Sernancelhe aposta na prevenção para proteger a floresta
O Concelho de Sernancelhe está empenhado na prevenção para garantir a preservação da sua floresta. Num território onde mais de 50 por cento da área total é floresta, duas equipas estão a desenvolver trabalhos no âmbito da silvicultura preventiva, nomeadamente limpeza de acessos e faixas de segurança nas principais serras, operação que se prolonga por vários quilómetros. Contando com o auxílio de um biotriturador, os funcionários ao serviço do Município dão também o exemplo ao não realizarem queimas dos matos e permitirem a utilização dos resíduos para fertilização dos solos.
Tendo iniciado a atividade há pouco mais de um mês, as equipas desenvolveram já trabalhos na Serra de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, tendo intervencionado os acessos a Mosteiro da Ribeira, pela Quinta da Seara, e também a Ponte do Abade, tornando transitável o caminho que percorre toda a encosta sobranceira ao Rio Távora.
Antes da chegada do próximo verão, dezenas de acessos à floresta nas freguesias do Concelho estarão em condições de dar um importante contributo à proteção da natureza. Seja na prevenção dos incêndios florestais, seja no apoio aos Bombeiros, ou ainda no auxílio aos agricultores e silvicultores, o trabalho destas equipas de limpeza florestal é vital para que seja protegido um bem que é de todos.
Por isso, o Gabinete Técnico Florestal, que coordena as equipas no terreno, está empenhado em que o trabalho realizado seja também entendido como um exemplo e uma motivação para que os proprietários promovam a limpeza do mato e a salvaguarda dos seus bens, sejam eles floresta, soutos ou culturas.
Todo o mato cortado é triturado pelo Bio-triturador e os particulares estão a solicitar os resíduos para fertilizarem os solos. Ou seja, em cada faixa que é limpa não são queimadas as lenhas nem realizadas qualquer tipo de fogueiras. Um exemplo para que se encare a floresta como um espaço onde tudo se transforma e nada se desperdiça e que em momento algum deve ser colocada sob risco.
Mais de 500 MIL EUROS de investimento na floresta em 2013/2014
A aposta na floresta no Concelho de Sernancelhe tem sido uma constante ao longo dos anos. Em 2013, o Município viu aprovadas duas candidaturas do Gabinete Técnico Florestal ao PRODER, uma no valor de 93,566,20 Euros e outra no montante de 386,041.94 Euros. A primeira tem por objetivo a manutenção e recuperação de rios e ribeiras do Concelho, através da limpeza das margens numa largura de dez metros para cada lado. Já a segunda candidatura permitirá criar faixas de apoio ao combate a incêndios, ao longo da rede viária, garantindo assim acessos de qualidade ao interior da floresta. Dentro de pouco tempo deverão começar a ser executadas.
Uma outra candidatura foi recentemente aprovada e é o corolário de todos os investimentos e de todos os projetos pensados e executados na floresta de Sernancelhe. A Carta de Ocupação do Solo, candidatura com um valor global de 45 mil euros, tem por objetivo inventariar toda a área do município, e será um documento orientador para que o ordenamento do território seja ainda melhor planeado, mais equilibrado e promova a preservação dos recursos existentes.