Concurso Nacional de Leitura

Sernancelhe organizou a fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Sernancelhe organizou, no dia 18 de maio, a fase intermunicipal da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A iniciativa, promovida pelo Plano Nacional de Leitura – Ler+, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, foi um extraordinário momento de promoção da leitura e da literatura, que reuniu cerca de meia centena de alunos dos diversos ciclos escolares dos concelhos da CIM-Douro. O Auditório Municipal recebeu a prova espetáculo, tendo decorrido durante a manhã as provas escritas no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe e uma visita guiada ao Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal. A RTP, parceira do evento, esteve em direto de Sernancelhe para o programa “Agora Nós”.

A Fase Intermunicipal (CIM Douro) do 12º Concurso Nacional de Leitura, coordenada pela Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, privilegiou obras de escritores portugueses, obras que apelam aos valores, à identidade e contribuem para a formação da personalidade dos jovens: “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares, para o 1.º Ciclo; “O Casamento da minha mãe”, de Alice Vieira, para o 2.º Ciclo; “O rapaz dos sapatos prateados”, de Álvaro Magalhães, para o 3.º Ciclo; e “Cinco Réis de Gente”, de Aquilino Ribeiro, para o Secundário.

Sernancelhe, terra de Aquilino Ribeiro, assumiu assim a realização de uma grande festa da literatura, condimentada com o facto de, pela primeira vez em doze edições do Concurso Nacional de leitura, o título “Cinco Réis de Gente”, de Aquilino Ribeiro, fazer parte das obras a concurso.

De assinalar igualmente o facto de os escritores Alice Vieira e Álvaro Magalhães terem enviado mensagens propositadamente para este concurso, que foram lidas por crianças do Concelho. O evento contou ainda com momentos musicais pelos alunos do Conservatório Regional de Música de Ferreirim e peças de teatro sobre a obra de Aquilino Ribeiro pelo Clube de teatro do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe.

O Concurso Nacional de Leitura foi uma organização com assinatura do Município de Sernancelhe, Biblioteca Abade Vasco Moreira e Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, Governo de Portugal – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, Rede de Bibliotecas Escolares e RTP - Rádio e Televisão de Portugal.

Veja alguns dos melhores momentos em vídeo na RTP, no programa AGORA NÓS, nos links que se seguem: