UTAD iniciou ensaios no terreno para estudar os soutos e aumentar a produção de castanha

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Gabinete Técnico Florestal de Sernancelhe, procurando garantir a qualidade e o aumento da produção de castanha no Concelho de Sernancelhe, promoveram, no dia 10 de novembro, um dia aberto com demonstrações no terreno das boas práticas nos solos que receberão plantações de castanheiros.

A ação enquadra-se no Protocolo de Cooperação, assinado no dia 3 de maio de 2012, entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Câmara Municipal de Sernancelhe, no valor de 44.609 Euros. Durante 30 meses, o prazo de vigência do Protocolo, em função do calendário de crescimento do castanheiro, vão decorrer ações quer em auditório quer no campo.

Ao serviço dos produtores do Concelho está uma equipa de investigadores do castanheiro da UTAD, que, em colaboração com o Gabinete Florestal do Município, prestam a informação e o apoio necessários aos 57 produtores que aderiram já ao projeto. Referir que estes produtores representam, segundo cálculos do professor José Laranjo, coordenador da equipa, 130 hectares de soutos, dos cerca de 500 hectares que existirão no Concelho de Sernancelhe, inseridos na Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa.

Depois da instalação de dois campos de ensaio, um em Sernancelhe e outro na Freguesia de Granjal, sendo o primeiro um souto adulto e o outro jovem, esta ação do dia 10 de novembro foi a primeira de um conjunto de iniciativas práticas que consistem na observação e análise do estado de conservação dos soutos, aplicação de fertilizantes, plantação de árvores e sementeira de pastagem.

O Concelho produz anualmente 700 toneladas de castanha, predominando a variedade martaínha. Os preços de mercado podem atingir aos 3 Euros por quilo e tem como mercados preferenciais o Brasil, Canadá, E.U.A, Inglaterra, França e Espanha. Em 2007, Sernancelhe contava com 499 explorações de castanha, o que correspondia a 590 hectares de soutos e estão integradas na Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa.

O concelho de Sernancelhe é conhecido a nível nacional pela Castanha, dada a sua importância económica, cultural e social na vida do concelho. A castanha que aqui nasce é considerada de muito boa qualidade, e uma boa parte da sua produção destina-se à exportação, sendo, por isso, uma importante fonte de rendimento local.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca