Iniciativa acontece todos os anos. Ritual cumpre-se com procissão e missa na ermida
Santa Bárbara, a mártir que Chosendo venera
Santa Bárbara nasceu no século III e a sua história de vida está ligada ao martírio a que foi sujeita por seu pai. Santa Bárbara terá sido decapitada pelo próprio pai. Conta-se que após a execução da mártir, no alto de uma colina, uma tremenda tempestade abateu-se sobre o local. Naquele instante, seu pai foi atingido por um raio, tendo morte imediata. Por isso, devido às circunstâncias em que ocorreu o seu martírio, Santa Bárbara é invocada como protectora contra tempestades, temporais e tormentas. O martírio de Bárbara aconteceu a 4 de Dezembro, provavelmente no ano de 235. De então para cá, o 4 de Dezembro permaneceu como o dia de Santa Bárbara.
Chosendo, aldeia do Concelho de Sernancelhe, ouviu, na ermida onde pousa a capela dedicada a Santa Bárbara, o padre Moura contar a vida desta que é a padroeira de muitas classes, incluído dos bombeiros. Uma história de sofrimento, mas também de devoção e de fé, que perdurou ao longo dos séculos, tendo-se tornado popular, por exemplo, o adágio "só se lembra de Santa Bárbara quando troveja".
No entanto, fé em Santa Bárbara é o que não falta às gentes de Chosendo. Ano após ano, mantêm viva tradição e cumprem o ritual de armar o andor e rumarem em procissão até ao monte onde uma escultura de Santa Bárbara em granito se ergue sobre o povoado. O vento, a chuva e o frio do inverno fazem-se sentir sempre e neste 4 de Dezembro permaneceu uma névoa gotejante ameaçando chuva a sério. Nada que impedisse, contudo, que se cumprisse o ritual.
A simplicidade que o povo empresta à cerimónia é notável. Como também é de realçar o envolvimento de todos, ainda que incentivados pela Junta de Freguesia. Não se estoiram foguetes, nem se faz baile com conjuntos da moda. Um almoço comunitário, em que são os habitantes de Chosendo que assam a carne, preparam o arroz e a canja, cozem o pão e enchem a mesa de sobremesas variadas. Como que antecipando a época natalícia, todos se juntam em redor da mesma mesa e partilham do mesmo almoço. No final, tempo para a concertina, tocada pelos dedos sábios do Fábio e do Amândio, neto e avô, ambos de Chosendo.
José Mário de Almeida Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, foi convidado para a Festa de Santa Bárbara e, na companhia dos vereadores Carlos Silva Santiago e Carlos Manuel Ramos dos Santos, agradeceu a receção e a forma singela e muito dedicada como as pessoas de Chosendo realizaram esta celebração. "É sempre de enaltecer quando se verifica esta união e esta vontade em organizarem, com o vosso trabalho, uma festa tão bonita", disse o Presidente da Câmara.
Isidro Proença, Presidente da Junta de Freguesia de Chosendo, deu os parabéns a todos quantos contribuíram para a realização da festa. Lembrou o trabalho e o empenho em prepararem as sobremesas para que todos partilhassem deste convívio. A tradição cumprir-se-á em 2012.