Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira comemora 10 anos

Foi precisamente em 26 de julho de 2008 que a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira abriu ao público. Aproveitando o edifício da antiga Escola Primária, o Município fez nascer naquele local um espaço de cultura e batizou-o com o nome de um dos mais destacados sernancelhenses, Abade Vasco Moreira, célebre pelos seus estudos arqueológicos, etnográficos e históricos em Sernancelhe e no Concelho de Tarouca, onde foi pároco em São João de Tarouca. Dez anos depois, a Biblioteca quis assinalar a data com várias atividades, que juntaram crianças e seniores do concelho para uma jornada de alegria e encontro de gerações.

Uma década bastou para que a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira ganhassem o seu espaço no dia-a-dia dos sernancelhenses. Aberta a todos os públicos, de todas as idades, assumiu uma ligação forte à educação e às escolas e tem-se revelado fundamental na capacitação tanto dos mais novos, com a Hora do Conto e a promoção da leitura, como junto dos mais velhos, com projetos como a leitura pelas aldeias, junto dos centros lúdicos, e a celebração das mais importantes datas do nosso calendário.

Por isso o dia 26 de julho de 2018 tinha que trazer à Biblioteca os grandes protagonistas do seu quotidiano. O programa contemplou a Hora do Conto Intergeracional, momento animado com as Quinas de Sernancelhe. Durante a tarde decorreu a apresentação de danças, representações teatrais e leitura de excertos por crianças do Concelho.

No final houve bolo de aniversário da Biblioteca, simbolizando os 10 anos de existência.