SERNANCELHE ENCERRA COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA OBRA “TERRAS DO DEMO” COM CICLO DE COLÓQUIOS DEDICADOS A AQUILINO RIBEIRO

O Centenário da obra “Terras do Demo” foi assinalado com um amplo conjunto de eventos implementados em Portugal ao longo deste ano, nomeadamente em Sernancelhe, terra natal de Aquilino Ribeiro, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Lisboa, Porto e Aveiro. Para encerrar as efemérides, Sernancelhe vai concretizar, nos dias 15 e 16 de novembro, um ciclo de homenagens com colóquios centrados em “Aquilino, letras e terra”, que contarão com a participação de várias personalidades nacionais de diferenciadas áreas como a literatura, a política, a economia, a história e a geografia, entre outras.

A valia da iniciativa foi já reconhecida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Douro e Távora, organismo tutelado pelo Ministério da Educação, que considerou os colóquios como formação certificada de professores.

A iniciativa é uma organização do Município de Sernancelhe, da Biblioteca Municipal, da Revista “aquilino”, tendo como parceiros a DGESTE Norte, o Ministério da Educação, o Centro de Formação de Associação de Escolas do Douro e Távora, o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, a Escola Profissional de Sernancelhe e o Conservatório Regional de Música de Ferreirim.

Os colóquios serão o ponto final de um ano de intensa atividade celebrativa de “Terras do Demo”. A icónica obra de Aquilino Ribeiro foi motivadora de uma atividade nunca vista nos municípios que são os legítimos herdeiros das “Terras do Demo”, materializada na apresentação, em parceria com a Editora Bertrand, de uma reedição deste livro, na edição de um selo e postal em colaboração com os Correios de Portugal, na apresentação de uma peça de teatro infantil pela Filandorra – Teatro do Nordeste, na edição de um livro infantil inspirado no Romance da Raposa, pelo Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, na participação dos municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva numa iniciativa promocional no Mercado de Alvalade, em Lisboa, e na coordenação de uma exposição dedicada a Aquilino Ribeiro na Universidade de Aveiro, entre outras ações organizadas pela Junta de Freguesia de Alvalade, e que envolveram a Biblioteca Nacional e o Museu Bordalo Pinheiro.

O Auditório Municipal de Sernancelhe será, nos dias 15 e 16 de novembro, um espaço de debate e reflexão em torno de “Aquilino, das letras e da terra”.

Serão quatro os momentos principais deste evento: “Dar a Verdade Local” será o primeiro, logo no dia 15, enquadrado na apresentação do livro “Aquilino e as Terras do Demo: o marketing num território literário”. Ainda nesse mesmo dia, decorrerá a sessão “Volver às origens”, que terá como intervenientes Aquilino Machado, neto do escritor Aquilino Ribeiro, e Nuno Crato, antigo Ministro da Educação, bem como a atuação do guitarrista inglês Trevor Gordon.

No dia seguinte, 16, a manhã será dedicada a “A Madre é na aldeia” e terá como protagonistas académicos de universidades como Aveiro, Lisboa e da UTAD, que versarão diversas temáticas da obra de Aquilino, nomeadamente a sua dimensão mundial, a arte, a terra e os bosques, ou mesmo uma década de Revista Literária “aquilino”.

A tarde será reservada à temática “Das Terras do Demo: a Interioridade um século após”, juntando à mesma mesa personalidades de renome nacional e das mais diversas áreas do saber, que proporcionarão uma reflexão sobre o território, o seu passado, o presente e o futuro, sempre à luz da obra de Aquilino Ribeiro.

Estes colóquios têm ainda como grande novidade o facto de serem reconhecidos pelo Ministério da Educação, como formação certificada para professores, contando para efeitos de progressão na carreira.

São também abertos a toda a comunidade, pelo que poderá efetuar a sua inscrição nas fichas disponibilizadas na página do Município. Estas serão limitadas, por uma questão de logística.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e os dados recolhidos destinam-se exclusivamente a esta ação.

INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES:

INSCRIÇÕES PARA PÚBLICO EM GERAL:

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.