Sernancelhe distinguiu mulheres autarcas no 25 de abril. Comemorações incluíram concerto de Marco Paulo

No dia em que se assinalaram quarenta e três anos depois do 25 de abril de 1974, Sernancelhe homenageou as mulheres autarcas do concelho. Adélia Sobral, antiga Presidente da Assembleia Municipal, Luísa Monteiro, antiga Presidente da Junta de Freguesia de Vila da Ponte, e Fátima Salgado, ex-autarca da Sarzeda, foram distinguidas com a medalha de serviço público durante a sessão evocativa do Dia da Liberdade, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho na manhã de 25 de abril. As comemorações encerraram no Expo Salão com o concerto de Marco Paulo, inserido na “Tour 50 Anos” que o cantor realiza pelo País.
Durante as comemorações do 25 de abril Sernancelhe rendeu homenagem a três personalidades marcantes no percurso político do Concelho, reconhecidas como autarcas que desempenharam junto da população a sua missão de serviço público de forma elevada, o que lhes valeu a eleição por diversos mandatos, estando associadas a fases de grandes mudanças, a que responderam com liderança e ações pró-ativas em favor das pessoas.

Adélia Sobral, funcionária do Município de Sernancelhe, foi presidente da Assembleia Municipal durante dois mandatos, desempenhando atualmente a função de jurista e de Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Luísa Monteiro, autarca de Vila da Ponte durante oito anos, foi igualmente decisiva na mudança operada naquela localidade ribeirinha do Távora, ficando a sua ação marcada pela construção do Açude daquela freguesia e pelo posicionamento da freguesia como aldeia que entende o turismo como oportunidade de futuro.

Fátima Salgado foi a última autarca da Sarzeda enquanto freguesia, continuando hoje a representar a Freguesia da União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda. Fátima Salgado fica ainda associada ao nascimento do primeiro centro lúdico numa antiga escola primária, facto de seria marcante para o arranque de um projeto dedicado à terceira idade que hoje conta com 10 espaços do género em todo o concelho.

As comemorações do 25 de abril ocuparam todo o dia, começando pelas 9:00 horas, em frente aos Paços do Concelho, com a guarda de Honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional e interpretação do Hino Nacional pelas Banda Musical 81 de Ferreirim e Banda Filarmónica de Sernancelhe.

Logo depois, e já no Salão Nobre dos Paços do Concelho, teve lugar a sessão evocativa, com a leitura de poemas de abril por crianças do Concelho, intervenções dos partidos políticos com assento na Assembleia, dos distinguidos, depois pelo momento solene de aposição das medalhas e entrega de certificados, culminando com discursos do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal.

Por fim, e já no Expo Salão, centenas de pessoas assistiram ao concerto do artista Marco Paulo, inserido nos 50 anos de carreira.