Iniciativa foi dinamizada pelo CLDS e juntou crianças e idosos
Tabosa da Cunha recebeu a festa do projeto "Crescer com a Música"
Num concelho onde as freguesias dispõem de boas infraestruturas e onde os centros lúdicos assumem um papel determinante na dinamização das comunidades, a Tabosa da Cunha, freguesia de Cunha, foi, no dia 12 de junho, anfitriã da Festa de Encerramento do projeto "Crescer com a música" 2011/2012, promovido pelo CLDS, em colaboração com o Município, o Agrupamento de Escolas, a Biblioteca Abade Vasco Moreira e a Junta de Freguesia de Cunha.
Mais de 160 pessoas, entre idosos dos centros lúdicos da Tabosa da Cunha, Sarzeda, Vila da Ponte, Lar de Lamosa e Lar do Carregal e crianças de todos os jardins de infância do Concelho e alunos da Casa da Criança, encheram o espaço do Centro Social e Recreativo da Tabosa e foram protagonistas de uma bonita festa que contemplou a interpretação de peças de teatro e diversos temas músicais.
Como que se de um encontro intergeracional se tratasse, a iniciativa transformou os mais idosos em atores e os mais novos em músicos e dançarinos. E se os primeiros refletem o trabalho intenso do CLDS, da Biblioteca Municipal e da Câmara Municipal, já os mais pequenos são fruto do empenho da Academia de Música que, desde tenras idades, transmite conhecimentos musicais às crianças, dotando-as de capacidades musicais que muito contribuirão para o seu desenvolvimento e formação da personalidade. No entanto, é de toda a justiça evidenciar o papel determinante que as educadoras de infância do Concelho depositaram na ação, ao prepararem os trajes dos meninos, ao ensaiarem os temas e, no fundo, ao sensibilizarem os pais e a comunidade para a importância do evento e sua abrangência.
Tanto uns como outros exprimem, aliás, a vontade em se divertirem, em interagirem, em conviverem e em fazerem da alegria uma busca constante. Têm sido assim nos centros lúdicos do Concelho, onde os participantes assumem cada vez mais papeis ativos e mobilizadores. De tal forma que as comunidades em que se inserem são atraídas pelas iniciativas desenvolvidas, as pessoas unem-se em torno de objetivos comuns e conseguem sentir-se, sem dúvida, úteis. É essa a verdadeira recompensa de quem trabalha em prol da comunidade, não escondendo outro grande objetivo a alcançar: potenciando a relação entre idosos e crianças, quando estes forem adultos serão, com toda a certeza, mais respeitadores, mais amigos e mais solidários.