Casa da Música esgotada para o concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Os mil lugares da Sala Suggia, da Casa da Música do Porto, estão já esgotados para o Concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim no dia 22 de abril de 2018. Depois de anunciada a atuação da Orquestra de Sopros e Percussão desta escola de música, e que conta também com alunos do polo de Penalva do Castelo, em pouco mais de uma semana os bilhetes foram todos reservados e adivinha-se uma atuação memorável para os jovens músicos e para o Concelho de Sernancelhe.

Na tarde de 22 de abril, pelas 16:00 horas, aquele que é um espaço de referência cultural no nosso País receberá mais de centena e meia de alunos de um Conservatório Regional de Música fundado em 2015, em resultado do esforço conjunto da Direção da Banda Musical Oitenta e Um de Ferreirim e o Município de Sernancelhe, com o objetivo de responder às necessidades de formação de inúmeros jovens que procuram uma educação/formação qualificada, assim como proporcionar uma oferta educativa que vá ao encontro das necessidades de toda a comunidade envolvente.

O Conservatório está sediado na antiga Escola Primária de Ferreirim que foi requalificada e adaptada para a promoção da cultura musical, onde a oferta educativa contempla cursos de iniciação musical, ensino articulado, ensino supletivo, cursos básicos de música e cursos livres.

Desde 2015, o Conservatório estabeleceu parcerias com cerca de vinte instituições regionais e nacionais, como os municípios de Sernancelhe, Tabuaço, Armamar, a União de Freguesias de Ferreirim e Macieira, Junta de Freguesia de Carregal, União de Freguesias de Penso e Freixinho, Junta de Freguesia de Vila da Ponte, Junta de Freguesia de Chosendo, Junta de freguesias da Cunha, União de Freguesias de Fonte Arcada e Escurquela, Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas de Armamar, Agrupamento de Escolas João Botelho de Tabuaço, Confederação Musical Portuguesa, Escola Profissional de Sernancelhe – Esproser, S.A., GAL – Beira Douro, Inatel, Comunidade Intermunicipal do Douro CIMDouro, Academia de Musica de Sernancelhe e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe.

Tendo como objetivo dar aos alunos da instituição uma oportunidade de atuarem numa sala única, como é a Casa da Música, pretende-se demonstrar que no interior de Portugal há formação musical de qualidade, que também são dadas a todos as mesmas oportunidades que noutros pontos do País e que a cultura é uma aposta deste território como forma de se projetar e promover no todo nacional.