Carlos Silva Santiago tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe

Carlos Silva Santiago tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe

Carlos Silva Santiago é o novo Presidente da Câmara Municipal, eleito para o quadriénio 2013-2017. Sucedendo a José Mário Cardoso, com quem trabalhou 12 anos como vereador do Pelouro da Cultura, Desporto e Ação Social, Carlos Silva é o autarca mais jovem do Distrito de Viseu, mas já com vasta experiência gestionária, assente em pressupostos como rigor, disciplina, responsabilidade e solidariedade. A tomada de posse do executivo municipal e dos membros da Assembleia Municipal decorreu no dia 20 de outubro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Sernancelhe mobilizou-se para assitir à cerimónia que consagrou Carlos Silva como o Presidente de todos os sernancelhenses. Investido no cargo, lembrou que agora é tempo de trabalhar e garantiu que "há princípios fundamentais de actuação que obrigatoriamente serão parte integrante da minha acção como Presidente da Câmara e que estarão presentes nas linhas orientadoras deste mandato". Lembrando valores supremos como o "respeito", o edil falou de um Concelho preparado para o futuro, e apelou a que "sejamos todos contidos nas nossas posições, sejamos compreensivos com as dificuldades, mas sejamos ambiciosos, empenhados e motivados e empreendedores, pois só deste modo com pouco poderemos fazer muito".

Alertando para os tempos de limitações financeiras que o País impõe, e em particular aos municípios, o Presidente da Câmara enalteceu o papel extraordinário de José Mário Cardoso à frente da autarquia durante 24 anos: "Permitam-me uma referência especial ao Dr. José Mário Cardoso: a gestão rigorosa que implementou no concelho de Sernancelhe nos últimos 24 anos, a entrega, a determinação que empregou nos projetos que levou a cabo trouxeram progresso, desenvolvimento e permitiram aumentar de forma bastante significativa a qualidade de vida dos nossos munícipes. O seu percurso autárquico é para nós um orgulho e exemplo de dedicação, vontade e, naturalmente, uma fonte de inspiração. Um homem humilde e comum, um presidente, e todas as palavras e adjectivos que use para o qualificar certamente serão insuficientes para mostrar o nosso agradecimento por tudo o que fez pela nossa terra".

Reconhecido ao povo de Sernancelhe pela confiança depositada no seu projeto, Carlos Silva fez questão de realçar que "tomo hoje posse numa Câmara do interior profundo do nosso País com as contas em dia, devidamente organizado e com método de trabalho. Muito obrigado".

UM LEGADO PRECIOSO

A cerimónia de tomada de posse seguiu à risca as regras do protocolo previsto para estes atos formais. Adélia Sobral, Presidente da Assembleia Municipal empossou os eleitos e deu a palavra ao Presidente da Câmara José Mário de Almeida Cardoso, que quis enviar uma mensagem de despedida e agradecimento no momento em que cessava a sua atividade autárquica.

Começando por enfatizar que "o povo de Sernancelhe sempre soube, com lucidez e de forma sábia e inteligente, escolher quem o deve representar", recordou a campanha política para concluir que "na verdade, não é a primeira vez que o povo preferiu a linguagem e propostas serenas, afirmativas e compositivas. Que mais uma vez fique de lição que não é o tom e o modo ofensivo, não é o negativismo que mobilizam vontades".

Saudando todos os eleitos e agradecendo a todos os que cessam funções, José Mário Cardoso elogiou a Presidente da Assembleia Municipal Adélia Sobral: "uma palavra de especial reconhecimento pela capacidade de trabalho e pela forma rigorosa e profissional como exerceu a sublime missão de Presidente da Assembleia para a Dra. Adélia Sobral. Soube sempre dosear a sobriedade com a força e a energia que o lugar exigia".

"Um novo ciclo se inicia, de reconhecidas dificuldades, desafios, dúvidas quanto ao futuro, mas que garantidamente será um ciclo de conquistas para a nossa terra. É esse o desejo que aqui formulo, e que com certeza se cumprirá, pois conheço e trabalhei com as pessoas a quem o Concelho de Sernancelhe confiou agora o seu destino para os próximos quatro anos", terminou José Mário Cardoso, autarca que esteve à frente dos destinos do Município durante 24 anos e a quem é reconhecida uma obra exemplar, mormente confirmada por estudos independentes da Universidade da Beira Interior e do Tribunal de Contas.

Adélia Sobral soube dignificar o órgão Assembleia

Também no momento da despedida, Adélia Sobral, Presidente da Assembleia Municipal cessante, retribuiu os agradecimentos feitos por José Mário de Almeida Cardoso e destacou o percurso por ele efetuado como Presidente da Câmara. Confessando-se "feliz" por reconhecer nas pessoas que foram empossadas a garantia de que o trabalho continuará a ser realizado em prol do Concelho de Sernancelhe, considerou ter "dignificado a Assembleia Municipal, um lugar onde houve espaço para todos, respeito, e correu tudo da melhor forma". Não esqueceu os momentos importantes, "os projetos que aqui foram aprovados, o contributo que se deu às empresas e aos empresários".

José Agostinho Aguiar é o novo Presidente da Assembleia Municipal

Terminada a missão de Adélia Sobral como Presidente da Assembleia Municipal, José Agostinho Aguiar assumiu os trabalhos na função de Presidente da Assembleia. Depois de eleita a mesa da Assembleia, José Agostinho Aguiar deu a palavra aos partidos políticos com assento na assembleia e terminou o ato solene de tomada de posse com palavras de "felicitações e agradecimento ao povo de Sernancelhe pelo comportamento ético, ordeiro e democrático que teve no pretérito dia 27 de Setembro. Sernancelhe soube estar e soube ser".

Lembrando que no Concelho de Sernancelhe a taxa de participação nas últimas eleições autárquicas foi de 70,7 por cento, José Agostinho reconheceu que souberam "exercer os seus direitos de forma cívica e deram uma grande lição democrática".

"O caminho é que hoje se inicia é indiciador de grandes dificuldades, pela conjuntura socio-económica nacional. É neste contexto que tem de se inserir a confiança para que correspondamos à confiança que o povo depositou em nós no ato eleitoral. Ser autarca é nem mais nem menos do que servir. Ser autarca é ser líder. Permitam-me que realce aqui a figura do Sr. Dr. José Mário de Almeida Cardoso, que durante 24 anos, competentemente, com o seu saber, colocou o concelho de Sernancelhe num lugar bem visível do progresso e bem estar dos nossos concidadãos", enalteceu José Agostinho Aguiar. Destacando também os antigos presidentes da assembleia municipal, os presidentes da junta e todos os membros que fizeram parte das diversas assembleias municipais, terminou com uma citação: "É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros".

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca