Escola de Música de Ferreirim e Junta de Freguesia de Carregal parceiros no ensino da música às crianças da aldeia
Perto de duas dezenas de crianças da freguesia de Carregal estão a ter aulas de música no edifício da antiga Escola Primária com professores da Escola de Música de Ferreirim, um projeto recentemente homologado pela Secretaria de Estado da Educação e que aposta na descentralização como forma de levar o ensino da música a todo o concelho e também à região.
A freguesia de Carregal, que compreende as localidades anexas de Tabosa e Aldeia de Santo Estêvão, é a primeira a aderir formalmente a esta iniciativa que tem como particularidade ir ao encontro das crianças, às suas aldeias, levar lições de música, preferencialmente em espaços que tiveram funções educativas, como as antigas escolas primárias.
Ferreirim, sede da Escola de Música, frequentada por 50 alunos, foi a primeira escola a ser criada, precisamente no antigo edifício de ensino, obra que contou com comparticipação do PRODER e do Município de Sernancelhe, precisamente no ano em que a Banda Musical 81 daquela aldeia completou 30 anos de existência.
Coordenada pelo Diretor Pedagógico, Artur Costa, a Escola de Música está a dar os primeiros passos no projeto de descentralização musical, começando pelas freguesias do Concelho. Numa segunda fase, e enquadrando-se a Escola no perfil de estabelecimentos adaptados ao ensino e à promoção da cultura musical nas crianças e nos jovens, pretende alargar a sua ação a concelhos limítrofes, tendo sido desenvolvidos já contactos profícuos quer com Municípios quer com Agrupamentos de Escolas.