Reedição de "Estrada de Santiago" Aquilino Ribeiro

LUÍS MARQUES MENDES: "UMA GRANDE HOMENAGEM A UM DOS MAIORES DA CULTURA PORTUGUESA"

Foi desta forma que Luís Marques Mendes, Conselheiro de Estado, Político e comentador televisivo descreveu a Cerimónia de apresentação da reedição de "Estrada de Santiago", obra centenária do escritor Sernancelhense Aquilino Ribeiro.

Num Exposalão com mais de 400 pessoas na assistência, Marques Mendes, que prefaciou a obra, falou de Mestre Aquilino, do orgulho de Sernancelhe ter entre os seus maiores uma personalidade no Panteão Nacional, da importância da cultura para a afirmação dos territórios, dirigiu uma mensagem de força aos professores, pelo trabalho de formação que exercem, e elogiou o trabalho do Presidente da Câmara, Carlos Silva, que classificou como "um dos melhores autarcas de Portugal".

Paulo Neto, Diretor da Revista aquilino, e que assinou a nota introdutória que consta desta reedição de "Estrada de Santiago", dedicou a sua intervenção a explicar as cinco novelas que o compõem, despertando o gosto para a leitura da obra e apelando a que novos leitores e novos públicos continuem a eleger Aquilino Ribeiro como uma referência.

Eduardo Boavida, Diretor Editorial da Bertrand, que pela quarta vez se associa ao Município para reeditar obras de Aquilino esgotadas, destacou a parceria e o trabalho de valorização de Aquilino Ribeiro, reconhecendo que desta forma se preserva o legado do escritor e se mantém atuais as suas criações literárias.

Aquilino Machado, neto do escritor, e também um grande amigo de Sernancelhe, lembrou as terras de origem e de vivência do seu avô, não esquecendo que também ele se revê e fortifica sempre que regressa à geografia sentimental que marcou, para a eternidade, as Terras do Demo.

Já para Carlos Silva, Presidente do Município de Sernancelhe, este é um momento que prova que no Interior a cultura é vivida com grande intensidade pelas pessoas. As origens, a identidade e as tradições são celebradas e Aquilino Ribeiro, a par da castanha e do Santuário de Nossa senhora da Lapa, são marcas que Sernancelhe ostenta mas que ganharam já dimensão mundial.

A cerimónia contou ainda com a inauguração da Exposição "Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção - 320 anos de memórias, conto "Valeroso Milagre", de Aquilino Ribeiro". Luís Mergulhão, proprietário daquele espaço monástico, explicou a exposição, fez a contextualização dos mais de três séculos que marcam a sua existência e trouxe ao Exposalão as memórias dos tempos em que também Aquilino Ribeiro ali bebeu a inspiração para criar "O Valeroso Milagre", novela essencial da obra "Estrada de Santiago".

A cerimónia terminou com momentos musicais pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim.