Município de Sernancelhe e ACES Douro Sul atraem novos médicos para o Concelho

Município de sernancelhe e ACES Douro Sul atraem novos médicos para o Concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, o Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Douro Sul (ACES Douro Sul), Rui Dionísio e a Presidente do Conselho Clínico do ACES, Elisa Pereira, apresentaram, no dia 19 de janeiro, no Centro de Artes, aos presidentes de junta de freguesia, responsáveis educativos e representantes de diversas instituições concelhias, a médica Catarina Osório, que passará a trabalhar a tempo inteiro na Unidade de Cuidados Personalizados de Sernancelhe, garantindo assim que nenhum utente de Sernancelhe ficará sem médico de família.

A iniciativa do Município de Sernancelhe é o culminar de um processo de atração de clínicos jovens para a unidade de saúde local, que há vários anos vive uma situação de sufoco provocada pelo facto de mais de duas mil pessoas do concelho não terem médico de família, ou seja, cerca de 40 por cento dos utentes.

A situação caótica foi desencadeada há vários anos quando o corpo clínico da Unidade de Sernancelhe perdeu três médicos do quadro, ficando reduzido a um médico sem dedicação exclusiva e a outro em prestação de serviço.

Os utentes viveram, nestes últimos anos, uma realidade difícil, marcada por longas esperas e excessiva dependência da disponibilidade e boa vontade de médicos de outras unidades para garantir a presença de clínicos.

A prestação de cuidados de saúde básica aos 5236 utentes inscritos, dos quais quase 30 por cento são idosos (de acordo com dados de 30 de junho de 2014), tornou-se quase impossível, com efeitos para a qualidade de vida e bem-estar da população.

Perante esta realidade, o Município criou o Gabinete da Saúde, espaço que recebeu testemunhos constantes de falta de consultas, desmarcações sucessivas por falta de clínicos, chegando o assunto a ser debatido em duas sessões da Assembleia Municipal, uma das quais contou com a presença do Diretor da Unidade de Cuidados Personalizados de Sernancelhe e responsáveis do ACES, chamados ao Salão Nobre dos Paços do Concelho para explicarem a situação real da saúde no Concelho.

Não se vislumbrando então a resolução imediata do problema, o Município de Sernancelhe, em estreita colaboração com o ACES, assumiu o problema por si, partindo para o terreno e disponibilizando meios e recursos para garantir que novos médicos poderiam vir para Sernancelhe.

A receção à nova médica é por isso o resultado desta ação, da dinâmica e da capacidade de gerar atratividade para os jovens, jovens qualificados, cujo trabalho em Sernancelhe será determinante para a qualidade de vida da população do Concelho.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca