alt

"No esplendor da Sombra de Mestre Aquilino" foi lançado em Fiães, Santa Maria da Feira, terra natal do autor, Manuel de Lima Bastos

Lima Bastos, Eugénio Santos, Alfredo Monteiro, D. Manuel Martins e José Mário Cardoso na apresentação de livro sobre Aquilino Ribeiro

"No Esplendor da Sombra de Mestre Aquilino" é o último livro da autoria de Manuel de Lima Bastos. Dedicado a Miguel Veiga e a José Mário de Almeida Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, foi apresentado publicamente em Sernancelhe no dia 5 de novembro de 2011. Agora, no dia 25 de fevereiro de 2012, foi a vez de Fiães, Concelho de Santa Maria da Feira, terra natal de Manuel de Lima Bastos, conhecer a obra sobre o escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, juntando na mesa figuras de referência no nosso país, como são os exemplos de D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, Prof. Dr. Eugénio Santos, Catedrático Jubilado da faculdade de Letras da Universidade do Porto, Alfredo Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e José Mário Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe.

Organizada pelo Circulo de Defesa do Património e Acção Cultural (CDPAC), no auditório do Senior Residence, a cerimónia contou com mais de duas centenas de pessoas na assistência. Depois de um momento musical por três jovens da freguesia de Fiães, coube a Eugénio Santos a apreciação literária da obra. Numa apresentação esclarecedora, o professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto aprofundou o conceito de anticlericalismo evidenciado na obra de Aquilino Ribeiro, situando-o na época e no contexto específico que então se vivia.

D. Manuel Martins aproveitou a análise literária para explicar que o papel da Igreja deve centrar-se no indivíduo, no ser humano. E, a propósito, contou como conheceu Manuel de Lima Bastos, a sua obra, e confidenciou que soube de Sernancelhe por familiares que lhe falaram de um concelho de "silêncio", de "natureza" e de qualidade de vida, o que "obriga a vermos sempre os dois pratos da balança", referindo-se à comparação entre as qualidades e defeitos quer do meio urbano quer do rural.

José Mário de Almeida Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, notou que Manuel de Lima Bastos conseguiu fazer despertar a obra de Aquilino Ribeiro através da sua linguagem "ritmada e muito atrativa, o conhecimento das nossas gentes, terras e paisagens, a vivência e saber etnográfico e a consciência social e comunitária". Por isso, confessou: "Eu tinha de conhecer Manuel de Lima Bastos; Sernancelhe não se podia dar ao luxo de não o conhecer e acarinhar".

Referiu-se ainda ao facto de Lima Bastos lhe ter dedicado o livro "No Esplendor da Sombra de Mestre Aquilino": "Quis o Dr. Lima Bastos cometer o exagero de me dedicar esta obra, subindo-me ao patamar de tão ilustre figura nacional como é o Dr. Miguel Veiga. Agradeço a distinção e aceito-a sabendo que a fez por reconhecimento ao pouco que Sernancelhe tem podido fazer para valorizar e divulgar Aquilino Ribeiro ao longo das últimas duas décadas".

Palavras de agradecimento foram igualmente proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Alfredo Monteiro recordou que são já vários os livros que Manuel de Lima Bastos apresenta no Concelho e que as obras dedicadas a Aquilino Ribeiro demonstram a vontade do autor feirense em procurar aprofundar o conhecimento da obra de Aquilino Ribeiro, natural de Sernancelhe.

Manuel de Lima Bastos estava visivelmente satisfeito com a cerimónia na sua terra natal e com o facto de poder juntar na mesma mesa um conjunto tão distinto de personalidades. Agradeceu de forma personalizada e revelou que afinal a obra em torno de Aquilino está longe de concluída. "Estou a trabalhar em três frentes", disse, explicando que aguarda escritos inéditos que lhe estão prometidos pelo Sr. Engº Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor, para levar por diante um livro que acredita ser de inegável importância para a compreensão da vida e obra de Aquilino Ribeiro.

Contou ainda como conheceu D. Manuel Martins, as vivências com Eugénio Santos e a relação de grande proximidade que, desde 2009, cultivou com Sernancelhe, a terra natal de Aquilino Ribeiro. Uma relação profícua para Sernancelhe mas sobretudo para divulgar Aquilino Ribeiro e as suas "Terras do Demo".


 

 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca