CENTRO INTERPRETATIVO DA LAPA

CENTRO INTERPRETATIVO DA LAPA, TERRA, GENTE E BICHOS FOI INAUGURADO POR PAULO FIGUEIREDO, PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE MOIMENTA DA BEIRA

A população de Quintela, Lapa, Quinta do Cando, Moinhos do Vouga e Almerigo regressou ao local onde durante décadas funcionou a escola primária da freguesia para testemunhar, na manhã de 24 de setembro, a Inauguração do Centro Interpretativo Lapa, Terra, Gente e Bichos. Paulo Figueiredo, Presidente do Município de Moimenta da Beira, foi convidado para presidir à inauguração, cumprindo-se assim o desejo do Presidente do Município de Sernancelhe e Presidente da CIMDOURO, Carlos Silva Santiago, de chamar para estes momentos os colegas autarcas que são os grandes responsáveis pela dinâmica destes territórios.

A cerimónia começou com um grupo de pessoas da Freguesia a interpretar duas músicas recuperadas de um antigo grupo de cantares que existiu na aldeia. Prosseguiu com a bênção pelo Padre Carlos Caria, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, e com intervenções do Presidente da Junta de Freguesia, Luís Carlos Santos, do vice-presidente do Município de Sernancelhe, Carlos Santos, do Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, e do Presidente do Município de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.

Momentos depois foi descerrada a placa evocativa. No interior do edifício da antiga escola primária foi possível perceber o investimento superior a 100 mil euros. Na Sala Natureza e na Sala Cultura estão plasmados os elementos identitários da Lapa e das freguesias envolventes e a essência do Centro Interpretativo Lapa, Terra, Gente e Bichos.

Razão pela qual é tido como uma obra fundamental para a freguesia de Quintela, pois permite recuperar o património da antiga escola primária e, por outro lado, cria um espaço de valorização do planalto da Lapa, da fé e do seu culto centenário pelo Mundo, de Aquilino Ribeiro e do legado histórico e cultural que nos confiou, da Serra e dos encantos de um lugar posicionado a quase 1000 metros de altitude, e ainda da Rede Natura de Lamosa, aqui tão perto e tão excecional.

Neste novo espaço pretende-se igualmente passar o conhecimento dos lugares e das gentes às novas gerações. Por isso os conteúdos elaborados têm uma forte carga pedagógica, foram idealizados para acolher visitas de escolas, proporcionam experimentação e disponibilizam jogos didáticos para que seja mais fácil a aquisição de saberes.

Pretende-se igualmente que seja um local de encontro e reencontros. Um espaço onde os mais velhos partilharão sabedoria com os mais novos, onde a identidade do nosso Território será valorizada, onde o passado será celebrado e o futuro garantido.

Referir ainda que o Centro Interpretativo da Lapa, Terra, Gente e Bichos integra a estratégia concelhia de dotar todas as freguesias de equipamentos de grande valia para o território, espaços únicos onde celebramos a nossa cultura, promovemos o bem-estar das populações e asseguramos que Sernancelhe é um concelho dinâmico, inovador e sustentável.

A cerimónia de inauguração terminou com um convívio com o povo e com a atuação da Tuna Universitária de Viseu, trazida a Quintela por Hermínio Dias, elemento do grupo e membro do executivo da Junta de Freguesia de Quintela.