Centros Lúdicos, um projeto social, aberto a todos os sernancelhenses

CENTROS LÚDICOS, UM PROJETO DE DINAMIZAÇÃO INTERGERACIONAL PARA O CONCELHO

O Concelho de Sernancelhe encetou, há quase uma década, um projeto de dinamização social que promove a qualidade de vida da população mais idosa com atividades de animação, cultura, revitalização de artes e ofícios, desporto para a saúde, e um conjunto de ações desenvolvidas ao longo do ano, por forma a envolver as gerações mais novas e os mais velhos, bem como as comunidades onde funcionam já espaços cívicos, sociais e de convívio. Os Centros Lúdicos são um projeto social, uma ideia que valoriza o convívio intergeracional.

Granjal, Lamosa, Sarzeda, Cunha, Tabosa da Cunha, Vila da Ponte, Penso, Seixo, Sernancelhe e Chosendo, são algumas das comunidades que dispõem de centros lúdicos dinâmicos, onde diariamente acontecem momentos mágicos de alegria e recriação, envolvendo já perto de três centenas de pessoas.

À componente social o Município alia a vertente patrimonial e várias antigas escolas primárias foram intervencionadas para receberem os centros lúdicos das freguesias. Outros funcionam nas sedes da junta de freguesia e nos centros sociais e paroquiais, sempre com a mesma envolvência e atratividade, sendo hoje indispensáveis à vida das respetivas comunidades.

Em termos práticos, os centros lúdicos constituem uma rede de equipamentos que recebem, de forma calendarizada, um conjunto vasto de iniciativas e atividades, destacando-se os programas "Encontre-se" e "Mexa-se". "Encontre-se" consiste na realização de atividades lúdicas e recreativas, onde não falta a música, sessões de adivinhas, artes plásticas, dramatização, quadras e recolhas de contos populares, pintura, sessões de cinema, a iniciativa "Leitura não tem Idade" - em que os técnicos da Biblioteca vão ao encontro dos utentes destes espaços -, bem como a comemoração de épocas festivas e a realização de atividades a elas associadas.

O programa "Mexa-se" dedica-se à promoção de atividades desportivas dirigidas aos mais velhos. Exercícios e aulas coordenadas pelo professor de Educação Física da Câmara, que procuram contribuir para a saúde física e mental, quer de quem está institucionalizado quer de quem vive só.

Em complemento, são propostos a todos os utentes dos centros lúdicos momentos de convívio em contexto global, ou seja, participam em iniciativas na Piscina Municipal, encontros de Boccia, realizam percursos pedestres, bailes, desfiles de carnaval e comemoram o São João, o Natal e tantas ações de caráter público, momentos em que sentem a recompensa pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano nos Centros Lúdicos.
 

logos clds3g f