Sernancelhe e Ponta Delgada, Açores, unidos pelas “Lições dos Jovens Mestres”

Na quarta edição, “As Lições dos Jovens Mestres” confirmam-se como um evento que promove a partilha de experiências musicais entre regiões e que é capaz de encher salas de espetáculo. O Auditório Municipal de Sernancelhe comprovou isso mesmo com o concerto na noite de 24 de março, em que jovens músicos oriundos do mundo do Jazz, da Música Antiga e da Música Erudita-Moderna encontram-se no palco para uma hora e meia de música e interação com o público, que no final elegeu a peça que mais gostou.

As Lições dos Jovens Mestres são um projeto criado pelo pianista sernancelhense André Roque Cardoso. O intercâmbio entre pontos diferentes do nosso País é a marca mais interessante do evento, que este ano vai para Ponta Delgada, Açores, nos dias 28, 29 e 30 de março, repartindo-se entre as duas localidades a responsabilidade organizativa, os concertos e as iniciativas musicais proporcionadas aos mais novos e a todos quanto queiram aperfeiçoar a sua técnica musical.

O projeto, apoiado pelo Município de Sernancelhe, Governo dos Açores, Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional de Educação, e do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, conta com concertos, com o tradicional aperfeiçoamento das peças que os alunos pretendam trabalhar, e as Youngclasses incluirão a vertente da Improvisação. Estas aulas públicas são ministradas por músicos oriundos do mundo do jazz, da música antiga e da música erudita-moderna.

Quanto aos concertos, o de Sernancelhe teve a particularidade de incluir um concurso onde o público votou na sua peça/interpretação preferida. Este proporcionou um envolvimento mais íntimo entre o público e os jovens músicos convidados, todos com um já admirável percurso artístico.
No Auditório Municipal de Sernancelhe, pelas 21 horas do dia 24 de março, subiram ao palco Filipa Meneses, Iván Expósito, Hélder Alves, André Cardoso, Daniel Bernardes, João Barradas e Gonçalo Marques.

Já o concerto de Ponta Delgada contará com uma conversa entre o público e os músicos. A experiência tão variada que os convidados trazem do jazz, música antiga, e música erudita-moderna, oferecerá um confronto interessante entre ideias, descobertas e ensinamentos.

O Projeto “As Lições dos Jovens Mestres" começou em 2012, tendo decorrido em cidades como a Guarda, Chaves e Sernancelhe; em 2013 foi a vez de Ponta Delgada, Coimbra e Sernancelhe; em 2015 começou a parceria entre Sernancelhe e Ponta Delgada, que este ano se repete.

A fórmula de sucesso do evento reside na novidade, interatividade e qualidade que “As Lições do Jovens Mestres” trazem ao espetro musical, já que, para além do concertos/conversas com o público, os alunos terão a possibilidade de frequentar "youngclasses", consistindo em aulas públicas com a singular oportunidade de assistirem a novas abordagens, e até mesmo inesperadas, que criam uma empatia especial com os participantes e ouvintes.

Ainda que tratando-se de um projeto com raízes numa vila do interior de Portugal, Sernancelhe, “As Lições dos Jovens Mestres" têm estabelecido importantes parcerias com cidades do nosso país, tornando visível o trabalho que as mesmas desenvolvem ao longo do ano no campo musical, enaltecendo a tradição cultural e musical que as carateriza.