Associação da Sarzeda organiza V Encontro Nacional de concertinas de Sernancelhe
Pelo quinto ano consecutivo, o Expo Salão Sernancelhe recebeu o Encontro Nacional de Concertinas. Organizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda – Tocadores de Concertinas Terra da Castanha, com o apoio da Associação Sementes da Terra e do Município de Sernancelhe, o evento aconteceu no dia 21 de março de 2013, a partir das 14:00 horas, prolongando-se até perto da meia-noite. Depois do sucesso das quatro edições já realizadas, a organização convidou este ano para encerrar o evento o grupo "Sons do Minho".
Tendo como objetivo principal dinamizar culturalmente o Concelho, a organização procurou também divulgar a concertina como instrumento da moda, que esteve quase extinto e que hoje é tocado regularmente por mais de duas centenas de pessoas só no concelho, em boa parte crianças e jovens.
De resto, a própria Associação Os Tocadores de Concertinas Terra da Castanha, promotora do evento, é o melhor exemplo de como foi possível revitalizar a concertina e cativar jovens para aderirem ao grupo, desdobrando-se hoje em atuações por todo o país.
Do programa para este V Encontro Nacional, para além da receção aos concertinistas junto à Câmara Municipal pelas 14:00 horas, constou o já célebre desfile dos grupos pela avenida principal até ao Expo Salão. Foi naquele local que atuaram os grupos de concertinistas e, logo depois, todos os tocadores presentes atuaram em conjunto. Muita música, muitas demonstrações da cultura popular portuguesa, de diversas regiões do País, foi o que trouxe o cartaz deste V Encontro Nacional de Concertinas.
O V Encontro Nacional de Concertinas superou o êxito alcançado pelas edições anteriores e, acima de tudo, foi motivo de convívio e boa disposição entre todos os presentes. Foi também uma excelente oportunidade para colocar Sernancelhe nos locais a visitar por esta altura do ano, já que, para além da música, puderam desfrutar da inigualável oferta gastronómica, do património e da singular hospitalidade das gentes da Beira. A terminar a jornada de música, subiram ao palco do Expo Salão os "Sons do Minho – Concertinas e Desgarradas".