Feira dos Santos, uma tradição que Sernancelhe cumpre a cada ano

Feira dos Santos, uma tradição que Sernancelhe cumpre a cada ano

Há tradições que com o passar dos anos transformam-se em símbolos das comunidades. É o caso da Feira dos Santos em Sernancelhe que acontece no primeiro domingo de Novembro. Pela sua importância histórica e cultural, ganhou projeção regional e é geradora de dinamismo económico para os comerciantes locais. A cada ano que passa, cumpre-se a tradição e Sernancelhe é destino de centenas de pessoas que aproveitam a feira para as primeiras compras antes da chegada do rigoroso inverno ou simplesmente para reencontrar amigos e confraternizarem.

A época do ano em acontece a Feira dos Santos é de reflexão. Porque ocorrem os finados, e há um reencontro das famílias e um momento em que são lembrados todos aqueles que já faleceram, nem a extinção do feriado parece ter esmorecido a vontade e o desejo de muitos dos nossos conterrâneos estarem de visita às nossas aldeias. E isso também se sentiu na Feira dos Santos de Sernancelhe.

Realmente assinalável é o sentido de tradição ainda bem vivo e cultivado por novos e velhos. As fêveras, o frango assado, o copo de tinto nas barracas improvisadas são obrigatórias. Uma visita demorada pelas "tendas" dos feirantes também não pode deixar de acontecer e o negócio vai acontecendo de acordo com as vontades de compradores e vendedores.

A Feira dos Santos tem ainda a particularidade de acontecer numa época economicamente muito interessante para Sernancelhe. É que estamos em plena campanha de apanha de castanha, um produto que gera importantes receitas para as famílias e que tem a particularidade de ser transversal a praticamente toda a população.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca