CLDS E GNR REALIZAM AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE TRATORES AGRÍCOLAS NA FREGUESIA DO CARREGAL

A agricultura é a base económica do Concelho de Sernancelhe. Em todas as freguesias são centenas de pequenos agricultores que desenvolvem as suas atividades com recurso a máquinas agrícolas, com particular destaque para os tratores. Porém, face ao número de acidentes registados no Distrito de Viseu, nos últimos anos, o CLDS - 3G – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Sernancelhe, no âmbito do Aproximar+, Eixo 3: Capacitação da Comunidade e das Instituições, promoveu na tarde de 7 de junho, na antiga Escola Primária do Carregal, uma sessão para a população local. A ação foi desenvolvida pelo Sargento-Chefe Jorge Leitão, do Destacamento da GNR de Moimenta da Beira.

Cerca de 30 agricultores da freguesia de Carregal assistiram, durante cerca de uma hora, a uma sessão informativa e sensibilizadora sobre os cuidados a ter com a utilização dos tratores agrícolas.

Procurado alertar para os perigos decorrentes do descuido e da falta de manutenção dos tratores, foram ainda dadas informações sobre a habilitação para operar tratores, como a iluminação, o acondicionamento das cargas e a manutenção geral da máquina. Foi igualmente enfatizada a segurança, indispensável aos condutores, bem como conselhos gerais sobre a fadiga e a diminuição dos reflexos decorrentes muitas vezes da idade de quem opera tratores.

O Sargento-Chefe Leitão, conhecedor da realidade do Concelho de Sernancelhe e da região, lembrou ainda que é indispensável experiência para conduzir tratores agrícolas, devendo utilizar-se, sempre que se muda de trator ou se substitui por um modelo mais recente, “um manual de instruções” que garanta segurança para o operador.

Esta ação de sensibilização foi mais uma iniciativa do CLDS-3G, que vai decorrer também em Fonte Arcada, devendo ser alargada a outras freguesias, em particular àquelas de detém grande atividade agrícola no Concelho.