SERNANCELHE CELEBROU O 25 DE ABRIL

SERNANCELHE CELEBROU O 25 DE ABRIL COM DISTINÇÕES A CARLOS MIGUEL, HERMÍNIO LOUREIRO E JOSÉ CESÁRIO. CUCA ROSETA DEU UM CONCERTO NO EXPO SALÃO

Quarenta e nove anos depois do 25 de abril de 1974, o Município de Sernancelhe distinguiu com a Medalha de Honra o antigo Secretário de Estado dos Desportos, Hermínio Loureiro, o antigo Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, e o atual Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel. Mantendo o figurino das comemorações anteriores, a cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e culminou com um concerto de Cuca Roseta, no Expo Salão.

Centenas de pessoas marcaram presença na evocação do 25 de abril, em que Sernancelhe homenageou três personalidades com percursos profissionais que se cruzaram, em muitos momentos, com o concelho, tendo contribuído decisivamente para o seu desenvolvimento e projeção. Carlos Miguel, confessando-se honrado com a distinção, enalteceu o papel do poder local na consolidação da democracia. Hermínio Loureiro referiu sentir orgulho, gratidão e felicidade. Orgulho no povo de Sernancelhe, gratidão por quererem honrá-lo neste dia 25 de abril e felicidade por “saber que esta terra está bem entregue”. Já José Cesário disse ser uma honra receber esta condecoração das gentes da terra de Aquilino Ribeiro, recordando a ligação de quase três décadas com Sernancelhe.

Ana Chaves, em representação do PSD, lembrou que a democracia cultiva-se diariamente e que o PSD foi um partido essencial no 25 de abril e na construção do nosso País democrático. Carlos Silva, Presidente da Câmara, destacou o papel dos homenageados na construção do Concelho de Sernancelhe, alertou para o País que há para construir e deixou críticas às opções governativas que deixam de fora do PRR as regiões que precisam de investimentos indispensáveis ao seu desenvolvimento. José Agostinho Aguiar, Presidente da Assembleia Municipal, recordou abril como um tempo de reflexão, onde a democracia deve ser tida como uma conquista que necessita de ser efetivada a cada dia.

Depois de terem sido condecoradas figuras locais e nacionais da literatura, do ensino, militares, políticos, personalidades da Igreja, associações, empresas, escolas, na edição do 25 de abril deste ano serão reconhecidos com a Medalha de Honra três personalidades que no exercício das suas funções foram essências para que Sernancelhe recebesse investimentos, infraestruturas e equipamentos que muito contribuíram para a qualidade de vida que hoje ostenta.

Em áreas como a emigração, a requalificação patrimonial, as acessibilidades, o desporto, o ensino da música, o turismo e a cultura, foram muitos os contributos que Sernancelhe recebeu destas personalidades que sempre demonstraram sentido de responsabilidade na gestão e distribuição dos recursos públicos, direcionando para o Interior apoios essenciais ao bem-estar das populações.

As comemorações do 25 de abril ocuparam toda a manhã, começando pelas 9:00 horas, em frente aos Paços do Concelho, com a guarda de Honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, o hastear da Bandeira Nacional e interpretação do Hino Nacional pela Banda Musical 81 de Ferreirim. Seguiu-se a sessão solene evocativa do 25 de abril, que contou com a leitura de um poema de Manuel Alegre por Lucas Mateus, e de Francisco Machado por Madalena Pais, intervenções dos partidos políticos com assento na Assembleia, dos distinguidos, depois pelo momento solene de aposição das medalhas e entrega de certificados, culminando com discursos do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal.

O Expo Salão recebeu a segunda parte da cerimónia com o Concerto de Cuca Roseta.