CRIANÇAS DE SERNANCELHE ASSISTEM A PEÇA DE TEATRO INSPIRADA NA OBRA “O LIVRO DA MARIANINHA”, DE AQUILINO RIBEIRO

As crianças do 1º Ciclo e do 5.º e 6.º anos do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assistiram hoje, no Auditório Municipal de Sernancelhe, a uma peça de teatro desenvolvida especialmente para o nosso Concelho. Juntando literatura e música, e tendo como inspiração a obra infanto-juvenil “O Livro da Marianinha”, escrito por Aquilino Ribeiro, o projeto “Sorriso da Lua” trouxe à terra natal do escritor um momento único, de aprendizagem, uma viagem pela magia da música e das letras portuguesas.

Cumprindo todas as normas da Direção Geral de Saúde, o Auditório Municipal acolheu, durante a manhã, os alunos do 1.º Ciclo e, à tarde, os do 2.º Ciclo. Coube ao Vereador do Pelouro da Cultura, Armando Mateus, e à Diretora do Agrupamento de Escolas, Fátima Correia, dar as boas-vindas aos alunos e explicar o contexto desta peça teatro-musical, deixando a garantia de que Aquilino Ribeiro está sempre presente nos currículos dos alunos e ao dispor de todos estarão sempre as ferramentas indispensáveis para que tenham ensino de qualidade e centrado nos valores do Concelho.

Muito felizes com a iniciativa ficaram as crianças, que se divertiram e aprenderam com a peça de teatro. Graças ao som, ao movimento, à cor e à palavra, cada criança “viajou” até ao “Sorriso da nossa Lua... Lá poderá explorar tudo aquilo que a faz feliz!”, como descreve a sinopse do projeto. De resto, a representação trouxe argumentos como as lengalengas e toadas infantis em prosa rimada, de características únicas, as imagens marcantes como o despertar da Natureza numa manhã de sol, a confeção do pão, os ovos da galinha pedrês, o canto do rouxinol, a beleza do prado na Primavera, os animais da realidade rural e a liberdade que se respira no campo, que Aquilino Ribeiro descreve de forma exímia na obra literária “O Livro da Marianinha”.

O Projeto “No Sorriso da Lua” consegue, através deste livro, despertar o imaginário de cada criança e levá-la numa viagem inesquecível. Este teatro musical consegue ainda honrar a memória do mestre Aquilino Ribeiro, marco fundamental da literatura Portuguesa. Permite incentivar cada criança a explorar a obra do mestre, contribuindo para a sua promoção.