Concerto de Natal pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim

O Conservatório Regional de Música de Ferreirim protagonizou, na tarde de 17 de dezembro, no Auditório Municipal de Sernancelhe, um concerto de Natal, juntando no mesmo palco alunos da orquestra e do coro, naquele que foi um dos eventos públicos mais significativos desde a criação do Conservatório, em 2014.

Inserido na programação do Mercado de Natal, que este ano teve a duração de dois dias e decorreu no Centro de Artes e no Centro Histórico da Vila de Sernancelhe, o concerto de Natal, assistido por mais de duas centenas de pessoas, enquadrou-se no propósito fundador do Conservatório Regional de Música de Ferreirim em divulgar o seu trabalho, permitir a toda a população e aos seus alunos o conhecimento de outros artistas, diferentes correntes estéticas, bem como a organização de concertos e recitais.

E a experiência parece ter colhido aceitação por parte do público, que assistiu ao espetáculo de pouco mais de uma hora, todo ele idealizado para corresponder à época natalícia, onde a orquestra interpretou dois temas e o coro outros dois temas, regressando ao palco, logo depois, a orquestra para interpretar quatro temas. O espetáculo terminaria com a orquestra e o coro em palco com o tema “Happy White Christmas”, arranjo de Ricardo Fonseca.

Particularidade deste concerto de Natal foi a presença dos alunos do Conservatório de Música de Ferreirim, mas do pólo de Penalva do Castelo, município com o qual estabeleceu um protocolo de cooperação na área musical.

No segundo ano de funcionamento, o Conservatório Regional de Música de Ferreirim, cujo projeto educativo nasceu do esforço conjunto da Banda Musical 81 de Ferreirim e do Município de Sernancelhe, conta com 120 alunos inscritos nos cursos de iniciação (1.º ciclo) e cursos básicos (articulado e supletivo), distribuídos pelos concelhos de Sernancelhe e Penalva do Castelo.

Promove, desde a sua instituição, a missão de responder aos objetivos de formação de jovens que procuram educação/formação qualificada, proporcionado uma oferta educativa qua vá ao encontro das necessidades da comunidade.