Sernancelhe distingue 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet no cartaz das comemorações

Quarenta e quatro anos depois do 25 de abril de 1974, o Município de Sernancelhe vai distinguir, durante as comemorações desta data, com a Medalha de Serviço Público, 18 obreiros do poder local concelhio: os presidentes de junta que estiveram ao serviço das freguesias pelo menos durante dois mandatos consecutivos. Mantendo o figurino das comemorações anteriores, a cerimónia decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho e culminará com o concerto de André Sardet no Expo Salão.

O objetivo do Município de Sernancelhe é dar continuidade ao ciclo de homenagens iniciado em 2009, quando distinguiu, pela primeira vez na sua história, 12 antigos autarcas. A particularidade da cerimónia deste ano é que, dos 18 homenageados, António Sá Oliveira está ainda em funções como Presidente da Junta de Freguesia de Quintela. Devido ao processo Reordenamento Administrativo, José Manuel Azevedo faz parte do executivo da União de Freguesias de Fonte Arcada como representante de Escurquela, e David Pereira Coelho representa Freixinho na União de Freguesias de Penso e Freixinho. Regista-se ainda o facto de entre os homenageados constarem dois deputados da atual Assembleia Municipal: Isaac de Campos Peva (Carregal), e António Caiado (Faia). Serão ainda distinguidos os antigos presidentes de Junta: Abel Almeida Monge (Quintela), Abel Pinto Cardoso (Penso), Adércio Massa Leitão (Sarzeda), Afonso Sequeira Vieira da Silva (Granjal), António Augusto Coelho (Ferreirim), Diamantino Frias Gomes Moita (Lamosa), Fernando Pinto da Silva Ricardo (Arnas), Isidro Hipólito Proença (Chosendo), José Joaquim Sousa Caria (Macieira), José Sobral dos Santos (Cunha), Luís Fernando Gouveia (Penso), Manuel Vieira Lauro (Granjal), e Nuno Franclim Peixoto Quintais Silva (Fonte Arcada).

Na decisão municipal de enaltecer os presidentes de junta pesou o facto de estas personalidades simbolizarem décadas de evolução concelhia, numa primeira fase com a criação de condições de vida para as populações, como saneamento, eletricidade, acessos e, posteriormente, na criação de condições que garantissem qualidade de vida nas comunidades, como a edificação de equipamentos sociais, culturais, desportivos e recreativos, bem como a preservação e valorização dos símbolos e manifestações identitárias das freguesias do Concelho de Sernancelhe.

Por outro lado, estes eleitos garantiram o funcionamento democrático em cada terra, sendo a voz do povo e executando as suas funções de autarcas de forma dedicada, assegurando a organização dos serviços, o planeamento e a gestão financeira, o ordenamento do território e a proteção civil, áreas fundamentais para o desenvolvimento equilibrado das freguesias.

As comemorações do 25 de abril ocuparão toda a manhã, começando pelas 9:00 horas, em frente aos Paços do Concelho, com a guarda de Honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional e interpretação do Hino Nacional pela Banda Musical 81 de Ferreirim e Banda Filarmónica de Sernancelhe. Seguir-se-á a sessão solene evocativa do 25 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que abrirá com a leitura de poemas de abril por crianças do Concelho, intervenções dos partidos políticos com assento na Assembleia, dos distinguidos, depois pelo momento solene de aposição das medalhas e entrega de certificados, culminando com discursos do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal. O Expo Salão receberá a segunda parte da cerimónia com o Concerto de André Sardet.