Centenas de pessoas de todo o Concelho continuam a beneficiar do apoio na compra dos medicamentos

Centenas de pessoas de todo o Concelho continuam a beneficiar do apoio na compra dos medicamentos

O Município de Sernancelhe continua determinado em desenvolver políticas sociais abrangentes e que garantam qualidade de vida aos sernancelhenses. Apesar da crise económica do país, dos cortes verificados também nas câmaras, o Município não deixa de auxiliar a população na compra dos medicamentos indispensáveis à sua saúde. Cerca de um milhar de beneficiários, de todas as freguesias e localidades do Concelho, são contemplados neste projeto que, ainda este ano, vai contar com mais três dias para pagamento: 28 de novembro, 12 e 20 de Dezembro.

Criado em 2008, o Regulamento Municipal para a Comparticipação em Medicamentos à população idosa carenciada do nosso Concelho surgiu como uma preciosa ajuda para quem vive com reformas baixas e se depara com uma conta na farmácia elevada. Sernancelhe foi mais longe ao estipular apoios que podem atingir anualmente, por idoso, 400 Euros, subindo para 800 Euros se se tratar de um casal em condições de beneficiar do apoio.

Uma ajuda que permite aumentar a qualidade de vida de quem mais precisa, e que vê, assim, as suas despesas mensais aliviadas graças ao precioso contributo da Câmara Municipal.

Regra geral, as quintas-feiras que coincidem com dias de feira são reservadas para efetuar o pagamento das receitas previamente entregues no serviço de Acção Social, onde funciona o Gabinete de Apoio à Saúde. Porém, todos os beneficiários tiveram de se submeter a um processo de candidatura em que só foi admitido quem reunia uma série de critérios objectivos, como ter 65 ou mais anos de idade, ou idade inferior se for pensionista por invalidez, ser pensionista/reformado ou carenciado com insuficientes meios de subsistência comprovados e ser residente no Concelho há pelo menos um ano.

Aliás, a maioria das pessoas a quem o apoio na compra dos medicamentos por parte da Câmara veio socorrer do sufoco diário de fazer face a tanta despesa, aufere uma pensão mensal a rondar os 250 euros. Significa isto que as pessoas têm de sobreviver com pouco mais de 50 contos (na moeda antiga) por mês. Mas, pior ainda, é a situação social de quem sobrevive com a pensão social, que não chega a 200 euros.

A Câmara Municipal de Sernancelhe, com um gesto simples e que demonstra gratidão para com quem tanto deu ao nosso Concelho e ao País, abriu uma pequena porta por onde espreita a esperança, para já, de perto de mil pessoas do nosso Concelho.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca