{YOUTUBE}lHsF6hYlca8{/YOUTUBE}
25 de abril: Concelho de Sernancelhe homenageou o antigo Presidente da Câmara, Dr. José Mário de Almeida Cardoso
José Mário de Almeida Cardoso, antigo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, cargo que exerceu durante 24 anos, foi distinguido, no dia 25 de abril, pelo Município de Sernancelhe, com a Medalha de Honra Municipal, a mais alta condecoração honorífica concelhia, destinada apenas a pessoas que, pelos seus serviços excecionais à comunidade, alcancem mérito extraordinário.
Mais de mil e quinhentas pessoas encheram o Expo Salão para aplaudirem uma cerimónia de homenagem única e memorável a um homem que é um símbolo do Concelho e que, depois de 24 anos de trabalho e dedicação à causa pública, testemunhou a gratidão do povo de Sernancelhe.
Dois momentos distintos marcaram a homenagem a José Mário Cardoso. O primeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, evocou abril, e obedeceu ao protocolo previsto para este tipo de eventos.
Às 9:00 horas, decorreu a guarda de honra com os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe. A Banda Musical de Ferreirim interpretou, logo de seguida, o Hino Nacional durante o hastear da Bandeira, ato em que participaram o Presidente da Câmara, o Presidente da Assembleia Municipal e o homenageado.
O Salão Nobre foi pequeno para tantas pessoas que quiseram acompanhar todos os momentos da cerimónia. A leitura de poemas de abril é uma tradição que Sernancelhe cumpre, confiando a tarefa a meninos do Concelho.
Os partidos políticos representados na Assembleia Municipal tiveram a oportunidade de evocar abril e, logo depois, cumpriu-se o momento da aposição da Medalha de Honra ao Homenageado José Mário Cardoso.
De resto, seria precisamente o homenageado a dirigir-se aos presentes, seguindo-se o Presidente da Câmara e, por fim, a sessão seria encerrada pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Agostinho Aguiar.
O segundo momento da homenagem decorreu no Expo Salão. Foi naquele espaço multiusos que mais de 1500 pessoas aplaudiram a chegada de José Mário Cardoso e Carlos Silva Santiago.
Começaria logo depois a cerimónia, tendo sido exibido um filme que retratou a vida e obra do Homenageado neste 25 de abril. Subiram ao palco a pianista moldava Ecaterina Baranov, com a sublime interpretação de Liszt, vencedora do 2º Concurso "As Lições dos Jovens Mestres", evento criado por André Cardoso, filho do homenageado, que dedicou ao pai, neste dia especial, a atuação da colega pianista.
De forma sequencial, foram exibidas nos ecrãs do Expo Salão, mensagens de felicitações de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades e Hermínio Loureiro, antigo Secretário de Estado dos Desportos e atual Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Os meninos da Academia de Música de Sernancelhe encheram, de seguida, o palco com temas brilhantemente interpretados. Arlindo Cunha, antigo Ministro da Agricultura, e Nunes Liberato, Chefe da Casa Civil da Presidência da República, foram as personalidades que enviaram mensagens de felicitações a José Mário Cardoso, com quem mantiveram uma relação muito próxima nos 24 anos como Presidente da Câmara.
O Rancho Folclórico de Sernancelhe atuou logo depois, seguindo-se o testemunho de Luís Marques Mendes, antigo Ministro dos Assuntos Parlamentares. A guitarrista Paula Sobral, da Sarzeda, subiu ao palco com o trio de Guitarras e proporcionou um momento de grande qualidade musical.
Paulo Neto, amigo de longa data de José Mário Cardoso, evocou Aquilino Ribeiro, e rendeu a sua homenagem ao comparar o caráter destes dois sernancelhenses. A etnografia do Rancho das Arnas encheu o palco, antecedendo o testemunho do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que veio pela primeira vez a Sernancelhe em 1997, então na qualidade de Presidente do Partido Social Democrata.
A fadista Maria do Carmo, uma artista de Sernancelhe, mostrou à plateia a paixão que tem pela música e pelo fado. Carlos Marta, antigo deputado, e atual Presidente da Fundação do Desporto, subiu ao palco para dar o testemunho de tantos anos em que contactou com José Mário Cardoso.
O grupo Douro Musical, de São João da Pesqueira, constituído pelos filhos de Manuel Santanita, atuou logo depois, antecedendo o testemunho do Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.
A Lara, e os professores Jorge e Horácio, da Academia de Música de Sernancelhe, interpretaram dois temas ao piano e à concertina, seguindo-se a subida ao palco de Luís Represas, o conceituado músico e compositor português, que não deixou de felicitar o antigo e o atual presidente de Câmara, elogiando Sernancelhe por comemorar abril com tanta solenidade e qualidade.
Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, mentor da homenagem, e que trabalhou com José Mário Cardoso nos últimos 12 anos, subiu ao palco para agradecer, em nome do povo de Sernancelhe, ao homenageado pelos 24 anos de dedicação ao Concelho, precisamente o tema da cerimónia realizada no Expo Salão.
Tempo ainda para os ecrãs exibirem mais um filme sobre a vida e obra de José Mário Cardoso, antecedendo assim a grande ovação ao homenageado, que subiu ao palco com o povo de Sernancelhe a aplaudir, de pé.
À noite, a partir das 21:30 horas, e também no Expo Salão, Luís Represas protagonizou um Concerto de abril, um espetáculo com entrada livre, que fechou com chave de ouro uma jornada dedicada à data histórica do 25 de Abril de 1974, dia em que Sernancelhe rendeu homenagem ao conterrâneo e ex-autarca José Mário de Almeida Cardoso.
A cerimónia do 25 de abril de 2015 ficará marcada pelo brilho e pela perfeição como rendeu homenagem a uma das suas personalidades ilustres, um gesto de gratidão pelo tanto que José Mário Cardoso deu à nossa terra.
__________
24 anos de dedicação a Sernancelhe
__________
José Mário de Almeida Cardoso iniciou a sua vida autárquica em 1989 e foi o primeiro ex-Presidente de Câmara do Concelho de Sernancelhe a ser distinguido pelo seu Concelho, um sinal de reconhecimento para com o autarca que empreendeu uma infraestruturação fundamental em todo o território municipal, um rigoroso processo de ordenamento do território, pugnou pela salvaguarda do património histórico e investiu na Educação da sua população, em especial das crianças e jovens, promovendo a construção da Escola E.B. 2,3 (1992), o nascimento da Escola Profissional (1993) e o Centro Escolar, que viria a ser inaugurado já em 2014.
Ao autarca, que mereceu a confiança dos sernancelhenses em seis eleições autárquicas consecutivas, é reconhecido ainda o mérito de transformar em bandeiras turísticas símbolos como Aquilino Ribeiro e a castanha, erguer um território com reconhecido potencial turístico (com o Rio Távora como grande desafio e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa como porta de entrada de milhares de visitantes no Concelho), posicionar Sernancelhe como um concelho em que o setor primário é a chave do futuro e contribuir para afirmar o tecido empresarial, ganhando as empresas condições para se implantarem solidamente no mercado nacional e projetarem-se nos quatro cantos do mundo.
Considerado um estratega, com notável capacidade de implementação de rigorosos planos de execução das ideias, conseguiu também que, no interior do País, um concelho fosse sucessivamente mencionado nos principais estudos realizados por entidades certificadas, como o Tribunal de Contas, a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, a Universidade do Minho e a Universidade da Beira Interior, entre outras, como não tendo compromissos por pagar, com menor passivo, menor prazo médio de pagamento e dos mais destacados em matéria de eficiência financeira.