancelhe e Santa Casa da Misericórdia.

segunda-feira, 01 fevereiro 2016 15:27

Ferreirim mantém viva a tradição do Ramo da Oliveira

Ferreirim mantém viva a tradição do Ramo da Oliveira

Ferreirim mantém viva a tradição do Ramo da Oliveira

Joaquim Moreira Lopes, autor do livro “Do Peitoril da Minha Janela”, editado em 1973, descreve Ferreirim como “Terra farta e progressiva”, detentora de “extensos terrenos fundos adequados à cultura da batata, milho e trigo e boas encostas onde a oliveira, a vinha e as fruteiras se desenvolvem com justificada compensação”. Quase meio século depois deste registo, Ferreirim mantém o seu sentido agrícola, sendo a oliveira e o azeite cultura de referência e base de sustento económico das famílias da aldeia. Razão pela qual, há dois anos, a União de Freguesias de Ferreirim e Macieira decidiu recuperar a tradição do Ramo de Oliveira, associando-lhe um ritual que inclui cortejo pelas ruas da aldeia, cânticos, animação e uma festa plena de autenticidade.

segunda-feira, 01 fevereiro 2016 15:27

Ferreirim mantém viva a tradição do Ramo da Oliveira

Ferreirim mantém viva a tradição do Ramo da Oliveira

Ferreirim mantém viva a tradição do Ramo da Oliveira

Joaquim Moreira Lopes, autor do livro “Do Peitoril da Minha Janela”, editado em 1973, descreve Ferreirim como “Terra farta e progressiva”, detentora de “extensos terrenos fundos adequados à cultura da batata, milho e trigo e boas encostas onde a oliveira, a vinha e as fruteiras se desenvolvem com justificada compensação”. Quase meio século depois deste registo, Ferreirim mantém o seu sentido agrícola, sendo a oliveira e o azeite cultura de referência e base de sustento económico das famílias da aldeia. Razão pela qual, há dois anos, a União de Freguesias de Ferreirim e Macieira decidiu recuperar a tradição do Ramo de Oliveira, associando-lhe um ritual que inclui cortejo pelas ruas da aldeia, cânticos, animação e uma festa plena de autenticidade.

Cerca de 200 Seniores do Concelho Participaram no Convívio de Boccia

Cerca de 200 Seniores do Concelho Participaram no Convívio de Boccia

Perto de 200 seniores dos centros lúdicos e lares do concelho de Sernancelhe participaram na tarde de 29 de janeiro, no Expo Salão, no convívio de boccia. A iniciativa é uma espécie de “campeonato” onde as equipas se defrontam por freguesias ou instituições, sempre num espírito de convívio e alegria. Inserido no programa “Mexa-se”, o encontro de Boccia contou com a colaboração ativa da Escola Profissional de Sernancelhe e Bombeiros Voluntários.

Cerca de 200 Seniores do Concelho Participaram no Convívio de Boccia

Cerca de 200 Seniores do Concelho Participaram no Convívio de Boccia

Perto de 200 seniores dos centros lúdicos e lares do concelho de Sernancelhe participaram na tarde de 29 de janeiro, no Expo Salão, no convívio de boccia. A iniciativa é uma espécie de “campeonato” onde as equipas se defrontam por freguesias ou instituições, sempre num espírito de convívio e alegria. Inserido no programa “Mexa-se”, o encontro de Boccia contou com a colaboração ativa da Escola Profissional de Sernancelhe e Bombeiros Voluntários.

Município de Sernancelhe e INATEL organizaram Encontro de Cantadores de Janeiras de Viseu, Vila Real, Guarda e Bragança

Município e INATEL organizaram Encontro de Cantadores de Janeiras de Viseu, Vila Real, Guarda e Bragança

Dezasseis grupos de Cantadores de Janeiras dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda juntaram-se, no chuvoso dia 10 de janeiro, no Expo Salão de Sernancelhe, no âmbito do Encontro Geral de Cantadores de Janeiras, iniciativa organizada pelo Município de Sernancelhe, INATEL, Rancho Folclórico de Sernancelhe, com o apoio do Conservatório Regional de Música de Ferreirim.

Município de Sernancelhe e INATEL organizaram Encontro de Cantadores de Janeiras de Viseu, Vila Real, Guarda e Bragança

Município e INATEL organizaram Encontro de Cantadores de Janeiras de Viseu, Vila Real, Guarda e Bragança

Dezasseis grupos de Cantadores de Janeiras dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda juntaram-se, no chuvoso dia 10 de janeiro, no Expo Salão de Sernancelhe, no âmbito do Encontro Geral de Cantadores de Janeiras, iniciativa organizada pelo Município de Sernancelhe, INATEL, Rancho Folclórico de Sernancelhe, com o apoio do Conservatório Regional de Música de Ferreirim.

CANTAR OS RÉIS NA CÂMARA MUNICIPAL É UMA TRADIÇÃO QUE O POVO DO CARREGAL CUMPRE HÁ MAIS DE UMA DÉCADA

Como forma de assinalar o Dia de Reis, a 6 de janeiro, as gentes do Carregal deslocaram-se ao Município de Sernancelhe e, com vozes bem afinadas, entoaram duas dezenas de quadras, cumprindo um ritual que acontece há mais de uma década. São caso único no Concelho e um exemplo que o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago, aplaude, chamando os funcionários da autarquia a assistirem a esta invulgar manifestação popular.

Sernancelhe entre os municípios do Distrito que aumentaram exportações mais de 50%

Sernancelhe entre os municípios do Distrito que aumentaram exportações mais de 50%

Sernancelhe está entre os municípios do distrito de Viseu que aumentaram as exportações em mais de 50%. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pelo Jornal de Negócios na edição de 11 de janeiro de 2017, dão conta ainda que o nosso Município exportou em 2015 cerca de 11 milhões de euros de mercadorias, o que o coloca no lote dos 11 municípios do distrito com uma componente exportadora mais evidente nos últimos três anos.

Convívio "Dar vida aos anos com o Boccia" juntou 200 pessoas no Exposalão

Convívio "Dar vida aos anos com o Boccia" juntou 200 pessoas no Exposalão

No âmbito do Programa de Atividade Física Sénior " Mexa-se", dinamizado pelo Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou-se no dia 27 de janeiro, pelas 14h00, no Exposalão – Multiusos de Sernancelhe, mais um convívio de Boccia que juntou cerca de 200 participantes dos Centros Lúdicos de Sarzeda, Vila da Ponte, Sernancelhe, Seixo, Tabosa da Cunha, Granjal, Cunha, Penso, Chosendo, Centros Sociais e Paroquiais de Carregal, Lamosa, Lapa, Lar do Sagrado Coração de Maria de Ferreirim e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe.

 FAR e Museu Abel Manta de mãos dadas para o futuro…

FAR e Museu Abel Manta de mãos dadas para o futuro…

…É verdade. A Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa e o Museu Abel Manta, em Gouveia protocolaram hoje formalmente na sede da Fundação uma cooperação entre as duas Instituições. E porquê?

Centenas de praticantes de Karaté Shukokai no Estágio de inverno em Sernancelhe

Centenas de praticantes de Karaté Shukokai no Estágio de inverno em Sernancelhe

O Expo Salão de Sernancelhe recebeu no dia 4 de fevereiro, cerca de 320 karatecas, provenientes das escolas de karaté dos distritos de Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra, que participaram no estágio de inverno das Escolas de Karate Shukokai. O encontro, organizado pelo Clube de Escolas de Karaté Shukokai, trouxe à Terra da Castanha muito público e contou com os apoios institucionais do Município de Sernancelhe, Expo Salão Multiusos, União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda e ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe. Em Sernancelhe funciona, há vários anos, na sede da Junta de Freguesia, uma Escola de Karaté Shukokai, tendo como instrutor Flávio Pereira.

CANTAR OS RÉIS NA CÂMARA MUNICIPAL É UMA TRADIÇÃO QUE O POVO DO CARREGAL CUMPRE HÁ MAIS DE UMA DÉCADA

Como forma de assinalar o Dia de Reis, a 6 de janeiro, as gentes do Carregal deslocaram-se ao Município de Sernancelhe e, com vozes bem afinadas, entoaram duas dezenas de quadras, cumprindo um ritual que acontece há mais de uma década. São caso único no Concelho e um exemplo que o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago, aplaude, chamando os funcionários da autarquia a assistirem a esta invulgar manifestação popular.

VIIª Montaria ao Javali – Stº. Estevão – Sernancelhe

VIIª Montaria ao Javali – Stº. Estevão – Sernancelhe

por Rua Direita | 2017.02.18 - 18:44

Juntaram-se 150 armas e 30 batedores para uma montaria ao javali organizada pelo Clube Madrugadas, na aldeia de Sto. Estevão, freguesia do Carregal, concelho de Sernancelhe.

Vindos dos mais diversos pontos do país, os monteiros cedo se congregaram num “afaga palatos” proporcionado pela Organização, no salão da Forca, os chamados “tacos”, que acautelaram os atiradores para as longas 6 horas que tinham pela frente.

Mais de 3000 litros de sopa confecionados durante o IV Festival de Sopas de Sernancelhe

Mais de 3000 litros de sopa confecionados durante o IV Festival de Sopas de Sernancelhe

Em apenas quatro edições, o Festival de Sopas de Sernancelhe ganhou lugar no calendário nacional de eventos de inverno. Durante três dias foram confecionados pelas 16 associações presentes mais de 3000 litros de sopa e foi contabilizada a presença de milhares de visitantes. Um sucesso inquestionável de um evento que alia a vertente gastronómica à etnografia, que consegue juntar, no Expo Salão, a tradição da sopa como elemento explicativo da cultura beirã ao espetáculo dos ranchos folclóricos de todo o País. Este ano, e como complemento, Sernancelhe integrou no Festival de Sopas a apresentação do livro “A Doçaria Portuguesa”, da autoria de Cristina Castro, trabalho que confirma o concelho como terra de doces conventuais e de grande riqueza gastronómica.

Autarcas das “Terras do Demo” determinados na reedição de “O Homem da Nave”, de Aquilino Ribeiro

Autarcas das “Terras do Demo” determinados na reedição de “O Homem da Nave”, de Aquilino Ribeiro

Na continuidade da senda da divulgação de obras de Aquilino Ribeiro em parceria do Grupo Bertrand com as autarquias das Terras do Demo, depois da re-edição de “Cinco Réis de Gente” em cooperação com a Câmara Municipal de Sernancelhe, José Eduardo Ferreira, autarca de Moimenta da Beira, conjuntamente com o seu congénere Carlos Silva Santiago, Aquilino Machado, o neto do escritor e Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, reuniram em Lisboa, na sede do grupo com Eduardo Boavida, director da Bertrand Editores para acertar a re-edição da obra “O Homem da Nave” (1954), que irá ser patrocinada pela autarquia moimentense.

Escolas, Centros Lúdicos e Instituições Sociais Festejam o Carnaval em Sernancelhe

ESCOLAS, CENTROS LÚDICOS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS FESTEJAM O CARNAVAL EM SERNANCELHE

O Carnaval é uma festa onde as fantasias e os disfarces são o elemento dominante, seja nas crianças seja nos mais velhos. Máscaras, trajes coloridos e muitas brincadeiras são permitidas e partilhadas por todos, como aconteceu na tarde de 24 de fevereiro, onde centenas de foliões, de escolas, centros lúdicos e instituições sociais do Concelho de Sernancelhe desfilaram pela Vila, envergando fatos de Carnaval alusivos a profissões, cinema e desenhos animados. Foi assim o desfile de Carnaval organizado pelo Município de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, CLDS-3G e com o apoio da Associação de Pais, Academia de Música de Sernancelhe e Conservatório Regional de Música de Ferreirim.