Dia aberto do Souto e do Castanheiro ensinou a fazer colheita de borbulhas para enxertia

Dia aberto do Souto e do Castanheiro ensinou a fazer colheita de borbulhas para enxertia

Coincidindo com as comemorações do Dia da Árvore, o Município decidiu prestar homenagem ao souto e ao castanheiro com a realização da 7ª ação de campo no âmbito do Protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), dirigida aos produtores de castanha do Concelho, em que o tema central foi a colheira de borbulha para enxertia.

Esta ação, a sétima de um protocolo que teve o seu início em 2012, contou com uma primeira parte teórica, no Centro de Artes, onde mais de meia centena de produtores de castanha assistiram às explicações técnicas dos professores Laranjo e Raimundo, da UTAD.

Num segundo momento, foi a vez de colher, num souto da Vila de Sernancelhe, as borbulhas para enxertia, demonstrando, na prática, os conceitos e as técnicas necessárias para enxertar a variedade martainha com êxito em novas árvores.

Referir que este protocolo conta já com 71 produtores de castanha do Concelho de Sernancelhe inscritos, estando referenciados mais de 600 hectares de soutos, procurando-se a descoberta de novas soluções para combater as doenças que têm assolado dos castanheiros e aumentar a produção.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca