Município de Sernancelhe recupera forno comunitário de Freixinho

Município de Sernancelhe recupera forno comunitário de Freixinho

A equipa de pedreiros do Município de Sernancelhe iniciou a recuperação do edifício do forno comunitário de Freixinho, aldeia ribeirinha do Távora, famosa pela tradição das cavacas e pelo Convento de Nossa Senhora do Carmo. Utilizado há mais de um século, o forno de Freixinho é o único do Concelho com dois fornos no seu interior e capacidade para cozer 20 quilos de pão, mantendo ainda hoje uma utilização constante, com especial incidência para as épocas festivas.

Referenciado como um dos mais interessantes e bem preservados exemplares do património e da tradição comunitária de cozer o pão, o forno de Freixinho carecia de uma intervenção ao nível da fachada que lhe garantisse condições de segurança e facilidade acesso ao interior, em especial para a população mais idosa.

Por outro lado, o Município consegue um alargamento considerável na rua paralela ao Forno Comunitário, e que é também o principal acesso à Zona de Lazer marginal do Rio Távora, um espaço de veraneio cada vez mais procurado.

O forno de Freixinho é um dos vinte que foram identificados em 2007 como ainda em funcionamento em todo o Concelho. A profusão de espaços comunitários do género advém da aptidão histórica do concelho para a cultura de cereais e pela existência de grande número de moinhos, em especial ao longo do Rio Távora, que permitiam transformar o cereal em farinha.


 

  

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca