O melhor da proteção civil na Expo-protec, em Sernancelhe

Certame único do género no norte do País, a Expo-Protec reuniu, nos dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, no Exposalão de Sernancelhe, o que de melhor se fabrica e se pratica em matéria de proteção civil em Portugal. Em estreia mundial, a Expo-Protec apresentou, por exemplo, a viatura A1, veículo concebido pelo Auto Ribeiro, Lda., em parceria com a Fiat, e que permite o transporte de doentes de forma económica, já que apresenta consumos reduzidos e despesas de manutenção inferiores a uma ambulância normal. A Expo-Protec, muito visitada durante os quatro dias, destacou-se ainda pelas ações práticas, pela interação com as escolas, com os jovens, com as instituições sociais e com a comunidade em geral.

A iniciativa, uma organização dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe e do Município de Sernancelhe com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e Cruz Vermelha Portuguesa, fez convergir para Sernancelhe especialistas em proteção civil, fabricantes de veículos e utensílios fundamentais para o trabalho diário dos bombeiros, das equipas de emergência, das forças de segurança e de todos os organismos que trabalham no socorro a pessoas e bens.

Vinte e cinco expositores, entre empresas do setor, organismos ligados à emergência médica como o INEM, Força Especial de Bombeiros e Autoridade Florestal Nacional, reforçaram o papel da Expo-Protec como um certame de referência para quem pretende conhecer as novidades, as inovações e as novas práticas em matéria de proteção civil.

Por isso, a organização enfatizou a vertente prática e levou a efeito, ao longo dos quatro dias, duas conferências e um "workshop", uma demonstração com a equipa cinotécnica da GNR e um "masstraining" de suporte básico de vida. Sempre muito participadas, tiveram como público alvo os bombeiros, os jovens e também a população que demonstrou interesse em participar e em exercitar ações que podem salvar vidas.

Nesta primeira iniciativa, a organização procurou ainda descentralizar os acontecimentos. Por isso levou os técnicos do INEM ao Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e à Escola Profissional de Sernancelhe. Já as conferências sobre Segurança e Proteção a Incêndios Urbanos e Industriais e sobre Segurança Rodoviária aconteceram no Centro Municipal de Artes. O "workshop" sobre Emergências Médicas realizou-se no Auditório Municipal e o exercício com a brigada cinotécnica foi realizado no Expo Salão.

Um magusto tradicional encerrou o evento.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca