Povo de Chosendo organizou festa dedicada a Santa Bárbara

Há tradições que persistem há séculos. Há outras que são muito recentes, espontâneas, vividas pelas comunidades com grande sentimento e entusiasmo. A celebração que a freguesia de Chosendo dedica a Santa Bárbara, no início de dezembro, é exemplificativa de como muitas vezes basta recuperar e valorizar o património para que o orgulho e o sentido de pertença reapareçam e sejam motivos bastantes para uma grande festa popular.

No passado dia 7 de dezembro voltou a cumprir-se a tradição, que ainda não tem um década, mas que começou quando o Município de Sernancelhe e a Junta de Freguesia local deitaram mãos à obra e decidiram requalificar a capelinha de Santa Bárbara, no ponto mais alto da aldeia, melhorando também os acessos e reanimando o culto na Santa protetora.

Ano após ano, é o povo que se arregimenta para levar em ombros, encosta acima, o muito bem decorado andor. Em procissão, percorrem as ruas sinuosas da aldeia, sobem a íngreme rua de cubos de granito e, quase a chegar ao topo, a brisa forte que sopra de todos os quadrantes é silenciada pelos foguetes que disparam com estrondo.

O andor contorna a Capela e é pousado junto à porta do exíguo templo. Começa a celebração, presidida pelo Padre Moura, que centra a homilia nos valores. Valores, disse, que a Santa Bárbara nos ensinou e nos exemplificou ao longo da sua vida e de que a sociedade atual tanto necessita para que a harmonia, a paz e a partilha sejam vividos por todos.

Lodo depois o povo rumou ao Salão da Junta de Freguesia onde o almoço, confecionado pelas pessoas da aldeia, foi partilhado por todos, num gesto de simplicidade que repete-se a cada ano.

São, aliás, as gentes de Chosendo que asseguraram a criação das sobremesas e dos doces que decoram a sala. Esta disponibilidade e contributo foram elogiados pela Presidente da Junta de Freguesia, Irene Proença, que agradeceu o trabalho que todos depositam na organização da festa em homenagem a Santa Bárbara.

Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, lembrou este espírito muito próprio que só Chosendo tem, dizendo que poucas terras conseguiriam juntar-se e celebrar, com esta vontade e ânimo, a sua Santa Protetora e, ao mesmo tempo, a época natalícia que vivemos.

s2smodern