Aldeia de Santo Estêvão requalifica Escola Primária para apoio à comunidade e Centro Lúdico. Concelho de Sernancelhe recuperou já nove escolas
O Concelho de Sernancelhe foi um dos mais sacrificados com o processo de Reordenamento Escolar, iniciado em 2006: 17 das 21 escolas primárias encerraram de um momento para o outro, ficando o Município e as freguesias com a responsabilidade de gerirem edifícios com meio século, património símbolo de uma época, imóveis onde muitas gerações aprenderam a ler e a escrever. Aos poucos, e em apenas oito anos, foram recuperadas as escolas de Ferreirim, Faia, Lamosa, Granjal, Cunha, Sarzeda, Penso e Seixo. Agora é a vez de Aldeia de Santo Estêvão, localidade anexa da Freguesia de Carregal, requalificar a sua escola, que servirá de apoio à Comunidade e, brevemente, integrará a rede de Centros Lúdicos.
A requalificação das antigas escolas primárias no Concelho teve um custo de mais de 700 mil euros, algumas objeto de comparticipação comunitária, tendo permitido devolver aos edifícios uma função comunitária, pedagógica e recreativa.
Em Ferreirim, a escola deu lugar à Sede da Banda Musical 81, na Faia alberga o Centro Interpretativo da Aldeia da Faia, em Lamosa acolhe o Centro Pedagógico da Rede Natura 2000, em Granjal, na Cunha, Sarzeda, Penso e Seixo funcionam como Centros Lúdicos e pertencem a uma rede de espaços cívicos que contempla já nove freguesias.
É precisamente essa rede de Centros Lúdicos que a escola de Aldeia de Santo Estêvão pretende integrar brevemente, mal estejam concluídos os trabalhos de requalificação, executados diretamente e em colaboração pelo Município de Sernancelhe e pela Junta de Freguesia de Carregal.
Aquela comunidade será a décima a pertencer a um projeto inclusivo, criado há uma década pela Câmara, que permite levar atividades regulares às pessoas, em especial às mais idosas, nas suas comunidades, com programas específicos que procuram a promoção da qualidade de vida, o bem-estar, o convívio e o intercâmbio.