SERNANCELHE RECEBEU VISITANTES DE JACOU COM CAMINHADA NO DOURO

SERNANCELHE RECEBEU VISITANTES DE JACOU COM CAMINHADA NO DOURO, VISITA À LAPA E AO CARREGAL. GEMINAÇÃO COMPLETA 20 ANOS EM SETEMBRO

Em 2019 completam-se 20 anos da geminação que aproximou os concelhos de Sernancelhe e de Jacou, no Sul de França. Nestas duas décadas foram muitas as iniciativas desenvolvidas em ambos os territórios, sempre com o objetivo de fortalecer o intercâmbio, estreitar laços, aproximar culturas e proporcionar momentos de cariz desportivo e educativo. O primeiro encontro deste ano aconteceu no dia 27 de abril, no Pinhão, onde foi organizada uma caminhada pelo Município de Alijó e pela aldeia de Casal de Loivos, com início no miradouro de Casal de Loivos e chegada ao Pinhão.

Aproveitando uma visita que o grupo de cidadãos de Jacou efetuou por Portugal, foi-nos solicitado um encontro que privilegiasse o desporto e o contacto com a natureza, concretamente uma caminhada pela região. Nesse sentido, o Município entendeu que o Douro, região de que faz parte, reunia as condições ideais e, por uma questão de logística e condições no terreno, a escolha recaiu para o Concelho de Alijó.

Na caminhada participaram os visitantes de Jacou e um grupo de sernancelhenses que têm estado ativamente no processo de geminação, nomeadamente acolhendo famílias de franceses quando estão por Portugal. O dia ficou concluído com a receção oficial no Salão Nobre, já em Sernancelhe, uma visita ao Santuário da Lapa e uma passagem pela Praça Aquilino Ribeiro, no Carregal.

Já com o cair da noite, a visita teve como ponto final uma mostra da etnografia sernancelhense com a atuação do Rancho Folclórico Terra da Castanha no claustro do Hotel Rural Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho.

Ao longo destes 20 anos, a marca mais forte da geminação tem sido a interação e partilha de experiências. Seja porque os concelhos são semelhantes na sua dimensão, seja porque os habitantes vivem intensamente o contacto com outros povos, Sernancelhe e Jacou fazem questão de enaltecer sempre os seus símbolos, como a etnografia, a gastronomia, o associativismo e as tradições.

HISTÓRIA DA GEMINAÇÃO

acou pertencente à região de l’Hérault, e é uma vila localizada no Sul de França. Fica perto de Montpellier e conta com aproximadamente 5 mil habitantes. O processo de geminação que uniu Sernancelhe e Jacou surgiu na sequência do interesse demonstrado pelos dois municípios ao Conselho das Regiões Europeias e à Associação Nacional de Municípios Portugueses, em encontrar parceiros para trocar experiências capazes de acrescentar uma mais-valia a cada um deles. A ata evocativa da geminação entre Sernancelhe e Jacou foi assinada a 25 de Setembro de 1999 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Sernancelhe. Desde 1999, ambas as comunidades têm estreitado laços e periodicamente trocam experiências e momentos culturais. Jacou é também uma região com muitos emigrantes, onde o apelo por Portugal se mantém forte. Daí que, pelo menos uma vez por ano, os dois Municípios se encontrem e cumpram o assumido com a Geminação.

.