Crianças deliram com o Natal da Biblioteca Abade Vasco Moreira

A quadra natalícia é um tempo especial, de emoção, sentido familiar, partilha e de diversão. As crianças são quem mais vibra com esta altura do ano, motivadas em boa parte pelas prendas do Pai Natal e pela concretização de um pedido que todos fazem, por carta, ao “senhor das barbas brancas que chega da Lapónia”. O Natal é por isso um tempo mágico, em que também as instituições culturais como a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira dedicam iniciativas aos mais novos e ao Natal, tendo este ano preparado duas semanas com várias ações para meninos de todas as idades, que os fizeram delirar e que certamente os marcou.

Com uma decoração plena de motivos natalícios, como a árvore de natal construída com enciclopédias, presépios originais, luzes e muita cor, a Biblioteca, situada no Centro Histórico de Sernancelhe - este ano decorado com elementos natalícios -, assumiu como história desta quadra “O Pinheirinho de Natal”, de Luísa Ducla Soares, que foi contada a todos os meninos que visitaram a Biblioteca por estes dias.

Em simultâneo, disponibilizou um atelier/oficina Natal Ecológico, onde o desafio passou por estimular as crianças a construírem porta canetas com rolos de papel, tendo as renas como motivo principal. Fizeram ainda bolachinhas de Natal, em que amassaram e construíram árvores, estrelas, entre outros símbolos alusivos à época, que viriam a ser o lanche das crianças.

Por fim, e para todos, a Biblioteca preparou a chegada do Pai Natal, com prendas doces e que muito agradaram aos mais pequenos.

Pela primeira vez a Biblioteca preparou uma programação adequada à época de Natal, tendo desenvolvido iniciativas que fossem ao encontro das crianças mas também dos pais, que durante a sua atividade profissional encontraram naquele espaço cultural um sítio seguro, ativo e onde os filhos puderam desenvolver ações pedagógicas e muito divertidas.