Sernancelhe, 15 anos ao som da Guitarra Clássica

Sernancelhe, 15 anos ao som da Guitarra Clássica

Christian Andrea El Khouri, italiano, foi o vencedor da 15ª edição do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica, que decorreu de 19 a 22 de junho de 2013. O segundo classificado foi o português Ruben Bettencourt e o terceiro o também italiano David Giovanni Tomasi.

Concorrentes de países como Itália, Austrália, Inglaterra, Japão, Espanha, Brasil e Portugal mostraram as suas capacidades perante um júri com figuras do mundo da música como Carlos Bonell, Thibault Cauvin, Pedro Rodrigues, Júlio Guerreiro e Paula Sobral. Nas masterclasses inscreveram-se também jovens guitarristas de vários pontos do País, a quem foi dada a oportunidade única de conviverem e aprofundarem conhecimentos musicais com alguns dos melhores intérpretes do Mundo.

A Antena 2, radio oficial do evento, transmitiu, nos dias 20 e 21 de junho, os "Concertos da Tarde" em direto do 15º Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe. Sete horas de emissão foram reservados para este evento, que assim viu reconhecidos 15 anos de existência e de contributo para a cultura nacional.

Com a direção artística de Paula Sobral e José Carlos Sousa, o Festival de Guitarra Clássica de Sernancelhe realiza-se ininterruptamente desde 1999. Procurando a promoção e a atividade musical, assegurando a descentralização de concertos de guitarra dos grandes centros urbanos, incentivando o aparecimento de novos valores musicais e permitindo ao público assistir a interpretações de nível superior em condições de gratuitidade.

A notoriedade do evento, principalmente no campo musico-cultural nacional e internacional, explicado pelo cada vez maior número de concorrentes de diferentes países, aconteceu, este ano, e pela primeira vez, com a parceria da Associação Sementes da Terra, que se tem evidenciado na promoção da cultura, na organização de iniciativas económicas, culturais e populares de relevante interesse para o concelho.

Paralelamente ao concurso e às master classes, decorreu a vertente festival, este ano com nomes como Júlio Guerreiro (Portugal) e Thomans Viloteau (França), Thibault Cauvin (França), Carlos Bonell (Inglaterra), Artur Caldeira (Portugal) e a Ensemble de Guitarra Portuguesa do Conservatório de Viseu.

Organizado pelo Município de Sernancelhe, Associação Sementes da Terra e Associação ProViseu, o 15º Festival de Guitarra contou com apoio da Revista Guitarra Clássica, Savarez e Beatriz – Arte Floral, tendo como parceiros o Conservatório Regional de Música de Viseu, o Festival Internacional Guitar Essonne.com, Teatro Ribeiro Conceição, Teatro Viriato, contando com o patrocínio especial da Direção Regional de Cultura do Norte.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca