Natal sem idade 2022

SERNANCELHE RETOMOU A FESTA “NATAL SEM IDADE”. CERCA DE UM MILHAR DE IDOSOS PARTICIPOU NESTA INICIATIVA SOLIDÁRIA QUE ACONTECE HÁ 20 ANOS

Foi há quase 20 anos que o Município de Sernancelhe organizou a primeira edição do “Natal Sem Idade”. A ideia era proporcionar o reencontro, fomentar o convívio e oferecer aos mais velhos uma festa de Natal antecipada, num contexto de festa, de tradição e que envolvesse todas as comunidades do Concelho. No dia 15 de dezembro, no Expo Salão, aconteceu mais um encontro para os sernancelhenses (o primeiro depois da Pandemia que obrigou a uma paragem de dois anos) onde estiveram cerca de mil pessoas com 60 ou mais anos de idade, para quem foi preparado um dia diferente, de animação, preservando o sentido religioso representativo da quadra de Natal.

​De forma organizada, chegaram logo pela manhã pessoas de todas as localidades do Concelho. Recebidos pelo Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia e Vereadores, os séniores foram encaminhados para o interior do Expo Salão, onde aguardaram a eucaristia, celebrada, como desde 2002, por vários párocos do Concelho.

Primeiro, foi lida a mensagem de natal em nome de todos os presentes, que evidenciou o agradecimento pelo “empenho e o carinho que tiveram a organizar todos os detalhes deste dia para que nada nos falte”. Em união, os mais velhos reconheceram ser “uma verdadeira família que se junta, neste dia, para celebrar o Natal, em paz e com muita amizade”, pelo que esta festa é uma data que muito anseiam ao longo do ano.

A missa, celebrada por vários párocos do Concelho, foi sem dúvida o ponto alto, nomeadamente o momento das oferendas, em que cada pessoa de uma freguesia exibiu o produto que simboliza a respetiva terra. Seguiu-se o almoço convívio de Natal, com ementa a fazer lembrar a consoada, onde não faltou o tradicional bacalhau e, ao longo da tarde, houve tempo ainda para muita animação e convívio entre todos.

Com todos estes ingredientes, o "Natal sem Idade" confirmou tratar-se de iniciativa de grande simbolismo social e solidário. Tendo como único propósito proporcionar um dia diferente, de muita alegria e felicidade, este encontro da grande família sernancelhense foi a única oportunidade de convívio que muitos tiveram nesta quadra de Natal.

A todos Bom Natal e um Próspero Ano Novo.