Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira

 

biblioteca1

A Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira encontra-se instalada na antiga Escola Primária de Sernancelhe, edifício do Plano Centenário, e enquadra-se de forma harminiosa do valioso Centro Histórico da Vila de Sernancelhe.

A atribuição do nome de Abade Vasco Moreira à Biblioteca Municipal deve-se ao facto de ser uma das figuras cimeiras deste Concelho, que deixou obra também em municípios vizinhos, e legou para a eternidade estudos, pesquisas e monografias, ainda hoje referências para estudiosos e simples curiosos. Foi uma figura distinta do clero e contribuiu indelevelmente para o progresso e evolução do Concelho de Sernancelhe.

O equipamento foi inaugurado a 26 de Julho de 2008, conta já com 350 utilizadores inscritos e alberga um espólio com cerca de 15 mil livros, onde se incluem várias doações, como: dois mil volumes doados pelo Prof. Joaquim Moreira Lopes, que já faziam parte do espólio da antiga Sala de Leitura; cerca de mil volumes pertencentes ao Dr. Francisco da Costa Marques; 200 volumes e muitos títulos de jornais e revistas do espólio de Adão Moreira Dias, entre outras.

Objectivos da Biblioteca

Na sua missão de centro de cultura e educação, a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira pretende com a sua actividade:

  • Proporcionar o livre acesso à educação, à informação, e ao conhecimento, e ainda à recreação e lazer a todos os munícipes, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos.
  • Fomentar o gosto pela leitura, organizando actividades que suscitem a participação da população.
  • Facilitar o acesso aos diversos suportes de informação (impressos, audiovisuais, multimédia e electrónicos), através da consulta local ou do empréstimo domiciliário.
  • Adquirir, organizar e disponibilizar colecções de modo a dar respostas às necessidades de informação, educação e conhecimento, contribuindo para a descentralização dos serviços de leitura pública no espaço concelhio.
  • Promover actividades de animação, como a Hora do Conto e divulgação cultural, contribuindo para a ocupação dos tempos livres da população.

 


Contactos

Praça da República

3640 – 222 Sernancelhe

Tel. 254 598 300

Fax. 254 598 319

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consultar o regulamento da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira

Regulamento da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira


logo biblioteca