CANTAR OS RÉIS NA CÂMARA MUNICIPAL É UMA TRADIÇÃO QUE O POVO DO CARREGAL CUMPRE HÁ MAIS DE UMA DÉCADA

Como forma de assinalar o Dia de Reis, a 6 de janeiro, as gentes do Carregal deslocaram-se ao Município de Sernancelhe e, com vozes bem afinadas, entoaram duas dezenas de quadras, cumprindo um ritual que acontece há mais de uma década. São caso único no Concelho e um exemplo que o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago, aplaude, chamando os funcionários da autarquia a assistirem a esta invulgar manifestação popular.

O Dia de Reis, que segundo a tradição cristã, foi o dia em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita dos Reis Magos, é para os carregalenses um dia de alegria mas também de grande simbolismo pois são os guardiões de uma tradição que obriga a muito trabalho, tanto na criação das quadras como nos ensaios para que o momento resulte em pleno.

Acordeão, bombo e outros instrumentos de criação artesanal dão os acordes dos Reis, mas os visitantes de Carregal também trazem ao Município oferendas simbólicas em cestas de vime, decoradas com azevinho e um cuidado evidente no acondicionamento dos produtos gastronómicos.
Sensibilizado pela espontaneidade das gentes do Carregal, o Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago, natural daquela freguesia, agradeceu a todos pelo momento e desafiou a que seja o Carregal a abrir, com as suas quadras de Reis, o evento Encontro de Cantadores de Janeiras, que acontecerá no dia 10 de janeiro no Expo Salão.