Edifício da Escola Primária é o espaço escolhido. Funções educativas, culturais e comunitárias do imóvel manter-se-ão ao serviço da freguesia
Trinta anos depois, a Banda Musical 81 de Ferreirim vai ter a sua sede
A Banda Musical 81 de Ferreirim comemora em 2011 trinta anos de existência. Muitas têm sido as realizações, um pouco por todo o país, para assinalar a efeméride. Enaltecendo o passado de três décadas, a Associação procura manter viva a chama de uma Banda assente em valores musicais e humanos fortes. E, em ano de aniversário, teve direito a uma prenda especial: a apresentação de imagens da futura sede, que será, nada mais nada menos, do que no edifício da Escola Primária de Ferreirim.
Trinta anos depois de, pela mão do Padre Alves de Amorim, a Banda Musical 81 de Ferreirim, ter cumprido a sua primeira tarefa na Festa do Padroeiro Santo Estêvão, o Município de Sernancelhe, reconhecedor do impecável percurso da agremiação, aproveitou a Ceia de Natal, no dia 17 de Dezembro, para anunciar que pretende cumprir um sonho que se manteve vivo por várias gerações de músicos: a Banda ter uma sede própria. Mais: a apresentação do projeto, da autoria do Arquitecto João Greno, explicou, com imagens e dados técnicos, o que se pretende para o edifício da atual Escola Primária de Ferreirim. O projeto não deixou, de resto, ninguém indiferente porque, para além da qualidade do projetista, nada parece faltar naquele espaço, que terá auditório, sala de ensaios, gabinete de direção, espaços de convívio e salas individuais de aprendizagem.
Carlos Santos, Presidente da Direção e Vereador do Pelouro do Urbanismo do Município de Sernancelhe, deu as boas-vindas a todos e lembrou que "esta ceia de Natal, para além do seu significado, tem um aspeto especial por coincidir com as comemorações dos 30 anos da Banda Musical de Ferreirim. A este propósito quero recordar aqui vários momentos comemorativos que se iniciaram, no início deste ano, com o Encontro de Bandas, no Exposalão de Sernancelhe, organizado pela Federação de Bandas do Distrito de Viseu; seguiu-se o Concerto na Exposição 100, também no Exposalão de Sernancelhe; a participação no Encontro de Bandas, em Santar, Concelho de Nelas; o Encontro de Bandas em Ferreirim; a participação no Aniversário da Banda de Santa Maria de Bouro, no Minho, que decorreu no Mosteiro Cisterciense; a participação na Festa da Castanha, no Exposalão Sernancelhe, em que homenageamos o Maestro e compositor Capitão Amílcar Morais; a missa cantada no Santuário da Lapa, em homenagem também ao Sr. Padre Amorim, o nosso fundador; as comemorações terão o seu términos no dia 26 de Dezembro com a Festa em Honra do nosso Padroeiro, Santo Estêvâo", especificou.
Reconhecendo que a história da Banda Musical 81 é feita do empenho de muita gente realçou "o percurso, ao longo destes 30 anos, em que todos nós, e também os que já passaram por esta Associação, deram um contributo valioso e que muito reconhecemos. Este Projeto, alicerçado em valores, tanto musicais como humanos, foi determinante para que completássemos 30 anos de existência, com esta vitalidade e qualidade. É de realçar também o trabalho de todos os diretores, instrumentistas e maestros que passaram pela banda e, se me permitem, pedia uma salva de palmas para o primeiro maestro (Padre José Alves Amorim) e para o nosso actual maestro (Artur)".
Sem esquecer "os pais, que permitem que os seus filhos participem na Banda; e os meus colegas de direção que têm sido incansáveis, quer no transporte para os ensaios, para as atuações, para resolverem todas as situações que decorrem do funcionamento de uma Associação com esta envergadura", explicou que o projeto de recuperação da Escola Primária de Ferreirim, "dotando-a de condições para que futuramente a Banda possa desenvolver o seu trabalho nesse local" tem um custo de mais de 200 mil euros, "foi candidatado ao PRODER e, ao que sei, no início do próximo ano conheceremos o resultado desta candidatura", revelou Carlos Santos.
Dirigiu-se, de seguida, ao Presidente da Câmara para, em nome da Banda Musical agradecer: "mais uma vez temos de reconhecer o apoio, a força e o incentivo que temos recebido do Município de Sernancelhe, aqui representado pelo Sr. Presidente e Vice-Presidente. Muito obrigado por mais esta ajuda, por continuarem a acreditar no projecto da Banda Musical 81 de Ferreirim, por continuarem a apostar na juventude e na cultura no Concelho de Sernancelhe".
Padre José Alves Amorim, o fundador da Banda Musical 81 de Ferreirim, lembrou os tempos iniciais da Banda, as dificuldades, os desafios e os momentos bons que se viveram. Reconheceria, logo depois, que o sentido comunitário e o espírito de iniciativa próprios das gentes de Ferreirim foram determinantes, por exemplo, para que se conseguissem os primeiros instrumentos indispensáveis à formação da Banda Musical.
As palavras, quer do Presidente da Direção, que do Padre José Alves Amorim, foram acolhidas pelo Presidente do Município de Sernancelhe, José Mário de Almeida Cardoso, como um gesto de grande humildade de quem tem demonstrado grande entrega e dedicação à Banda Musical 81 de Ferreirim, à música e à cultura, por parte de várias gerações de pessoas empenhadas. Explicando que há muito reconhece a falta que uma sede faz a esta Associação, garantiu que, mal a escola se deslocalize para o Centro Escolar, a obra da Sede da Banda avançará. Mais: deixou a garantia de que, se a candidatura não for por diante, o Município assumirá o custo da obra para que a Banda Musical de Ferreirim tenha a sede que tanto deseja.
No final, e para surpresa de todos, da parte da Câmara Municipal veio ainda outra prenda de aniversário para a Banda: dois instrumentos musicais, uma tarola e uma trompete, que o Presidente da Direção entregou diretamente aos músicos. O Vice-Presidente do Município de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, leu o auto de entrega dos instrumentos e enfatizou o apoio que tem sido dado à Associação, agradecendo o facto de "continuarem a querer associar o Município a todas as realizações em que a Banda Musical participa".