A Beleza da Primavera na 5ª Expo Jardim e Animais, no Expo Salão de Sernancelhe

A BELEZA DA PRIMAVERA NA 5ª EXPO JARDIM E ANIMAIS, NO EXPO SALÃO DE SERNANCELHE

Ao fim de cinco edições, a Expo Jardim e Animais encontrou a sua verdadeira “vocação”: a pedagogia. Por outras palavras, esta iniciativa, que acontece na primavera, logo depois do Dia da Árvore, é claramente uma oportunidade para as crianças e os jovens das escolas virem ao Expo Salão conhecer a natureza, com as suas plantas e os animais, os sons, as cores, e toda a vida que só esta estação do ano traz. Foi precisamente o que aconteceu no dia 23 de março, durante a tarde, naquela que foi a abertura do evento. Mais de duas centenas de alunos das escolas do Concelho passaram pelo certame e foram brindados com um espaço primaveril e, sem dúvida especial, com demonstrações da arte da falcoaria, proporcionadas pela Vivarte. Momentos muito especiais, sem dúvida marcantes, que garantem à Expo Jardim e Animais o rótulo de evento pedagógico, onde se mostra a natureza e se confirma a importância de todos aprendermos a preservá-la.

Durante os três dias dedicados à iniciativa, o Expo Salão conheceu diversos momentos que geraram uma interatividade assinalável por parte do público. Sucedeu assim com o desfile canino, na tarde de domingo, onde os animais de quatro patas desfilaram na passerelle improvisada pela Clínica Veterinária do Távora.

Cães e tratadores de toda a região acederam ao convite para mostrarem os seus animais, com a mesma prontidão com que participaram nos workshops do dia 24, sobre o primeiro ano de vida dos animais e ainda ensinamentos sobre tosquia.

Ao longo do evento a afluência de público comprovou a valia da iniciativa municipal, que contou com apoios decisivos da Aquisern, do Expo Salão, da ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe e Clínica Veterinária do Távora.

Em todo o espaço de exposições estiveram empresas locais e regionais que comercializam produtos ligados à jardinagem, agricultura, animais, utensílios e maquinaria, tecnologia agrícola, plantas, flores, mobiliário urbano e de jardim, piscinas e acessórios, equipamentos e acessórios para jardinagem.

Em simultâneo, a Expo Jardim e Animais ofereceu um espaço dedicado a animais exóticos e de companhia, onde puderam ser apreciadas diversas espécies e as suas caraterísticas singulares.

No último dia destaque para o desfile canino promovido pelas Clínicas Veterinárias do Távora e uma largada de pombos da responsabilidade da Associação Columbófila de Sernancelhe.