Passeios pedestres proporcionam viagens únicas pelos soutos da castanha martainha

Passeios pedestres proporcionam viagens únicas pelos soutos da castanha martainha

O sentido cultural mas também económico que o castanheiro representa para a população beirã, árvore a quem devotam uma adoração extraordinária, é motivo de viagens únicas para centenas de caminhantes que acorrem ao nosso Concelho nesta altura da Festa da Castanha.

Este ano cerca de duas centenas de pessoas, de várias regiões do nosso País, inscreveram-se no Passeio Pedestre Rota da Castanha e do Castanheiro, organizado pelo Âmbula - Associação de Funcionários da Câmara Municipal de Sernancelhe, durante o dia 26 de outubro.

Com concentração no Expo Salão, os pedestrianistas contaram com um dia de sol, uma temperatura amena e um percurso circular, com aproximadamente 13 quilómetros, que atinge uma altitude próxima dos 800 metros no alto de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz.

Mas o que melhor define esta Rota é a passagem pelos soutos seculares, pela paisagem moldada pelo outono e pelos tons de castanho, as bermas dos caminhos pejadas de ouriços, os carreiros estreitos e sinuosos da encosta que conduz à monástica povoação de Mosteiro da Ribeira e o Rio Távora lá no fundo do vale a correr apressado.

Viagens únicas, plenas de sensações, e uma oportunidade inesquecível para quem, vindo de Lisboa, Porto e Coimbra, tem a oportunidade de contactar com produtores de castanha durante a apanha, conhecer as variedades, os cogumelos, admirar as extensas plantações de soutos com séculos de existência e de participar na cultura própria destas gentes das "Terras do Demo".

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca