Bispo de Lamego visitou a Festa do Livro e da Criança de Sernancelhe

A Câmara Municipal Sernancelhe, em colaboração com o Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas, com as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, por força das Atividades de Enriquecimento Curricular, a ESPROSER (Escola Profissional de Sernancelhe), a Associação de Pais, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, a Academia de Música, a Biblioteca Abade Vasco Moreira e a Âmbula – Associação de Funcionários do Município de Sernancelhe, organizaram, entre 30 de maio e 1 de junho, a Festa do Livro e da Criança, iniciativa que teve como máxima "...dos mais novos aos mais velhos...", e que este ano pretendeu comemorar o Dia Mundial da Criança. D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, visitou a Festa e elogiou a iniciativa.

Pelo quinto ano consecutivo, o fim de ano letivo em Sernancelhe ficou marcado pela animação, por atividades pedagógicas, feira do livro, música, ateliers, escola de trânsito, dança, jogos, insufláveis, desportos radicais, caminhadas, natação, teatro e simulacros.

Mais do que uma festa, as instituições organizadoras preocuparam-se em definir um cartaz cultural que fosse do agrado das crianças, dos pais e da comunidade. Atendendo ao sucesso das anteriores edições, os três dias foram verdadeiramente enriquecedores e profícuos para as crianças, até porque, em muitos momentos, foram elas as protagonistas das atividades.

"...dos mais novos aos mais velhos" foi o lema desta edição, que pretendeu ainda promover um encontro de gerações, tendo os meninos do ensino pré-escolar assistido, no Auditório Municipal, aos magistrais contos de António Fontinhas, a convite da Biblioteca Municipal, estando reservados para os utilizadores dos centros lúdicos do Concelho atividades também durante os dias do certame.

BISPO DE LAMEGO NA FESTA DA EDUCAÇÃO MORAL, RELIGIOSA E CATÓLICA

A Festa do Livro e da Criança começou no dia 30 de maio com o 1º Encontro de Educação Moral, Religiosa e Católica, denominada "Uma Marca na Minha Vida", organizado pelo professor sernancelhense Miguel Amori, que contou com a participação de centenas de jovens das escolas da região.

Concentrados no Expo Salão, partiram depois para uma caminhada até ao Monte de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, onde praticaram diversos desportos em contacto com a natureza. Slide, tiro ao alvo, jogos tradicionais, dança e muita alegria ocuparam os jovens durante toda a manhã. A tarde foi passada no Expo Salão, com demonstrações musicais de diversas escolas da região.

A terminar este dia, o Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto dirigiu a todos palavras de enaltecimento pela iniciativa, incentivou os jovens à partilha e ao convício e desafiou-os a serem dinâmicos, ativos e solidários. Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago, mostrou-se agradado e reconhecido pela escolha de Sernancelhe para acolher esta iniciativa, que classificou como um exemplo a seguir porque nos dias que correm é importante que os jovens saibam trilhar o seu caminho e sejam determinados na conquista do seu lugar na sociedade. "A visita de D. António Couto é reveladora da importância da iniciativa que hoje acontece aqui em Sernancelhe", terminou o Presidente da Câmara.

A fechar este dia, tempo ainda para a interpretações musicais do Grupo de Concertinas da Academia de Música de Sernancelhe, do Grupo SIC Esperança, da Tuna do Magriço e de Pe. Marcos Alvim.

No dia 31, e sempre com feira do livro a decorrer em simultâneo, os Centros Lúdicos representaram a peça de teatro "A revolta dos livrinhos" e, logo de seguida, a Academia de Música de Sernancelhe mostrou toda a sua qualidade e excelência musical.

No último dia, 1 de junho, a Escola Profissional de Sernancelhe brindou cerca de uma centena de pessoas com um almoço que serviu de teste aos conhecimentos dos seus alunos, nomeadamente dos frequentadores dos cursos de Restaurante/bar, ficando comprovada a qualidade formativa que a Escola confere em todos os cursos que disponibiliza aos mais de duzentos alunos que a frequentam.

A tarde começou com um simulacro pelos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe na pisa da Escola de Trânsito, demonstrando a importância de serem ensinados aos mais novos comportamentos corretos para circularem na estrada, bem como dos procedimentos a ter em conta nas missões de socorro em caso de acidente rodoviário.

Logo depois, uma demonstração de karaté pelos alunos que frequentam a escola de Sernancelhe e, para finalizar, uma aula de aeróbica no exterior do Expo Salão.

s2smodern