Projeto musical da Escola de Música apresentado às crianças do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe
Realizou-se no dia 1 de março de 2015, na sede do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, em parceria com a Banda Musical 81 de Ferreirim (Escola Particular e Cooperativa de Ensino Especializado na Música), a apresentação do projeto do ensino articulado de música gratuito, a partir do 5º ano de escolaridade. Estiveram presentes mais de uma centena de pessoas, entre pais e crianças dos 3º e 4ºs anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas, bem como responsáveis da autarquia e a diretora da Escola Profissional de Sernancelhe.
A atividade iniciou-se com uma breve explicação do projeto pelo membro da direção do Agrupamento professor Mendes Dias, seguida da apresentação de uma peça musical infantil pelos futuros professores da Escola de Música.
Foi explicado, pelo Diretor Pedagógico, Artur Costa, às crianças e pais a classificação e a importância dos instrumentos e a diferença entre eles, bem como os benefícios da aprendizagem da música para o desenvolvimento cognitivo das crianças em idade escolar. Houve lugar a que todos pudessem experimentar os vários instrumentos em várias salas distintas, familiarizando-se assim com os equipamentos, procurando-se despertar o gosto e a sensibilidade de cada um para a aprendizagem da música desde tenras idades.
A Escola de Música, projeto pertencente à Banda Musical 81 de Ferreirim, foi distinguida como inovadora e potenciadora de uma aprendizagem generalizada da música, transversal a vários concelhos do Douro Sul, a e sendo a resposta a uma lacuna sentida por toda uma região, precisamente no campo da música.
O interesse e propriedade da Escola de Música foi igualmente apontado pela DGESTE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), que autorizou o seu funcionamento e, mais recentemente, a Secretaria de Estado da Educação homologou também a Escola de Música. A este propósito, destacar que aquele organismo entendeu, na vistoria realizada em agosto de 2014, que a requalificação do edifício da antiga Escola Primária de Ferreirim, comparticipada pelo PRODER e apoiada pelo Município de Sernancelhe, ia de encontro às exigências do ensino da música, enquadrando-se, na perfeição, no perfil de estabelecimentos adaptados ao ensino e à promoção da cultura musical nas crianças e nos jovens.
Referir ainda que a Escola de Música nasce depois de, em 2013, a Associação da Banda Musical 81 de Ferreirim ter obtido da Assembleia da República o estatuto de Utilidade Pública.