Natal Sem Idade 2018

SERNANCELHE ORGANIZA CEIA DE NATAL ANTECIPADA PARA MIL SÉNIORES DO CONCELHO

Mais de um milhar de pessoas do Concelho de Sernancelhe celebraram antecipadamente o Natal com o encontro "Natal Sem Idade", organizado pelo Município de Sernancelhe, no dia 12 de dezembro, no Expo Salão. "Natal sem Idade" é o nome desta iniciativa que há 18 anos reúne no mesmo espaço as pessoas com 60 ou mais anos de idade e a todos oferece um dia diferente, de animação, de convívio e muita alegria, preservando sempre o sentido religioso representativo da quadra de Natal.

De todas as freguesias chegaram, em transporte organizado, pessoas para esta celebração antecipada do Natal. Antes da tradicional eucaristia, foi lida a mensagem de natal em nome de todos os presentes: "Sabemos o quanto se empenharam e o carinho que tiveram a organizar todos os detalhes deste dia para que nada nos falte. Estamos por isso muito agradecidos. Este é um encontro que reúne pessoas de todas as localidades do concelho. Somos uma verdadeira família que se junta, neste dia, para celebrar o Natal, em paz e com muita amizade. Desejamos pois que este Natal seja de Amor, de solidariedade, de fraternidade, vivido com muita fé, alegria e satisfação. Queria nesta oportunidade, em meu nome e de todos, agradecer à Câmara Municipal de Sernancelhe, na pessoa do nosso Presidente, o generoso convite com que nos distinguem, ano após ano, para participarmos nesta Festa de Natal".

Visivelmente emocionado com o carinho recebido de todos os presentes no Expo Salão, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, retribuiu com palavras de reconhecimento pelo "que já deram ao longo de tantos anos pelo nosso Concelho de Sernancelhe. Se a nossa terra é hoje um Município desenvolvido, com qualidade de vida e com futuro, a vós o deve. Por isso, não fazemos mais do que a nossa obrigação”.

A missa, celebrada por vários párocos do Concelho, foi sem dúvida o ponto alto, nomeadamente o momento das oferendas, em que cada pessoa de uma freguesia exibiu o produto que simboliza a respetiva terra. Seguiu-se o almoço convívio de Natal, com ementa a fazer lembrar a consoada e, ao longo da tarde, a música tradicional portuguesa trouxe à memória de todos os temas musicais da sua juventude, protagonizando animados momentos de convívio entre todos.

Com todos estes ingredientes, o "Natal sem Idade" confirmou tratar-se de iniciativa de grande simbolismo social. Tendo como único propósito proporcionar um dia diferente, de muita alegria e felicidade, este encontro da grande família sernancelhense foi a única oportunidade de convívio que muitos tiveram nesta quadra de Natal.

Por isso o Município de Sernancelhe, cedo entendeu o alcance social da iniciativa, percebendo também que para muitos é um momento ímpar, de grande simbolismo e que deve ser preservado. Por isso, persiste na sua organização, procurando que a simplicidade se mantenha e que abranja todos os seniores do Concelho.