GIP de Sernancelhe e CLDS 3G apresentaram programa de educação de adultos

Num tempo em que as mudanças na sociedade ocorrem a grande velocidade, a população ativa é chamada a melhorar constantemente os seus níveis de educação e formação, bem como reciclar conhecimentos e ganhar novas competências. Para aqueles que estando a trabalhar, ou quem está em situação de desemprego, e tendo deixado a escola ainda muito novos, o programa Qualifica promete melhorar os níveis de qualificação e abrir novas oportunidades de empregabilidade, propondo como opção a educação para adultos, ou seja, dar equivalências e permitir a conclusão do 6.º, o 9.º e 12º anos de escolaridade. O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), de Sernancelhe, e o CLDS-3G, promoveram uma sessão informativa sobre o programa Qualifica, no dia 20 de novembro, no Auditório Municipal, em parceria com o Centro Qualifica de Moimenta de Beira.

É uma realidade incontornável: de acordo com os dados do Eurostat (2016), mais de metade da população portuguesa, entre os 25 e os 64 anos, tem um nível de qualificação igual ou inferior ao ensino básico (9.º ano de escolaridade). Ao nível do desemprego, e ainda que Sernancelhe apresente, de acordo com o Diagnóstico Social do Concelho (2014), uma taxa inferior à média nacional, a educação de adultos é encarada como uma oportunidade para que a população com qualificações mais baixas possa completar os seus percursos escolares e para que mantenha um percurso ativo de aprendizagem.

Nesse sentido o GIP e o CLDS-3G, em parceria com o Centro Qualifica, proporcionam à população do Concelho, em particular aos desempregados com baixas qualificações, a possibilidade de verem reconhecidos os seus percursos profissionais ao longo da vida. Durante cerca de três meses, e integrando o Programa Qualifica, poderão construir um portfólio que lhes dará equivalência ao 9.º ano de escolaridade.

O mesmo sucede para quem pretenda concluir o 12.º ano, sendo que a única diferença é que o processo é mais abrangente e completo, obrigado a maior pesquisa.

A grande novidade deste programa é a possibilidade de os formandos serem direcionados para uma área onde tiveram ou têm experiência profissional, como acompanhante de crianças, técnico de ação educativa, agente de geriatria, empregado comercial, técnico de vendas e assistente administrativo, conferindo, no final, uma carteira profissional.

Pode informar-se acerca deste programa junto do GIP e do CLDS-3G, a funcionar no antigo Posto de Turismo, detrás do edifício da Câmara Municipal de Sernancelhe.