Biblioteca Abade Vasco Moreira promove formação de contadores de histórias

"Vitória, vitória, acabou-se a história" foi o tema do atelier coordenado por Elsa Serra

Biblioteca Abade Vasco Moreira promove formação de contadores de histórias

"Era uma vez...". Diz-lhe alguma coisa esta frase? Diz, certamente. Se remexer lá bem no fundo do baú das memórias, vai ver que quando era criança e ouvia dizer aos mais velhos "era uma vez..." significava que ia ouvir uma história! Podia ser uma história de heróis, de princesas, de dragões, de fantasmas, de sonhos ou de encantar. Importava que fosse bem contada, com entusiasmo, com energia, com imaginação e o fizesse rir. O bom contador de histórias levava-nos ao mundo do imaginário, onde confundimos a realidade com a fantasia que só os livros transmitem.

E porque as histórias, os contos, são um estímulo fundamental à formação de novos públicos de leitores, a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira promoveu, no dia 3 de Dezembro, a ação de formação "Vitória, Vitória, acabou-se a história", atelier promovido por Elsa Serra, em que participaram mais de três dezenas de pessoas ligadas ao ensino e à formação de crianças e jovens.

Como contar histórias, como trazer o público para a ação de um livro, foi o propósito da iniciativa, que procurou ensinar aos "contadores de histórias" como promover a leitura, estimular a aprendizagem de percursos, métodos e opções para cativar a atenção de quem ouve histórias e estimular a capacidade crítica e a imaginação.

Tendo como destinatários professores e educadores, bibliotecários e técnicos de biblioteca, animadores sócio-culturais, mediadores de leitura, pais e publico em geral, o atelier coordenado por Elsa Serra trouxe as ferramentas necessárias para que os profissionais transmitam aos leitores, em especial ao público mais jovem, sensações próprias de cada uma das histórias, despertem neles o gosto pela fantasia e instituam o respeito pela figura do contador de histórias, que, em tempos, era comum em todas as comunidades, estando a tarefa entregue ao ancião – verdadeira enciclopédia de fábulas que encantava as crianças da aldeia.

Nesse capítulo, enaltecer a missão prosseguida pela Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, nomeadamente com a ação "hora do conto", que tem levado histórias ao público escolar de todas as idades com uma regularidade espantosa e um rigor assinalável. Também para o público mais idoso, a Biblioteca vai ao seu encontro com livros, leituras e contos que os fazem sentir-se bem, aconchegados e amados.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca