8º FESTIVAL DE SOPAS E ENCONTRO DE RANCHOS

SERNANCELHE ORGANIZOU 8º FESTIVAL DE SOPAS E ENCONTRO DE RANCHOS

A 8.ª edição do Festival de Sopas e Encontro de Ranchos decorreu nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro,no Expo Salão de Sernancelhe. Recuperando o formato tradicional, o evento manteve o propósito de promover a gastronomia local, em especial a sopa, com intenção de renovar hábitos antigos, impulsionar a cultura, o artesanato e as gentes de Sernancelhe e projetar turisticamente o território como espaço de história, onde a identidade se cultiva e celebra. Este ano o Festival de Sopas foi à Praça da Alegria, da RTP, onde mostrou a relação que consegue estabelecer com a tradição e com a identidade do Concelho de Sernancelhe.

O evento começou ao final da tarde de 25 de fevereiro com a abertura oficial pelo Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Vice-presidente da CIMDOURO, Nuno Gonçalves. Seguiu-se uma visita à exposição etnográfica e aos stands com provas de sopas. Atuou no Palco do Expo Salão a Band´Habilus e o Grupo Coral da Paróquia de Sernancelhe.

No dia 26 atuaram o Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras (Santarém), o Ranho Folclórico da Boidobra (Covilhã), o Rancho Folclórico de Sernancelhe e o Grupo Folclórico das Lavradeiras de Meadela (Viana do Castelo). A noite terminou com a atuação do Grupo Pagode.

No dia 27 o recinto do Festival de Sopas recebeu vários grupos de tocadores de concertinas atuaram os Pauliteiros de Miranda (Miranda do Douro), o Grupo Folclórico de São Torcato (Guimarães), Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda e o Rancho Folclórico de Arnas.

De referir ainda que esta iniciativa, que representou um dos primeiros eventos de inverno, assinalou o primeiro momento integrado nas comemorações da Festa da Castanha, que este ano celebra 30 anos de existência.

Como novidade, este Festival de Sopas propôs uma atividade virada para o público infantil, concretamente para os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas, que foram desafiados a participar em sessões de sensibilização para os benefícios do consumo diário de sopa. Sob o mote “Come sopa e a tua vida ganha mais cor”, esta iniciativa começou no dia 21, no Espaço da Castanha e do Castanheiro, e prolongou-se até dia 25.

Durante 3 dias, 16 associações do concelho confecionaram os mais variados tipos de sopas que os visitantes puderam provar. Neste evento participaram as associações:

•  Associação AMBULA IPSS
  •  Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe
  •  Associação de Caça Távora e Zebreira
  •  Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda
  •  Associação Dinamizadora da Aldeia da Faia
  •  Baldios “Cinco Réis de Gente” do Carregal
  •  Banda Musical 81 de Ferreirim
  •  Casa do Benfica de Sernancelhe
  •  Confraria da Castanha
  •  Escola Profissional de Sernancelhe
  •  Grupo Motard de Ferreirim
  •  Manta Verde – Associação da Biointerpretação de Lamosa
  •  Núcleo Desportivo de Cultural de Vila da Ponte
  •  Rancho Folclórico de Sernancelhe
  •  Grupo Motard Amigos Binantes
  •  Associação de Melhoramentos da Freguesia de Escurquela

Os visitantes tiveram assim a oportunidade de descobrir, provando gratuitamente os sabores da terra aliados aos saberes ancestrais, as artes e aos ofícios de Sernancelhe e assistir às exibições sempre memoráveis dos ranchos folclóricos.